Pesquisar
Loading...

Florais para animais domésticos

Você conhece o temperamento do seu bichinho de estimação? É possível cuidar de sintomas físicos e comportamentais com florais para animais domésticos. Conheça mais.

Florais para animais domésticos

Quem tem um bichinho de estimação sabe o carinho que temos por eles e o quanto nos preocupamos com seu bem-estar. Sabia que é possível cuidar da saúde e ajudar com o comportamento dos pets com florais para animais domésticos?

Para entender melhor como as essências florais trabalham as emoções e ajudam a restaurar o equilíbrio, leia este artigo.

A minha experiência com os florais para animais

Eu tenho dois cachorros, sem raça definida. Brinco que um adotou a gente e o outro nós adotamos para que o primeiro não ficasse sozinho. Mas no dia que a cadela foi trazida para minha casa eu imaginei que poderia ter estresse. Então, fiz um spray com uma fórmula floral para ajudar na adaptação dos dois.

Foi muito lindo ver. Primeiro a rusga e logo estavam brincando. Cuidamos de uma janela distante para só interferir caso fosse necessário. Nesse caso, eu não conhecia o temperamento da cadela, ela era de rua e tinha sofrido muito. Já o meu cachorro foi resgatado da rua ainda filhote, criado com amor e carinho.

Primeiro passo: conhecer o temperamento do seu animal

Como é o seu bichinho de estimação? Temperamental, estressado ou calmo? Quando você conhece o temperamento do seu cachorro ou gato – sim eles são como nós, têm comportamentos únicos – fica mais fácil escolher o floral para o tratamento necessário.

O que precisamos entender é que cada animal tem um jeito de agir, mesmo os domésticos. Os gatos, bem sabemos que são mais independentes. Os cães tem raças mais ativas e outras que se adaptam bem em espaços menores como apartamentos. Mesmo esses podem se estressar por ficarem muito tempo confinados.

Dr. Bach, criador do primeiro sistema de Florais conhecido, criou os florais para tratar desequilíbrios ainda no campo sutil que podem afetar nossa saúde e bem-estar. Essa mesma mecânica se aplica ao usar florais para animais.

Existem milhares de combinações que podem ser feitas. Por isso, é importante estar atento em como o animal reage a situações de estresse para saber quais essências usar em uma fórmula. Com ação rápida e sem efeitos colaterais, a homeopatia também é eficiente para pets.

Florais para animais na prática

Num caso semelhante ao que relatei dos meus cães, uma fórmula dos Florais de Bach possível seria Walnut (para a mudança de situação), Star of Bethlehem (para traumas que o animal possa ter sofrido do ambiente vivido anteriormente e a chegada num novo) e os demais florais correlacionados ao seu temperamento.

Se for um animal impaciente, sempre muito agitado o floral Impatiens pode ajudar. Se o animal tiver comportamento de ciúmes, o Holly pode completar a fórmula. Coloque quatro gotas na água do animal quatro vezes ao dia. Observe seu comportamento.

Caso seja necessário mantenha de três a seis meses a fórmula ou procure um terapeuta floral para dar uma receita mais assertiva.

Sempre é preciso levar em consideração como o animal age normalmente e observar se ele está vivendo um momento estressante como doença, muito tempo preso ou convivendo com novos moradores. Tudo vai influenciar para a formulação do floral, que atua num campo sutil.

Na dúvida pode iniciar com um floral emergencial – Rescue, que já possui uma fórmula para momentos estressantes.

Os florais para animais podem ser colocados na água para ser ingerido ou num spray para ambiente aliados a óleos essenciais pois, além das propriedades do óleo, o cheiro pode ajudar no que se deseja, por exemplo, acalmar o animal utilizando o óleo de Lavanda.

Caso o animal seja muito submisso e acanhado talvez uma fórmula com Centaury possa ajudar. E se o animal tem uma atitude que reflete medo pode acrescentar Mimulus.

Se o animal estiver muito apático o floral Olive pode estimular a ter mais energia. Sempre deixo o alerta que o olhar de um terapeuta floral sobre a situação pode ser ideal para colaborar na elaboração da fórmula.

Existem muitas outras linhas de florais, citei os de Bach que são mais fáceis de encontrar, não só no Brasil como no exterior.

Caso tenha ficado na dúvida se só cães e gatos podem tomar floral, esclareço que qualquer bichinho de estimação pode ingerir floral, um passarinho, uma tartaruga ou qualquer outro animal. Em função do tamanho, é possível aumentar a dosagem ou diminuir.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Andrea Leandro

Andrea Leandro

Terapeuta Floral, Mestre Reiki, Consultora em Harmonização de Espaços (internos – autoconhecimento e externos – ambiente ao seu redor). Facilitadora de Círculos de Paz e dos 26 Movimentos do BRAIN GYM®. Instrutora de Meditação e Yoga para Crianças e Adolescentes. Saiba mais