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Cinco passos para comer com atenção e cuidar da saúde

Veja cinco dicas para comer com atenção e fortalecer sua saúde

Vivemos imersos em uma quantidade de informações, conteúdos e regras sobre o que comer. Muitas vezes isso pode nos deixar perdidos nas escolhas e entramos para a lista do “posso e não posso” comer.  Você sabia que fazemos ao longo do dia mais de 200 escolhas apenas sobre comida? Então, como fazer escolhas certas, comer com atenção e fortalecer a sua saúde e bem-estar?

Quando estamos perdidos nos distanciamos do corpo e de sua sabedoria interna. O que o corpo realmente quer comer? Você sabe quais alimentos fortalecem a saúde e bem-estar do seu corpo?

Saúde e bem-estar precisam ser prioridades nas suas escolhas

Hora do café do manhã: como são suas escolhas?

  • você vai tomar café puro, café com leite, suco ou chá?
  • você vai colocar açúcar, adoçante ou nada?
  • vai comer banana, mamão ou melão?
  • vai ter pão?
  • você vai comer geléia, manteiga ou requeijão?

São inúmeras pequenas escolhas que fazemos ao longo do dia e todas elas têm impacto importante na sua saúde e bem-estar. Pare um momento e lembre de como você costuma fazer as escolhas no café da manhã. Grande parte é no piloto automático.

Estar ciente do que o corpo precisa e confiar em sua sabedoria interna é algo que podemos reconquistar.

Quando estamos conscientes de nossas necessidades, do bombardeio de informações e nos conectamos com essa sabedoria do corpo, voltamos a ter a autonomia para fazer as escolhas. Saímos do piloto automático e assumimos as rédeas das escolhas sobre o que comer.

Estar consciente de suas escolhas e estar atento ao momento presente pode ser transformador. É um caminho para fortalecer essa relação com o corpo, com a comida e ampliar para as demais escolhas da vida.

Comer com atenção é fortalecer sua saúde e bem-estar

  1. Comece guardando as distrações que pode colocar no botão off: celular, computador, TV, tablets, entre outros. As distrações nos desconectam do corpo, a atenção está no aparelho. Ficamos no modo do piloto automático.
  2. Faça uma pausa consciente e se conecte com a respiração e as sensações corporais. Isso te ajuda a estar em sintonia com o corpo.
  3. Note quais são os sinais do corpo que te levam a comer. Tem sinal de fome no corpo, por exemplo a barriga roncando, uma sensação de vazio ou algum outro sinal. Identificar no corpo os sinais de fome.
  4. Ao comer desfrute da comida. Observe as cores, formas, texturas, sinta os aromas e saboreie cada pedaço. Os cinco sentidos podem te ajudar a explorar a comida e manter atento ao momento da refeição.
  5. Durante a refeição faça pequenas pausas para checar com o corpo se está bem com o que está comendo, se quer repetir ou se está no momento de parar de comer.

Ressignificar a relação com a comida pode ser uma escolha que contribui com sua saúde e bem-estar.

Luiza Camargo Mendes

Luiza Camargo Mendes

Psicóloga, instrutora de Mindfulness e Mindful Eating, praticante de meditação e yoga, que encontrou no Mindful Eating um grande significado para sua atuação.

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