Pesquisar
Loading...

Dentes caindo? Serpentes? Veja dicas para entender seus sonhos

Neste artigo, compartilho dicas para tentar entender seus sonhos e as mensagens que seu inconsciente está mandando

Atualizado em

Seus sonhos são confusos? Você não entende ou não consegue contar o que sonhou? Ou até sente vergonha do que sonha? Não desanime, sinta vergonha ou medo, porque a linguagem dos sonhos é metafórica. Neste artigo, compartilho dicas para tentar entender seus sonhos.

Por exemplo: se sonha que seus dentes estão caindo, não quer dizer que ficará sem dentes, literalmente. Se sonhar com um monte de serpentes, não sinta medo. É preciso buscar o significado dos símbolos (como dentes e cobras) para entender o que seu inconsciente quer te dizer.

E aqui vai outra dica: os sonhos tendem a revelar algo sobre o que estamos pensando, sentindo, desejando, temendo, enfim, vivendo. Tenha esse lembrete sempre em mente. Por isso, dê atenção aos sonhos — anote! — e busque entender a simbologia deles (leia mais aqui).

Dicas para entender seus sonhos

  1. Procure entender a função de determinado objeto. Por exemplo, se você sonha que está numa casa. O que uma casa simboliza? Uma estrutura segura, a qual nos abriga e protege. Também indica um local de intimidade na qual você compartilha momentos com as pessoas mais próximas, tal como a família.
  2. Se sonhar com alguma pessoa, escreva as características mais marcantes da personalidade dela. Como você a caracteriza? Quais os pontos positivos e negativos que enxerga nela? E depois veja se na atual fase de sua vida você precisa desenvolver as qualidades que ela tem e evitar agir da forma negativa que tal pessoa tende a agir.
  3. Enfim, veja cada elemento do sonho (cena, pessoa, contexto e objeto) de forma metafórica, perguntando-se: o que esse elemento representa e simboliza?
  4. Um diário, por exemplo, é um excelente instrumento para registrar tanto os sonhos quanto o que vivemos. Dele poderemos extrair o significado que nos permitirá tomar decisões mais sábias, afins com a nossa trajetória existencial.
  5. Pesquise os significados de cada cena, personagem, objeto e situação que compõem os nossos sonhos. Assim, depois, tente juntar essas peças e construir um contexto geral sobre a mensagem essencial que nosso inconsciente está nos enviando.

Sem contextualizar o sonho com as dúvidas, angústias, desejos e situações cotidianas que estamos passando, ele perde muito de sua utilidade. Em outras palavras, para encontrar o sentido na mensagem do sonho, precisamos conectar com o que estamos pensando, sentindo, desejando e querendo.