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Mindful Eating: três formas de aproveitar a marmita no trabalho de atenção plena

Desafie-se mais no momento do seu almoço com algumas pitadas de Mindful Eating na marmita no trabalho. Entenda como aplicar a técnica

Mindful Eating: três formas de aproveitar a marmita no trabalho de atenção plena

Quando geralmente pensamos em Mindfulness (Meditação e Filosofia da Atenção Plena) imaginamos um local tranquilo e reservado para realizarmos o exercício da meditação. Quando o Mindfulness se situa na vertente específica do Mindful Eating, isto é, o Comer Consciente, projetamos no nosso cérebro uma mesa e somente nós e o prato, estabelecendo assim um momento de profunda conexão com a alimentação. Entenda como aplicar a técnica com marmita no trabalho.

Mindful Eating no trabalho

Por mais que os locais mencionados sejam os ideais para fazermos Mindfulness e Mindful Eating, sabemos que nem sempre é possível estarmos neles. Isso possibilita uma ressignificação do mundo ideal com a situação contextual, e, ainda sim, é totalmente possível de ser feita.

Você já pensou, por exemplo, em fazer Mindful Eating com a sua marmita? Pois é, sei que pode parecer muito desafiador aplicar os preceitos do Mindfulness na alimentação tendo pessoas ao redor e tendo que retomar logo ao posto de trabalho.

Saiba mais sobre Mindful Eating: meditação para comer com consciência.

No entanto, a premissa central é: se os hábitos de vida em termos de comportamento se formam dia após dia e você deseja realmente mudar sua relação com a comida, que tal se desafiar um pouco mais no momento do seu almoço com algumas pitadas de Mindful Eating na marmita?

Partindo deste desafio lançado, deixo aqui 3 formas simples e aplicáveis de Comer Consciente em qualquer refeitório de empresa e que não irão lhe gerar vergonha de praticar, no intuito de te conectar com a alimentação no trabalho. Veja abaixo.

Três maneiras simples de aplicar Mindful Eating no trabalho

  1. Feche os olhos e inale o aroma da marmita: um exercício básico e de grande efeito para aproximar você do momento da refeição e ativar mediadores químicos no cérebro que irão gerar salivação e favorecer uma experiência mais prazerosa logo no início da refeição;
  2. Observe e perceba as cores dos alimentos: observar vai muito além de olhar. De fato, se você se atentar às nuances de cores de cada alimento que está no prato ou na sua marmita, a conexão com este momento do almoço se torna muito mais aprofundada;
  3. Mude o estado do alimento na sua boca: mastigue o máximo que você puder, até que percebas a mudança do estado do alimento na boca, ou seja, algo que era sólido e se tornou pastoso;

Marcelo Anselmo, autor deste artigo, possui uma Formação Online em Mindful Eating com Abordagem Integrativa. Confira aqui.

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Marcelo Anselmo

Marcelo Anselmo

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação; MBA em Marketing; Especialista em Gerontologia; Certificado em Gerenciamento de Estresse; Especialista em Mindfulness e Mindful Eating. Contato: marcelo@plenitudebemestar.com.br Saiba mais