Pesquisar
Loading...

O que é Tempeh ou Tempê?

Fonte de proteínas vegetais, pode ser usado em pratos veganos e vegetarianos. Aprenda receita

O Tempê (Tempeh) é um alimento milenar, típico da Indonésia, produzido através da junção de basicamente 2 ingredientes: grãos cozidos e o fungo Rhizopus Oligosporus fermentados por 22 horas.

Pode ser feito com apenas um tipo de grão ou mais, inteiros, o que o eleva nutricionalmente comparado aos produtos ultra-processados.Sem contra indicação para o seu uso, o Tempê é um alimento fermentado  extremamente nutritivo, altamente proteico, rico em fibras, digerível e naturalmente sem glúten.

Cada bloco de Tempê pesa 275 gramas, contém quase 40 gramas de proteína (50% do valor diário recomendado) e 35 gramas de fibra alimentar (mais do que 100% do valor diário recomendado) e menos de 500 calorias. Além disso, não contém nenhum tipo de conservante.

Tempê é o único prebiótico que pode ser servido como prato principal em uma refeição, pois é considerado a “carne” do prato.

A principal diferença do Tempê para os outros prebióticos (alimentos ricos em fibras) é o tipo de fungo usado na fermentação: o Rhizopus Oligosporus. Além disso, é Tempê é o único prebiótico que pode ser servido como prato principal em uma refeição, pois é considerado a “carne” do prato.

“O Tempê pode ser considerado um super alimento”, afirma Eduardo Lopes, da Mun Artesanal. É extremamente versátil na culinária, tem infinitas possibilidades de usos e acompanhamentos.

Pode ser preparado de diversas formas: cortado em tiras, cubos, assado, frito, grelhado, na brasa, processado ou refogado. E o tempê pode servido como entradas, lanches, petiscos ou em pratos principais, como nessa receita a seguir, sugerida pelo Eduardo.

Receita de Bolonhesa vegana de Tempê

Ingredientes

  • 1 tablete de 275g de Tempê (qualquer tipo de grão)
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher de sobremesa de páprica defumada
  • 1 colher de sobremesa de orégano
  • 1/2 colher de sobremesa de pimenta do reino
  • 300ml de molho de tomate
  • Azeitonas a gosto
  • Sal a gosto
  • Folgas de manjericão fresco a gosto

Modo de fazer Tempê

Com o Tempê descongelado, desfaça-o com as mãos ou pique em pedaços bem pequenos, fazendo-o parecer uma “carne moída”.

Refogue tudo em panela antiaderente com óleo vegetal até que doure bem. Acrescente molho de tomate para obter a bolonhesa. Também pode ser servido como um mexido ou usado como recheio.

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim