Olimpíadas e saúde mental: conheça a técnica mais usada pelos atletas
A discussão sobre Olimpíadas e saúde mental nunca foi tão forte. Aqui te contamos qual é a técnica de equilíbrio que os atletas mais usam
Por Personare
A discussão sobre Olimpíadas e saúde mental nunca foi tão forte. Por muitos anos, esse tópico esteve em ebulição, mas explodiu na consciência pública em 2021 graças a atletas como Simone Biles, que passou a falar abertamente sobre suas lutas.
Considerada uma lenda da ginástica, Simone conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024. Então, após o título, a norte-americana postou uma foto nas redes sociais com a legenda “saúde mental importa”.
E qual técnica Simone Biles revelou que usa para melhorar sua saúde mental? Mindfulness! E não é só ela.
Os lendários Michael Phelps, o tenista Novak Djokovic, o jogador de basquete LeBron James e outros também fazem uso da prática de Atenção Plena.
Quer saber por quê? A seguir, especialistas do Personare explicam como funciona o Mindfulness, quais os benefícios da prática e como você pode praticar.
+ Guia com 22 dicas para praticar Mindfulness
O que é Mindfulness?
Mindfulness significa atenção plena e é uma técnica que ajuda sua consciência para o atual momento, sem julgamentos.
Ou seja, nos tira de processos de estresse e ansiedade que nos levam a momentos do passado ou preocupações com o futuro.
Essa técnica tem ganhado espaço não apenas entre atletas, mas também em várias áreas da sociedade, como empreendedores, celebridades, estudantes, e muitos outros.
Segundo a psicóloga e instrutora de Mindfulness Luiza Camargo Mendes, a Meditação Mindfulness é um conjunto de práticas que nos traz de volta ao presente.
“Desenvolver a atenção plena amplia e potencializa o desenvolvimento da habilidade de estar consciente, tanto no seu corpo, pensamentos e emoções, como também no ambiente em que está”, afirma a especialista.
+ Mindfulness para lidar com pressões da vida diária
Benefícios do Mindfulness
Durante muito tempo, a saúde mental foi um assunto pouco falado no meio esportivo, praticamente um tabu. Atletas como Michael Phelps conviveram com a depressão sem revelar publicamente, com medo de que isso fosse visto como um sinal de fraqueza, dando vantagem aos adversários.
Nesse sentido, dados divulgados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) mostram que entre 50% e 65% dos atletas têm problemas de sono e até 68% relataram terem vivido episódios depressivos.
No entanto, o cenário começou a mudar, e a psicologia esportiva ganhou espaço, mostrando que atletas profissionais também lidam com estresse, pressão e desafios como qualquer um de nós.
Para lidar com esses desafios, muitos praticam Mindfulness, isso porque fornece muitos benefícios para os atletas (e também para quem não é). Tais como:
- Redução do estresse e da ansiedade
- Melhoria da concentração
- Aumento da resiliência emocional
- Melhoria da qualidade do sono
- Redução da reatividade emocional
- Aumento da autoestima e autoaceitação
- Aumento de imunidade
- Maior clareza mental
- Redução da percepção de dor
- Aumento da criatividade
- Melhoria da saúde física e mental
- Melhoria da performance esportiva
Esses benefícios demonstram como o mindfulness pode ser uma prática valiosa para melhorar a saúde mental, emocional e física.
+ Saúde mental: saiba se a sua está em equilíbrio
Como praticar Mindfulness
Você pode praticar Mindfulness em praticamente qualquer tarefa do seu dia, desde quando está comendo (é o Mindful Eating) até quando lava a louça ou está caminhando no parque.
Isso porque o Mindfulness envolve a qualidade da sua atenção. Assim, você traz sua intenção de ver as coisas que normalmente são difíceis de perceber.
Aqui, sugerimos a você 5 práticas de Mindfulness:
1. Andar Descalço
Experimente tirar os sapatos e caminhar descalço na grama, terra, areia ou até mesmo dentro de casa. Então, foque nas sensações físicas na sola dos pés, como temperatura, pressão, e texturas.
Este exercício de Mindfulness na natureza ajuda a deslocar sua mente dos pensamentos para a consciência do corpo, promovendo uma sensação de estabilidade mental.
2. Respiração Mindfulness
Dedique alguns minutos para se concentrar na sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo do seu corpo, observe a diferença de temperatura entre a entrada e a saída do ar, e preste atenção ao ritmo da sua respiração.
Para isso, você pode usar áudios guiados de respiração mindfulness, como o disponível aqui:
3. Mindfulness durante o Banho
Transforme o banho em um momento de mindfulness. Nesse sentido, sinta a água caindo sobre o seu corpo, preste atenção na temperatura, nos aromas e na textura do sabonete e do xampu.
Observe o vapor e os sons do banho, trazendo sua atenção de volta ao momento sempre que sua mente divagar.
4. Mindful Eating
Durante as refeições, pratique a atenção plena. Preste atenção ao aroma, à textura, ao sabor e à aparência dos alimentos. Deslique o celular e afasta gatilhos. Então, coma sem pressa.
Assim, a prática de mindful eating nos permite fazer escolhas melhores, seja durante um almoço, no mercado e até no happy hour com os amigos.
5. Caminhadas Mindfulness
Realize caminhadas mindfulness, prestando atenção plena a cada passo. Note o movimento dos músculos e a sensação de cada passo.
Nesse sentido, você pode usar esta prática para se conectar com o presente e aproveitar o momento da caminhada, em vez de fazê-la automaticamente.
A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.
Saiba mais sobre mim- Contato: conteudo@personare.com.br
- Site: http://personare.com.br