Pesquisar
Loading...

Como enfrentar o luto com a ajuda de Florais de bach

Precisa de ajuda para saber como enfrentar o luto pela perda de alguém querido? Os florais de Bach podem te ajudar

Atualizado em

Um dos assuntos mais desafiadores da atualidade é a morte. Mesmo sendo nossa única certeza na vida, as pessoas ainda têm grande dificuldade para saber como enfrentar o luto.

Não é incomum nos depararmos com o seguinte diálogo:

– …e quando morrer?

– Deus me livre, vira esta boca para lá, ninguém vai morrer aqui.

O findar de algo parece ainda ser um tabu. Acabar uma relação ou perder um ente querido, um pet, um emprego ou mesmo artistas. Temos dificuldades em lidar com essas perdas. Por isso, seguimos prorrogando e protelando a abordagem do assunto, com ilusões doces de que este dia não chegará. 

Este texto vai falar sobre o processo do luto e como a terapia com florais pode ajudar em cada uma das etapas.

Nunca sabemos bem como enfrentar o luto

Não estamos preparados para perder alguém, pois não somos educados para saber como enfrentar o luto. Mesmo que, desde cedo, convivamos com a morte ou com o findar de etapas e relacionamentos. Ok, são mesmo tristes e extremamente difíceis estes momentos.

E muitos de nós conseguimos evitar encarar tudo isso – pelo menos até 2020. Nestes tempos pandêmicos, tivemos esse contato nem que tenha sido a partir do coletivo. Só de saber que algumas famílias não teriam a oportunidade de se despedir, nos enlutamos.

Essa sensação de privação nos traumatiza. Como consequência, ficamos em hipervigilância, criando ansiedades, angústias, medos e muitos outros sentimentos e emoções nocivas.

A didática do luto

No meio didático, o luto é visto em fases. Mas sabemos que, na prática, essas fases não são tão claras e definidas para todo mundo. Ainda assim, vamos usá-las para tentar ilustrar o processo:

  1. Negação (solidão, tristeza e arrependimento)
  2. Raiva
  3. Negociação (questionamentos)
  4. Depressão
  5. Aceitação

Precisamos estar atentos aos sinais, sintomas, sentimentos e emoções de quem passa por um luto. Quando percebemos isso, o melhor que podemos fazer por aquela pessoa é acolhê-la e ajudá-la a entender como enfrentar o luto. 

É importante ter em mente que o luto não acaba. Um luto não precisa ser superado, mas sim, vivido. Quando e se possível, transformar a dor, a tristeza e os outros sentimentos nocivos em saudade.

Ao chegarmos à saudade, a visão de como enfrentar o luto pode ter uma nova perspectiva, com mais amor. Nunca esquecendo que o tempo de cada pessoa é diferente. Por isso, é normal intercalar dor e amor nesta fase da saudade.

Como enfrentar o luto com a ajuda de Florais de bach

As Terapias Florais são grandes aliadas neste momento de luto, já que, como sabemos, os 38 florais de Bach estão ligados às emoções. Eles vão facilitar na administração, ciência, consciência e discernimento dos sentimentos presentes neste processo.

Não é de hoje que a Terapia Floral complementa o tratamento junto aos profissionais da área da Psicologia e/ou Psiquiatria, de extrema importância para compreender como enfrentar o luto. 

Cada indivíduo tende a agir e reagir de forma diferente. Logo, entre as maiores ações terapêuticas estão o respeito e o acolhimento a essas reações. Além da palavra ou do silêncio, é importante oferecer nossa companhia nestas situações difíceis e delicadas.

Em muitos dos seus textos e publicações, o médico britânico Edward Bach apontou como caminhos do equilíbrio emocional: paz, esperança, alegria, fé, certeza, sabedoria e amor. E o seu conceito de saúde seria a combinação de harmonia, integração, individualidade e integridade.

Para ele, o importante seria que a alma e a personalidade estivessem em sintonia por meio do equilíbrio emocional. Por isso, os florais de Bach têm como objetivo tratar a pessoa e não a doença. Ou seja, agir na causa, não no seu efeito​. ​

Como usar as terapias integrativas para enfrentar o luto

Florais de Bach indicados para as fases do luto

No universo dos Florais de Bach, estas são dicas excelentes que ajudam no processo de como enfrentar o luto:

Fórmula Rescue Remedy

Essa mistura foi criada para lidar com emergências e situações de crise, estresse ou grande desafio. É muito usado no processo agudo ou imediatamente após o trauma, devido à sua atuação no choque e na reação de morte ou fuga. 

Pode-se dizer que é a ambulância de primeiros socorros. Seu poder é sempre um amparo nas horas de aflição, angústia e desafios extremos. O Rescue, como é mais conhecido, é composto pelas essências Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum, Star of Bethlehem e Clematis.

Star of Bethlehem

Este floral é indicado para momentos de angústia, infelicidade e infortúnio. Ele traz alívio para aquelas pessoas que, durante algum tempo, se recusam a ser consoladas. 

A energia do Floral proporciona consolo, alívio e acolhimento. Pode-se dizer que é o cicatrizante dos corpos físico, emocional e mental após traumas ou intervenções cirúrgicas. Isso porque a essência floral Star of Bethlehem trata as sequelas do choque mental ou físico em virtude de acidentes, más notícias, luto, desapontamentos súbitos, sustos, etc. 

O potencial positivo do Star of Bethlehm é a neutralização dos efeitos do choque, seja do presente ou do passado, ajudando assim na recuperação da pessoa.

Sweet Chestnut

O Sweet Chestnut é indicado para os momentos em que a angústia é tão grande que parece insuportável. Sabe quando nos sentimos no limite das nossas forças? Quando parece que não conseguimos suportar mais nada? Nessas ocasiões, devemos recorrer a este floral.

A energia do Sweet Chestnut representa a capacidade de enfrentar grandes desafios e entender o porquê do sofrimento. Segundo o próprio Dr. Bach, “o socorro é ouvido, então os milagres acontecem”. 

O “milagre”, no caso, é o potencial positivo que a essência tem, proporcionando o reencontro da esperança quando tudo parece estar perdido. Calma! Há solução para o sofrimento e não é preciso se sentir no fundo do abismo sentimental.

Red Chestnut

O Red Chestnut é recomendado para quem se preocupa demais com os outros. Principalmente, quando essa preocupação traz medo e angústia com o que pode acontecer com essas pessoas. Muitas vezes, quem tem esse sentimento se preocupa mais com o bem-estar alheio do que com o seu próprio. 

A energia deste floral proporciona pensamento protetor e positivo para nossos seres queridos e equilíbrio dos pensamentos.

Toda a terapia floral é um ótimo aliado no combate às desarmonias emocionais e sentimentais. Nossos enfrentamentos diários podem ser facilitados com essa terapia integrativa tão sutil e fantástica.

Entenda como funciona a terapia com florais

Acolhimento durante todo o tempo que for preciso

No livro Grief Works: Stories of Life, Death and Surviving, a autora Julia Samuel ressalta que não existe certo ou errado no processo de como enfrentar o luto. O que precisamos é aceitar e acolher qualquer que seja a forma que ele tome, em nós mesmos e nos outros.

É muito comum que amigos e familiares tentem apressar o processo do luto de quem está sofrendo. Mesmo que haja uma boa intenção, isso não deve ser feito, pois cada um tem seu tempo.

Quando ainda estamos descobrindo como enfrentar o luto, é normal oscilar entre momentos de muita dor e saudade e momentos de estabilidade emocional. Não existe uma recuperação completa, mas sim um ajuste, facilitado pelo acolhimento e pelas facilitações terapêuticas. 

É preciso respeitar esse processo, vê-lo sempre com amor, sem culpa nem cobranças. E, acima de tudo, aceitar ajuda quando sentir que o peso está maior do que sua força. Não esqueça: somos todos seres humanos imperfeitos, em aprendizagem sobre o viver e o morrer.

Eric Flor

Eric Flor

Eric Flor é terapeuta integrativo formado em fisioterapia, acupunturista e mestre em Reiki. Faz atendimentos online e presenciais em João Pessoa com Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxaterapia, Orgoniteterapia, Cristalterapia e Pranic Healing (Cura Prânica) na promoção de saúde em todos níveis, equilíbrio e bem-estar.

Saiba mais sobre mim