Pesquisar
Loading...

Como superar uma separação: saiba lidar com as emoções envolvidas

São difíceis os sentimentos que envolvem a questão sobre como superar uma separação. Entenda como lidar com essas emoções

Como superar uma separação não é uma resposta fácil de encontrar, mas é muito importante que você busque lidar com esse sentimento. Emoções não podem ser escondidas debaixo do tapete ou, no futuro, a conta pode vir bem alta para você.

Comecemos com algumas perguntas importantes: mesmo com a dor, você percebe e sabe que a separação é (ou foi) o mais adequado para seu aprimoramento pessoal e para seu bem, ou não? 

A partir daí, segue a questão sobre quem decidiu pela separação, se foi você, se foi a outra pessoa ou ambos. 

Decidi pela separação. Está decidido! 

Certeza que que você pensou e refletiu sobre a decisão sobre a separação. Certeza também que escolheu isso para acertar, ninguém decide para errar. 

As pessoas decidem dentro do que entendem ser o melhor, na situação, na consciência, fazendo e buscando o Bem. 

Se essa é a situação, a resposta para como superar uma separação será mais focada em não cair nas armadilhas de carência, baixa autoestima, falta de amor próprio, opiniões, crenças externas e outros buracos.

Você pode usar diferentes formas para lidar com a dor da separação, inclusive florais e reiki em um atendimento terapêutico dedicado e personalizado.

Não sei o que aconteceu e tudo acabou “do nada”!

Bom, do nada não foi. Você pode não ter percebido, não quis perceber ou escolheu não perceber. Se essa é a situação: 

  • Quais seriam os “programas” rodando de pano de fundo que turvaram a sua percepção? 
  • Onde você estava na relação que não estava Presente? 
  • Qual crença sustentou a ilusão de que estava tudo bem?

Em uma separação, as pessoas lidam com a perda no nível relacionamento, não é o mesmo que a perda por morte. 

Dói, e porque dói tanto que é bom esclarecer que, não é mais ou menos a mesma perda, é uma perda diferente, precisa ser olhada diferente também. Não tem estágios ou fases. Você vai cuidar disso se cuidando.

É importante cuidar para não usar o orgulho e a humilhação como parâmetros para articular o que fazer. Essa sempre foi uma armadilha de emoções, onde você pode acabar reprimindo e sufocando a parte do sofrimento. 

Mais esclarecidos e evoluídos como seres humanos, sabemos que somos mais complexos que isso. É importante lidar com a separação e oferecer espaço para cuidar da dor. 

É essencial não mais esconder, encolher ou mascarar o que somos, quem somos e os sentimentos e emoções estão incluídos nesse Ser mais integral.

Como superar uma separação com coisas para o seu bem

Você tem duas opções: enxergar que a separação é ou foi a decisão mais adequada para seu aprimoramento pessoal e para seu bem, ou não enxergar.

Então primeiro: se enxergue. Se você escorregou para a dor, é importante trabalhar o centramento, o alinhamento e a coerência com a sua essência. Não é lembrar as razões que tem ou teve, mas lembrar quem você É.

Segundo: tente enxergar a situação, se enxergar e trabalhar seu amor-próprio. Uma chave mestra para um bom relacionamento é o seu relacionamento com você e como você se trata.

Pergunte a você

  • Percebo na minha relação onde posso melhorar como pessoa (para mim)?
  • Onde adiei a minha própria evolução?
  • Onde deixei meu Caminho e minha essência?
  • Onde meu amor próprio se confundiu com egoísmo?

Responda e justifique suas respostas, escreva para poder analisar um ou dois dias depois com outros olhos. Repita o ciclo até se sentir inteira (o).

O que eu posso fazer para lidar com a dor da separação?

Acolhendo e nutrindo essa parte sua que está sofrendo. Cuidando com amorosidade e firmeza, sem máscaras, mas sem drama.

Aquilo que se apresenta com a separação: a dor, os pensamentos, as emoções e os sentimentos estão gritando para serem cuidados com atenção e carinho. Doí, sim, eu sei. 

Parece que estamos à flor-da-pele e por isso que está mais à vista todo o conteúdo mental e emocional a ser tratado.

Escolha padrões menos nocivos de viver, padrões de comportamento menos automáticos e reativos, crenças e programação que perderam a validade ou não são seus.

Muitas pessoas se referem ao caos, a confusão de pensamentos e sentimentos que marcam esses momentos na vida como se eles surgissem “do nada”. 

Acredito que eles já estavam aí, delegados a segundo, terceiro ou quarto plano enquanto seguíamos a vida cotidiana. E podemos passar esse momento com mais verdade e redescobrir quem realmente somos.

Como superar uma separação e recomeçar a vida?

Que tal começar a modular como quer Ser? Vai parecer um apelo excessivo ao sentimentalismo, mas é como funcionamos. 

Se você que ser cuidada (o), cuide de você! Se você quer ser amada (o), ame-se. Aumente seu padrão ao máximo que consegue, se cuide e se ame, pois é o parâmetro que você coloca que vai valer na sua vida, e que for menos que isso não interessa.

Saiba seus limites e reconheça quando precisar de ajuda. Talvez não seja fácil enxergar ou definir limites por conta da dor. 

Ou pode ser que você esteja tão acostumada (o) com o desequilíbrio da relação, como excesso de cuidar, ceder e conceder que deixam os limites do que é Ser uma pessoa inteira (dentro ou fora de uma relação) meio nebulosos e confusos. 

Aí entram com eficiência, várias técnicas que ajudam no processo. As técnicas de terapias holísticas e vibracionais para mudar, aumentar e manter a vibração mais elevada e durante o processo de Ser a pessoa mais plena, feliz, realizada e inteira.

A melhor terapia, técnica ou ferramenta é aquela que você faz — mas a gente tem uma dica aqui para você começar, que é elevar sua vibração energética.

Terapia vibracional para superar uma separação

As técnicas de Terapia Vibracional ajudam na questão de como superar uma separação. Isso porque podem apoiar você a sair da frequência de sofrimento, de dor, confusão, baixa autoestima, mágoa, raiva, em que você se encontra. 

Além disso, também oferecem ajuda para que você tenha ferramentas para lidar mais facilmente com todos esses pensamentos, sentimentos e emoções que surgem.

Procure um terapeuta vibracional, com um atendimento especializado e pessoal, para lhe guiar nesse caminho de como superar uma separação.

O mais importante é saber que viemos evoluir, melhorar como seres humanos, e começamos conosco! 

Se cuidar por inteiro não é apenas manter sua saúde física, se alimentar e dormir direito. Antes de tudo, é cuidar da mente e das emoções. Também é aumentar sua percepção, elevar e manter elevada sua vibração para transbordar para suas relações.

Simone Kobayashi

Simone Kobayashi

Terapeuta Holística atuante em São Paulo e OnLine. Dedica sua vida profissional à junção de técnicas terapêuticas como o Reiki, Florais, Acupuntura, Análise Energética, Limpeza Energética, Harmonização, Barras de Access e Cura quântica.

Saiba mais sobre mim