2025

Pesquisar
Loading...

O que é Bom para Dor de Barriga e Diarreia: Remédios Naturais

Descubra os melhores remédios naturais para dor de barriga e diarreia e aprenda os sinais de alerta sobre o que causa o problema

Atualizado em

Para quem está procurando o que é bom para dor de barriga e diarreia saiba que remédios naturais podem oferecer alívio e ajudar a tratar eficazmente o problema. Isso porque proporcionam o restabelecimento da saúde intestinal.

Mas cada pessoa é única e o que funciona para uma pode não ser eficaz para outra. Por isso, é sempre importante combinar as receitas naturais com aconselhamento médico personalizado.

O cuidado pessoal e a atenção médica são fundamentais para lidar com esses desconfortos gastrointestinais.

O que causa Dor de Barriga e Diarreia

A dor de barriga e a diarreia podem ser ocasionadas por:

  • Infecções: vírus, bactérias ou parasitas podem causar irritação gastrointestinal.
  • Intolerâncias Alimentares: certos alimentos podem desencadear reações, como, por exemplo, a intolerância à lactose e a intolerância ao glúten.
  • Síndrome do Intestino Irritável: uma condição crônica que afeta o intestino, causando cólicas, diarreia ou constipação.
  • Medicamentos: alguns remédios podem causar irritação no trato digestivo, por exemplo, antibióticos e anti-inflamatórios não esteroides.
  • Estresse: ansiedade e estresse podem desencadear barriga e a diarreia.

Ansiedade e estresse causam dor de barriga

Se você já descartou questões físicas, como os quatro primeiros itens da lista acima, e sente que é a ansiedade e o estresse que estão afetando sua saúde gastrointestinal precisa lembrar que não é só com remédio (natural ou não) que você vai tratar o problema.

Neste caso, a resposta para sua pergunta sobre o que é bom para dor de barriga e diarreia precisa ser levada muito a sério. Você pode tentar incluir no seu dia a dia:

Remédio Natural é bom para Dor de Barriga e Diarreia

Você pode usar remédios naturais para tratar dor de barriga e diarreia, mas sempre precisa ter atenção à evolução dos sintomas. 

Os melhores remédios naturais para casos de problemas gastrointestinais são:

  • Água: beber bastante água ou soluções reidratantes ajuda a repor os líquidos perdidos durante a diarreia. Mas informe-se se a água da torneira da sua casa está bem tratada. Caso haja desconfiança, opte por filtros ou água comprada. 
  • Chás: camomila, hortelã e gengibre são chás que têm propriedades que podem acalmar o trato digestivo e reduzir a dor.
  • Alimentação leve: consumir alimentos de fácil digestão, como banana, arroz, maçã e torradas, pode ajudar a acalmar o sistema digestivo.
  • Probióticos: tomar suplementos probióticos pode ajudar a restaurar a flora intestinal saudável.
  • Ervas Medicinais: ervas como a menta-pimenta e a alcaçuz têm propriedades antiespasmódicas que podem aliviar cólicas.

O que não comer ou beber com dor de barriga

Quando se está lidando com dor de barriga e diarreia, existem certos alimentos e bebidas que podem piorar os sintomas ou dificultar a recuperação.

Por isso, evitar esses itens pode ajudar a reduzir o desconforto e a acelerar a recuperação. Abaixo estão alguns alimentos que geralmente não são recomendados durante esse período:

  1. Alimentos Gordurosos: frituras, processados e fast food, por exemplo, são difíceis de digerir e podem piorar a diarreia.
  2. Laticínios: produtos lácteos, principalmente se você tiver intolerância à lactose, podem agravar os sintomas.
  3. Alimentos Picantes: comidas condimentadas ou muito temperadas podem irritar ainda mais o sistema digestivo e aumentar a sensação de desconforto.
  4. Bebidas Cafeinadas e Alcoólicas: Café, chá preto, refrigerantes e álcool podem levar à desidratação e irritar ainda mais o intestino.
  5. Alimentos Ricos em Fibras Insolúveis: Evite, por exemplo, cereais integrais, nozes e sementes quando tiver dor de barriga, já que podem aumentar a frequência das evacuações.
  6. Frutas Cítricas e Ácidas: laranja, limão e sucos ácidos podem irritar o estômago sensível.
  7. Adoçantes Artificiais: sorbitol e manitol, encontrados em gomas de mascar sem açúcar e produtos dietéticos, podem piorar o problema.
  8. Bebidas com Alto Teor de Açúcar: refrigerantes, sucos processados e bebidas esportivas, podem agravar ainda mais diarreia em algumas pessoas.

Quando procurar ajuda médica

É fundamental, portanto, ter atenção aos sinais de alerta e procurar assistência médica se:

  • A diarreia persistir por mais de alguns dias.
  • Houver presença de sangue nas fezes.
  • A dor abdominal for intensa e persistente.
  • Houver desidratação evidente, como boca seca, tonturas ou diminuição na produção de urina.
  • Se a pessoa for uma criança, idoso ou tiver um sistema imunológico comprometido.
Personare

Personare

Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim