Pesquisar
Loading...

Equilíbrio dos chakras para o ano novo: guia sobre como cuidar dos seus centros energéticos

Veja dicas práticas de como equilibrar seus chakras para o ano novo e começar o ano cuidando dos seus centros energéticos

Atualizado em

Os chakras são centros energéticos que concedem ou retiram sua força para a realização na vida. Todos os seus pensamentos e experiências diárias estão registrados neles. Para manter o equilíbrio dos chakras para o ano novo é importante ter hábitos de cuidado energéticos. 

Isso porque seus chakras podem ter contaminações energéticas que limitam seus potenciais de realização e não é isso que você deseja, principalmente nessa época do ano, certo? 

Abordarei alguns aspectos de cada chakra para que entenda melhor a importância de cuidar deles para fazer mudanças ou iniciar o próximo ano com mais energia, consciência e fluxo.

Além disso, se depois dessa leitura você quiser aprofundar seus conhecimentos, leia aqui este guia completo sobre os 7 chakras.

Por que cuidar do equilíbrio dos chakras para o ano novo?

Chakras são pontos energéticos localizados ao longo da nossa coluna vertebral. Cada um deles está diretamente ligado a glândulas e órgãos do nosso corpo físico por meio das emoções. 

Os chakras, portanto, regulam o funcionamento do nosso corpo. Quando praticamos Meditação, Yoga ou atividades de auto-observação, os chakras tendem a se manter saudáveis e alinhados. 

A observação constante nos coloca em equilíbrio e potência. Estar presente no momento atual facilita muito. Para ajudar a ter presença, você pode se perguntar, por exemplo:

  • O que estou pensando? 
  • O que estou sentindo? 
  • O que estou fazendo?

Refletir sobre essas questões vai ajudar você a evitar a falta de energia e a ter cuidar do equilíbrio dos chakras para o ano novo.

Além disso, sempre recomendo uma limpeza energética para fortalecer sua energia e aprofundar problemas que podem ser transformados.

Dicas para cuidar dos seus 7 chakras no ano novo

Agora, vou te dar dicas para você localizar cada chakra e, além disso, ajudar sobre como você pode cuidar de cada um deles. O objetivo é que você possa garantir o equilíbrio dos chakras para o ano novo.

Primeiro centro energético: Chakra Base

Localizado entre o ânus e os genitais, é o fundamento de nossa consciência. Por isso, este chakra expressa uma vitalidade muito básica e reflete a questão de nos sentirmos vivos, de termos abrigo, alimento, nutrição ou a segurança básica. 

Também é veículo do nascimento do Ser humano. Sua distorção está sempre vinculada ao medo, e sua extensão à raiva. Para lidar com o medo e a raiva, você pode aprender o Hooponopono.

Conheça aqui o guia sobre o Chakra Base.

Segundo centro energético: Chakra sexual ou sacral 

Localizado abaixo do umbigo, na região do sacro ilíaco, onde está instalada nossa ideia de poder pessoal.

Por isso, é nele que apresentamos a necessidade da segurança monetária, para termos nossa casa, família, alimento, ligadas às necessidades biológicas dos mamíferos em geral. 

Se este centro estiver desequilibrado é possível desenvolver obstinação voltada para uma única direção nas conquistas, sem a menor flexibilidade. 

Assim, cria chances de ilusão, avareza, ira, compulsões, problemas sexuais e todas as matrizes das desilusões. 

Saiba aqui como cuidar do seu chakra sexual.

Terceiro centro energético: Chakra do plexo solar

Localizado no centro do diafragma superior. Neste plexo, temos o fogo como elemento, assim vibrando forte e trazendo consigo muitas emoções. 

Este centro energético fala da necessidade de viver em grupo bem como da natureza forte ordenada pela intelecto para driblar as emoções fortes. 

Em desequilíbrio, a energia gerada pode ter o efeito inverso e tornar a pessoa muito agressiva ou emocional. 

Entenda como funciona o Plexo Solar aqui.

Quarto centro energético: Chakra cardíaco 

Localizado no centro do peito, incluindo em sua vibração a parte das costas, coração, pulmões, sangue e pele. 

O hexagrama que representa este centro de consciência é a estrela de seis pontas, a sobreposição de dois triângulos, ou seja, um voltado para cima, representando o masculino, e outro voltado para baixo, representando o feminino. 

É neste vórtice que equilibramos o encontro dos três chakras inferiores e os três chakras superiores, ou seja, a força de sabedoria do feminino e do masculino em nossas ações e pensamentos. 

O desequilíbrio ou o ajuste no Chakra Cardíaco podem gerar, entre outros sintomas, a dor física local ou a necessidade de dormir muito, por exemplo.

Conheça o guia do Chakra Cardíaco aqui.

Quinto centro energético: Chakra laríngeo 

Localizado no centro da garganta, incluindo os ouvidos, ou seja, o centro dinâmico da expressão que inclui o que escutamos, o que falamos e o que engolimos. Também está ligado à cervical, à tireoide, nuca, esôfago, parte dos pulmões superiores e à laringe. 

Por isso, é onde fazemos a depuração da qualidade das energias, o diálogo entre o mundo externo e o interno, além da possibilidade de avançar para a quinta essência. 

Desequilibrado, o Chakra laríngeo causa problemas de fala, escuta e todas as doenças ligadas a essa área do corpo.

Leia o nosso guia sobre o Chakra Laríngeo aqui.

Sexto centro energético: Chakra frontal

Localizado no centro entre as sobrancelhas ou na glândula hipófise. Está ligado ao centro dinâmico no corpo físico, o rosto, olhos (principalmente o olho esquerdo), sistema nervoso central e cerebelo. 

O desequilíbrio do Chakra frontal promove problemas nestas mesmas regiões. Ou seja, este centro energético de consciência ajuda no desenvolvimento da concentração, na liberação de crenças, apegos e promove a integração da consciência com a tirada dos véus das ilusões do mundo. 

Aprenda a equilibrar o Chakra Frontal aqui.

Sétimo centro energético: Chakra coronário ou da coroa 

Localizado no centro acima do crânio sem tocar o corpo, ligado ao hipotálamo, cérebro superior e olho direito. Este centro de consciência manifesta o mundo Divino e, portanto, é onde entra a energia descendente que nos envia a sabedoria das intuições. 

O Chakra coronário tem uma energia neutra e tem a capacidade de regulação de todos os outros chakras quando acionado corretamente. Em disfunção, portanto, estaremos sem conexão com a espiritualidade, inspiração e acesso às ideias novas. 

Conheça mais aqui sobre o Chakra coronário.

Visto este resumo sobre a necessidade de reequilibrar seus chakras, sugiro que faça algo agora, pois esta conquista pode reverberar por toda a sua vida futura. 

Boa caminhada – que o amor esteja em você.

Regina Restelli

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras, que promove autoconhecimento e expansão da consciência amorosa. Faz atendimentos online no Personare. Suas consultas limpam as crenças no campo energético, trazendo bem-estar e energia para autotransformação.

Saiba mais sobre mim