Suas Previsões 2026

Pesquisar
Loading...

Astrologia e Intoxicação por Metanol: entenda a relação com o eclipse de setembro

Astrologia explica como o eclipse de setembro trouxe à tona fraudes e problemas de saúde, incluindo a crise de intoxicação por metanol

Atualizado em

Nos últimos dias, o Brasil tem acompanhado notícias preocupantes sobre casos de intoxicação por metanol ligados à falsificação de bebidas. Sob a ótica da Astrologia, esse cenário dialoga com a configuração do eclipse solar de 21 de setembro de 2025.

Todo eclipse simboliza viradas, revelações e transformações profundas. Mas, além disso, os trânsitos que estavam ativos durante o fenômeno ficam registrados no mapa do eclipse — e seus efeitos podem se estender por meses.

A relação entre o eclipse e a Intoxicação por Metanol

Os primeiros casos suspeitos começaram a surgir em São Paulo entre agosto e setembro. O eclipse ocorreu no dia 21 de setembro, justamente dentro dessa janela de ativação.

E o que muita gente não sabe que os efeitos de um eclipse já podem começar até um mês antes e podem durar até seis meses após seu ápice.

E quais são esses efeitos? Crises, encerramentos, mudanças bruscas e situações de desfecho. O modo como eles se manifestam depende da configuração dos astros no momento do fenômeno.

Neste eclipse mais recente, tivemos Sol e Lua Nova em Virgem, ambos em oposição com Saturno em Peixes e Netuno em Áries.

Como destaquei nas previsões da semana de 21 a 27/09, essa combinação “tende a se manifestar como um cenário de muita incerteza e confusão“. Entre os temas que djá havia apontado estava justamente “problemas de saúde“.

Isso porque Sol em oposição a Netuno é uma configuração frequentemente associada a enganos, confusões e fraudes. Isso encontra ressonância direta com o tema da adulteração de bebidas.

Além disso, tivemos uma quadratura de Marte com Plutão, ou seja, o planeta da vitalidade em conflito com o das transformações. Esse encontro intensifica riscos, podendo indicar letalidade, ações criminosas e consequências trágicas, especialmente em questões ligadas à saúde coletiva.

O que a Astrologia ainda prevê sobre os casos Intoxicação por Metanol

Embora possamos perceber efeitos do eclipse por até seis meses, sua atuação fica mais forte até a Lua Nova seguinte ao fenômeno. Isso porque quando começa uma nova lunação, é como se a gente renovasse o clima geral.

A primeira Lua Nova após o eclipse vai ocorrer no dia 21 de outubro, como podemos ver no Calendário Lunar.

No entanto, a próxima semana pode ser a mais crítica, segundo a Astrologia, para os casos Intoxicação por Metanol. Isso porque teremos uma Superlua Cheia no dia 7 de outubro.

Toda Lua Cheia é o ápice da lunação e simboliza intensidade, culminação e transbordamento. Assim, é esperado um pico de manifestações nesse período — o que coincide com a intensificação dos casos e seu espalhamento para outros estados.

Orientações de saúde sobre metanol

O metanol é uma substância altamente tóxica e potencialmente letal. Os principais sinais e sintomas de intoxicação por metanol incluem dor abdominal, visão turva ou adulterada, confusão mental e náusea, que podem surgir entre 12 e 24 horas após a ingestão.

Diante desses sintomas, o Ministério da Saúde orienta que o paciente procure imediatamente um serviço de emergência para investigação diagnóstica e tratamento adequado.

Além disso, recomenda-se que a população evite consumir bebidas de procedência duvidosa, observe lacres e rótulos e desconfie de preços muito abaixo do mercado. Mais informações podem ser consultadas no portal oficial do Ministério da Saúde.

Como lidar com esse período

Além de seguir todas as orientações dos órgãos de saúde, astrologicamente, é importante redobrar os cuidados com:

  • Problemas de saúde;
  • Sensação de sobrecarga e perda de vitalidade;
  • Incertezas e desgastes;
  • Atrasos e dificuldades para levar tarefas adiante.

Esses temas agora se refletem no cenário coletivo. Além disso, os aspectos de Marte e Plutão também podem apontar para a atuação de organizações criminosas ou situações ocultas que acabam reveladas.

Como ver as previsões pra você

Cada pessoa sente os movimentos astrológicos de maneira diferente. O que vai definir é como os trânsitos atuais conversam com os planetas do Mapa Astral de cada uma.

Para saber qual é a área da sua vida que será ativada nos trânsitos e o que isso dignifica, siga o passo a passo:

  • Acesse aqui seu Horóscopo Personalizado gratuitamente.
  • Faça login ou cadastre-se, preenchendo seus dados de nascimento.
  • Então, você verá todos os trânsitos ativos na sua vida.
  • Ao clicar sobre cada trânsito, você descobre o que isso significa no seu momento atual e recebe conselhos de como agir.

Veja um exemplo abaixo:

Sobre metanol

O metanol é altamente tóxico e pode levar à morte. Entre agosto e setembro deste ano, o estado de São Paulo notificou 17 casos de intoxicação por metanol, sendo: 6 confirmados, 10 em investigação e 1 descartado. Normalmente, o Brasil registra 20 casos por ano.

Sintomas de intoxicação

Os principais sinais e sintomas devido a intoxicação por metanol são dor abdominal, visão adulterada, confusão mental e náusea que podem aparecer entre 12h e 24h após a ingestão da substância. Diante desses sintomas, o paciente deve procurar o atendimento médico no serviço de emergência mais próximo a sua casa para investigação diagnóstica e tratamento adequado. O profissional de saúde deve ligar para o CIATox da sua região para que o serviço de saúde faça a notificação e a investigação do caso. 

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski dá consultas astrológico-terapêuticas e foi pioneira na Astrologia brasileira ao falar do Céu geral, ao invés do tradicional horóscopo signo a signo. É idealizadora do curso "Alimentação e seu Mapa Astral" no Personare. Participa dos programas semanais de previsões astrológicas no canal do YouTube do Personare.

Saiba mais sobre mim