Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

4 exercícios de Mindful Eating para percepção do tato na alimentação

Aprenda exercícios de atenção plena para ter uma relação melhor com a comida durante sua refeição.

4 exercícios de Mindful Eating para percepção do tato na alimentação

É possível perceber as sensações de tato na alimentação por meio do Mindful Eating? No que se refere ao cotidiano, parece desafiador efetuar uma ligação entre as informações sensoriais e a alimentação, entretanto, saiba que a percepção do tato consiste em um espectro de exercícios de Mindful Eating mais efetivos para uma melhor relação comportamental com a comida, gerando um estado de presença e atenção plena durante a refeição.

Baseado nesse fato, é pertinente trazermos à tona a técnica do Mindful Eating, que visa a aplicação do comer consciente no dia a dia, também conhecida como Mindfulness na alimentação, atuando de forma direta nas percepções táteis, isto é, os estímulos de toque no alimento ou no recipiente que abriga o alimento.

Os receptores sensoriais situados na ponta dos nossos dedos apresentam diversos receptores sensoriais (mecanorreceptores e proprioceptores), promovendo assim a interação com o ambiente e levando às informações obtidas ao cérebro, sendo uma verdadeira “porta de entrada” para equilíbrios e ressignificações ao longo do nosso comportamento alimentar, minimizando efeitos da ansiedade, obesidade e compulsão alimentar.

Partindo dessas premissas, vamos conhecer abaixo alguns exercícios de Mindful Eating que ajudam na percepção do tato na alimentação:

4 exercícios de Mindful Eating para percepção do tato

1. Identifique a textura do alimento

exercicios de mindful eatingSe você estiver com um alimento palpável (fruta, barra de cereal, bananada) foque sua atenção plena neste momento específico, durante o ato que você toca no alimento.

Desse modo, podemos identificar a textura (maciez, aspereza, liquidez, emoliência) do alimento;

2. Sinta a temperatura

exercicios de mindful eatingEstímulo muito interessante para o foco mental durante a refeição, fomentando a percepção de micro percepções que variam de acordo com cada toque dos dedos no alimento ou recipiente.

Você pode perceber, inclusive, que a temperatura varia ao longo da ingestão do mesmo, sendo um genuíno passaporte ao universo sensorial dentro do Mindful Eating;

3. Reforce as sensações na ponta dos dedos

Após cada mordida ou gole, você pode levar sua mente a perceber os resíduos de informações sensoriais que permanecem na ponta dos dedos.

4. Use a mão não dominante

Além de trabalhar sua coordenação motora e desafiar seu cérebro, é interessante tocar o alimento com a outra mão para perceber as sensações oriundas no outro membro, sendo uma oportunidade de percepção e comparação sensorial de grande valia.

Hora de praticar os exercícios de Mindful Eating

Coloque estes exercícios de Mindful Eating em prática agora! Prepare seus fones de ouvido, escolha um alimento e desfruta desta experiência junto comigo! CLICANDO AQUI você pode conferir o áudio da prática.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Marcelo Anselmo

Marcelo Anselmo

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação; MBA em Marketing; Especialista em Gerontologia; Certificado em Gerenciamento de Estresse; Especialista em Mindfulness e Mindful Eating. Contato: marcelo@plenitudebemestar.com.br Saiba mais