Pesquisar
Loading...
Personare

Ayurveda: alimentação para a saúde

Substituições de alimentos para seguir no dia-a-dia e somar bem-estar

Ayurveda: alimentação para a saúde

A preocupação das pessoas com a boa forma é constante. E conseguir alcançar essa meta com saúde é fundamental. Para aliar o desejo por uma nova silhueta com a necessidade de manter-se saudável, o Ayurveda, sistema de cura natural da Índia, sugere a substituição dos alimentos industrializados pelos naturais. Não apenas para se manter em forma, como também para livrar o corpo das toxinas e do excesso de gordura, que causam o envelhecimento. São dicas fáceis de adotar no cotidiano e que podem fazer toda a diferença tanto na balança como no seu bem-estar. Confira:

  1. Troque os cereais polidos e processados (como farinha branca, arroz branco, açúcar branco) por versões integrais (com a casquinha natural deles, rica em vários nutrientes). Substitua a farinha branca pela farinha de trigo integral (e todas as outras de cereais integrais, tais como centeio, milho, etc), o arroz branco pelo arroz integral e o açúcar branco por açúcar mascavo ou ainda pela stévia, que é um adoçante natural, extraído das folhas da planta silvestre Stevia Rebaudiana.
  2. Existe uma variedade muito grande no mercado de tipos de arroz integral (agulinha, cateto, entre outros tipos) e de pães feitos com farinha integral. Mas tenha atenção: é importantíssimo ler as embalagens. Confira se o arroz é integral mesmo, não parboilizado. E certifique-se sobre a porcentagem de farinha integral na composição do pão. Pão que se diz integral deve ter pelo menos mais de 50% de sua composição feita de farinha integral. Quanto mais integral, mais vitaminas, minerais e fibras você consome. Além de não engordar como a farinha branca, limpa o intestino e nutre muito mais. Além disso, a farinha integral tem um sabor marcante que pode te encantar, experimente!
  3. Substitua os biscoitos industriais feitos com farinha branca, açúcar branco e gordura trans pelas deliciosas frutas secas: uva passa, damasco, tâmaras, ameixas, banana passa, nozes, castanhas, pistaches, entre muitas outras mais. São de fácil digestão, pois são ricas em fibras. Além disso, nutrem o cérebro com óleos para as sinapses dos neurônios e acabam com a fome. Coma 4 castanhas do pará na seqüência e você perceberá essa sensação de saciedade. Elas são oleosas e nos enchem com “combustível” para usar.
  4. Em vez de consumir refrigerantes ou bebidas com alto teor de produtos químicos, opte por sucos naturais feitos na hora ou pelos excelentes sucos de uva 100% integrais sem adição de açúcar. Há também sucos de frutas industrializados com pouca ou quase nenhuma adição de produtos químicos. Leia sempre a embalagem e escolha os mais integrais, sem adição de açúcar. Se gostar de derivados de soja, leia de novo a embalagem e verifique a mesma coisa.
  5. Troque a margarina por manteiga de boa qualidade ou manteiga purificada (conhecida na culinária ayurvédica como ghee e no norte do Brasil como manteiga de garrafa). Você também pode substituir também a manteiga que passa no pão por azeite de oliva, que além de ser uma delícia, é um óleo vegetal: mais leve, nutritivo e saudável.
Olá, essa matéria foi útil para você?
Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias. Saiba mais