Pesquisar
Loading...

Como emagrecer: 4 passos que funcionam para não cair em fórmulas mágicas

A "cultura da dieta" está em todo lugar e é importante estar atenta ao quanto isso influencia na nossa relação com o corpo

Como emagrecer: 4 passos que funcionam para não cair em fórmulas mágicas

Muitas vezes, ficamos imersos em tanta informação, dicas e fórmulas mágicas para emagrecer — chá termogênico, alimentos proibidos, cortar carboidratos depois das 18h, alimentos ricos em fibras… E não sabemos o que realmente funciona para quem quer emagrecer.

A resposta mais assertiva e direta é: tirar o peso da cena principal e nos abrirmos para mudar a relação com a comida e o corpo. Pode parecer algo de outro planeta, mas é possível e libertador.

A “cultura da dieta” está em todo lugar e é importante estar atenta ao quanto isso influencia na nossa relação com o corpo, nas escolhas e, principalmente, como reagimos a elas.

Passar a vida pulando de dieta para dieta só aumenta a insatisfação com o corpo e as crenças com a comida. O famoso efeito sanfona acontece, e não conseguimos nos libertar desse ciclo e do foco no peso.

Veja aqui 6 passos para se livrar da dieta para emagrecer.

O que realmente funciona para emagrecer

Sem fórmulas mágicas para emagrecer, transformar a relação com a comida e o corpo é uma jornada a ser percorrida. Veja quais são os quatro ingredientes essenciais para nos acompanhar:

  1. Paciência. Vamos soltar os condicionamentos que, em grande parte, estão no piloto automático? Reconstruir a relação com a comida e incorporar novos hábitos leva um tempo!
  2. Bom humor. Trazer leveza e alegria para esse percurso deixa mais harmônica a relação. Reconhecer um hábito antigo e ao invés de se julgar, dar uma boa risada e escolher outro caminho.
  3. Confiança. É comum nos sentirmos “sem controle” de como vou reagir diante da comida, do medo de não parar de comer. O corpo tem uma sabedoria e acreditar nela pode levar um tempo, mas é possível resgatar os sinais.
  4. Respeito. A relação com a comida e corpo pode estar muito abalada e reconstruir com gentileza e respeito pode transformar.

Construir uma relação inclusiva com o peso e a aceitação corporal é um caminho que o comer consciente — o Mindful Eating — te convida a percorrer. Veja aqui uma prática de Mindful Eating para deixar para trás as regras de dietas.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Luiza Camargo Mendes

Luiza Camargo Mendes

Psicóloga, instrutora de Mindfulness e Mindful Eating, praticante de meditação e yoga, que encontrou no Mindful Eating um grande significado para sua atuação. Saiba mais