Equilíbrio dos chakras para o ano novo: guia sobre como cuidar dos seus centros energéticos
Veja dicas práticas de como equilibrar seus chakras para o ano novo e começar o ano cuidando dos seus centros energéticos
Por Regina Restelli
Os chakras são centros energéticos que concedem ou retiram sua força para a realização na vida. Todos os seus pensamentos e experiências diárias estão registrados neles. Para manter o equilíbrio dos chakras para o ano novo é importante ter hábitos de cuidado energéticos.
Isso porque seus chakras podem ter contaminações energéticas que limitam seus potenciais de realização e não é isso que você deseja, principalmente nessa época do ano, certo?
Abordarei alguns aspectos de cada chakra para que entenda melhor a importância de cuidar deles para fazer mudanças ou iniciar o próximo ano com mais energia, consciência e fluxo.
Além disso, se depois dessa leitura você quiser aprofundar seus conhecimentos, leia aqui este guia completo sobre os 7 chakras.
Por que cuidar do equilíbrio dos chakras para o ano novo?
Chakras são pontos energéticos localizados ao longo da nossa coluna vertebral. Cada um deles está diretamente ligado a glândulas e órgãos do nosso corpo físico por meio das emoções.
Os chakras, portanto, regulam o funcionamento do nosso corpo. Quando praticamos Meditação, Yoga ou atividades de auto-observação, os chakras tendem a se manter saudáveis e alinhados.
A observação constante nos coloca em equilíbrio e potência. Estar presente no momento atual facilita muito. Para ajudar a ter presença, você pode se perguntar, por exemplo:
- O que estou pensando?
- O que estou sentindo?
- O que estou fazendo?
Refletir sobre essas questões vai ajudar você a evitar a falta de energia e a ter cuidar do equilíbrio dos chakras para o ano novo.
Além disso, sempre recomendo uma limpeza energética para fortalecer sua energia e aprofundar problemas que podem ser transformados.
Dicas para cuidar dos seus 7 chakras no ano novo
Agora, vou te dar dicas para você localizar cada chakra e, além disso, ajudar sobre como você pode cuidar de cada um deles. O objetivo é que você possa garantir o equilíbrio dos chakras para o ano novo.
Primeiro centro energético: Chakra Base
Localizado entre o ânus e os genitais, é o fundamento de nossa consciência. Por isso, este chakra expressa uma vitalidade muito básica e reflete a questão de nos sentirmos vivos, de termos abrigo, alimento, nutrição ou a segurança básica.
Também é veículo do nascimento do Ser humano. Sua distorção está sempre vinculada ao medo, e sua extensão à raiva. Para lidar com o medo e a raiva, você pode aprender o Hooponopono.
Conheça aqui o guia sobre o Chakra Base.
Segundo centro energético: Chakra sexual ou sacral
Localizado abaixo do umbigo, na região do sacro ilíaco, onde está instalada nossa ideia de poder pessoal.
Por isso, é nele que apresentamos a necessidade da segurança monetária, para termos nossa casa, família, alimento, ligadas às necessidades biológicas dos mamíferos em geral.
Se este centro estiver desequilibrado é possível desenvolver obstinação voltada para uma única direção nas conquistas, sem a menor flexibilidade.
Assim, cria chances de ilusão, avareza, ira, compulsões, problemas sexuais e todas as matrizes das desilusões.
Saiba aqui como cuidar do seu chakra sexual.
Terceiro centro energético: Chakra do plexo solar
Localizado no centro do diafragma superior. Neste plexo, temos o fogo como elemento, assim vibrando forte e trazendo consigo muitas emoções.
Este centro energético fala da necessidade de viver em grupo bem como da natureza forte ordenada pela intelecto para driblar as emoções fortes.
Em desequilíbrio, a energia gerada pode ter o efeito inverso e tornar a pessoa muito agressiva ou emocional.
Entenda como funciona o Plexo Solar aqui.
Quarto centro energético: Chakra cardíaco
Localizado no centro do peito, incluindo em sua vibração a parte das costas, coração, pulmões, sangue e pele.
O hexagrama que representa este centro de consciência é a estrela de seis pontas, a sobreposição de dois triângulos, ou seja, um voltado para cima, representando o masculino, e outro voltado para baixo, representando o feminino.
É neste vórtice que equilibramos o encontro dos três chakras inferiores e os três chakras superiores, ou seja, a força de sabedoria do feminino e do masculino em nossas ações e pensamentos.
O desequilíbrio ou o ajuste no Chakra Cardíaco podem gerar, entre outros sintomas, a dor física local ou a necessidade de dormir muito, por exemplo.
Conheça o guia do Chakra Cardíaco aqui.
Quinto centro energético: Chakra laríngeo
Localizado no centro da garganta, incluindo os ouvidos, ou seja, o centro dinâmico da expressão que inclui o que escutamos, o que falamos e o que engolimos. Também está ligado à cervical, à tireoide, nuca, esôfago, parte dos pulmões superiores e à laringe.
Por isso, é onde fazemos a depuração da qualidade das energias, o diálogo entre o mundo externo e o interno, além da possibilidade de avançar para a quinta essência.
Desequilibrado, o Chakra laríngeo causa problemas de fala, escuta e todas as doenças ligadas a essa área do corpo.
Leia o nosso guia sobre o Chakra Laríngeo aqui.
Sexto centro energético: Chakra frontal
Localizado no centro entre as sobrancelhas ou na glândula hipófise. Está ligado ao centro dinâmico no corpo físico, o rosto, olhos (principalmente o olho esquerdo), sistema nervoso central e cerebelo.
O desequilíbrio do Chakra frontal promove problemas nestas mesmas regiões. Ou seja, este centro energético de consciência ajuda no desenvolvimento da concentração, na liberação de crenças, apegos e promove a integração da consciência com a tirada dos véus das ilusões do mundo.
Aprenda a equilibrar o Chakra Frontal aqui.
Sétimo centro energético: Chakra coronário ou da coroa
Localizado no centro acima do crânio sem tocar o corpo, ligado ao hipotálamo, cérebro superior e olho direito. Este centro de consciência manifesta o mundo Divino e, portanto, é onde entra a energia descendente que nos envia a sabedoria das intuições.
O Chakra coronário tem uma energia neutra e tem a capacidade de regulação de todos os outros chakras quando acionado corretamente. Em disfunção, portanto, estaremos sem conexão com a espiritualidade, inspiração e acesso às ideias novas.
Conheça mais aqui sobre o Chakra coronário.
Visto este resumo sobre a necessidade de reequilibrar seus chakras, sugiro que faça algo agora, pois esta conquista pode reverberar por toda a sua vida futura.
Boa caminhada – que o amor esteja em você.
Criadora da Terapia dos Chakras e uma das referências em Ho´oponopono no Brasil. Realiza atendimentos online no Personare. Está à frente da webserie Respira e integra o time de especialistas do Programa Medita e Vai.
Saiba mais sobre mim- Contato: sanatkumara.tera@gmail.com