Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

Como combater o estresse com florais

Florais de Bach ajudam a passar por algumas adversidades de uma forma muito mais leve e equilibrada; veja

Como combater o estresse com florais

Desde o início a pandemia vem causando turbulência. Angústias, incertezas, a dor do luto e uma série de adaptações em todas as áreas da vida impactaram diretamente a saúde física e emocional.

Entender que o poder de ação está em administrar a forma como se lida com as adversidades é uma das formas de passar por tudo isso de uma maneira mais leve. Como, por exemplo, usar Florais de Bach, que são um recurso seguro para fases difíceis.

O sistema floral descoberto pelo médico inglês Dr. Edward Bach é composto por 38 essências que não possuem contraindicação, não provocam efeitos colaterais ou interação medicamentosa e pode ser utilizado por adultos e crianças.

Como combater o estresse

Eles atuam transformando estados negativos em positivos e cada essência floral atua em um estado diferente, elevando a vibração e nutrindo o sistema com as virtudes necessárias para restaurar o equilíbrio.

Para uma pessoa que está sofrendo altos níveis de estresse, por exemplo, um dos florais que poderão ser utilizados é o Mimulus que contribuirá com o estado positivo de coragem e de força interior, incentivando a ação.

Os florais vão atuar no corpo de forma sutil, agindo na causa e não apenas no sintoma. Por isso é de extrema importância associar o seu uso com autoconhecimento para que os conteúdos emocionais sejam integrados nesse processo de maneira gradativa. Dessa forma, será possível agir na raiz da questão e ter resultados consistentes.

A forma de utilização é bem simples: a mais comum é 4 gotas embaixo da língua 4 vezes ao dia, mas também é possível o uso em conjunto com água e até mesmo uso tópico, em sprays ou cremes.

O ideal é que a recomendação da fórmula floral seja realizada por um terapeuta com formação em florais de Bach. Dessa forma, o profissional pode fazer uma profunda anamnese para identificar a combinação adequada, de acordo com os sintomas relatados e as possíveis causas emocionais.

Usufruir de uma fórmula ideal para o seu caso contribui para uma resposta mais rápida ao tratamento, poupa gastos desnecessários e desgaste emocional.

Como combater o estresse com 6 florais

  • Walnut para quem enfrenta dificuldades nos períodos de transição e mudanças e tem forte sensibilidade e vulnerabilidade ao ambiente externo e pessoas ao redor. Fornece as virtudes necessárias para se adaptar a mudanças com facilidade e proteção contra influências externas fazendo com que a pessoa siga firme em seu propósito.
  • Sweet chestnut para quem sente que chegou ao limite e está passando por período de luto, angústia ou desespero. Esse floral renova a esperança, a força e o otimismo para que seja possível enxergar as situações sob uma nova perspectiva.
  • Mimulus para quem sente medos de causa conhecida (medo de ficar doente, de perder alguém ou o emprego, medo do abandono, etc). Traz coragem, força interior para libertar o medo e dar espaço a ação.
  • White chestnut para quem tem estresse mental e não consegue tirar um problema ou uma preocupação da mente ficando preso em um ciclo de pensamentos repetitivos e obsessivos, sem conseguir descansar. Traz paz, clareza e calma mental para que seja possível lidar com as questões de forma mais leve.
  • Impatiens para quem se irrita com facilidade, é impaciente, tem um ritmo acelerado e não conseguem lidar bem com o ritmo de pessoas mais lentas. Traz a capacidade de relaxar e de lidar com situações sem a necessidade de ser precipitado ou impaciente, fornece a compreensão de que o outro é diferente e que cada pessoa tem seu ritmo.
  • Rescue é o floral de resgate, uma combinação de 5 essências florais criadas pelo Dr. Bach para ser utilizado em situações emergenciais: a perda de alguém, uma notícia muito traumatizante ou qualquer outra situação que provoque um forte sofrimento e desequilíbrio físico, mental ou emocional.

Cada fórmula floral dura em média 4 semanas, por isso é recomendado fazer uma revisão mensal da fórmula individualizada. Quanto maior a constância do tratamento e a união com um trabalho de autoconhecimento e cuidados físicos, como sono reparador, boa alimentação e atividade física, mais rápido é possível sentir os resultados.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Monalihsa Cávallaro

Monalihsa Cávallaro

Psicoembrióloga, terapeuta e nutricionista, trabalha integrando a nutrição do corpo físico, mental e emocional - www.monaterapias.com / Instagram: @diariosemlactose e @dentrodoventre Saiba mais