Dicas para comer pizza sem sair da dieta
Confira algumas dicas para se deliciar sem sabotar a dieta
Por Amanda Regina
O Dia da Pizza é comemorado dia 10 de julho. Uma data para celebrar esse alimento sem culpa e compartilhar momentos especiais. Por isso, compartilhamos a seguir dicas para comer pizza sem sair da dieta.
Se quiser experimentar uma pizza sem glúten, veja aqui a receita. Ou, então, veja por que e como combinar a pizza com um bom vinho tinto.
Ao final, compartilho uma receita de pizza ideal para quem está cuidando da alimentação.
8 dicas para comer pizza sem sair da dieta
- Prefira pizzas de massa fina e sem bordas recheadas, pois cada borda pode acrescentar até 50 calorias a mais por pedaço!
- Sugiro que o tamanho da pizza seja de acordo com o número de pessoas. Recomendo para mulheres de um a dois pedaços de pizza e para homens, três no máximo.
- Coma devagar, corte em pedaços pequenos e curta o momento! Você pode aprender aqui como usar o Mindful Eating para comer com prazer, e não por impulso.
- Invista em pizzas com legumes. Não tenha preconceito! Sugiro pizzas com rúcula, escarola, abobrinha, berinjela, champignon, shitakes e palmitos, pois eles reduzem o índice glicêmico e aumentam a saciedade.
- Quanto mais simples a pizza, mais magrinha será. Marguerita, napolitana, atum, de legumes, rúcula e de frango, por exempto, são boas opções.
- Cuidado com pizzas extremamente recheadas e recheios duplos, como calabresa com queijo (se gostar muito de calabresa, coma sem o queijo e esporadicamente), quatro queijos, gorgonzola com bacon, etc. Além de engordarem, podem elevar o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.
- Dispense a sobremesa após a pizza e se contente com um cálice de vinho somente ou um suco light para acompanhar. Água gasosa com limão espremido fica deliciosa.
- Tenha atenção aos queijos, pois pode causar enxaqueca em pessoas que tiverem alergias — isto se deve a uma substância no queijo amarelo chamada tiramina.
Receita de pizza sem sair da dieta
- Compre uma massa de pizza pronta (daquelas de supermercado).
- Passe um bom molho de tomate (se for fazer em casa: ferva água e coloque tomates para escaldar. Descasque os tomates, bata no liquidificador e refogue numa panela com cebola e alho já dourados, folhas de manjericão e sal).
- Cubra com mussarela light (contém menos gordura e sódio em sua composição), rodelas de tomate.
- Então, use sua imaginação: rodelas de mussarela de búfala, champignon, aspargos, peito de peru picado…
- Por fim, polvilhe orégano, folhas de manjericão e um fio de azeite.
- Asse no forno pré-aquecido e, quando o queijo derreter, coloque azeitonas pretas.
Boa pizza!
Nutricionista Funcional, Personal Diet e ampliada pela Antroposofia. Gosta muito de cozinhar! Atua em consultório e palestras, cuidando principalmente de saúde da mulher; emagrecimento trabalhando comportamentos alimentares, transição para o vegetarianismo ou veganismo, e ajudando a estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a comida!
Saiba mais sobre mim- Contato: amandareginanutri@gmail.com