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Alimentos que ajudam no crescimento do cabelo

Nesta lista de alimentos que ajudam no crescimento do cabelo, saiba como prevenir a quebra e até quais são os inimigos dos seus fios.

Se você incluir no seu dia a dia alimentos que ajudam no crescimento do cabelo você pode ter não apenas fios mais saudáveis, mas também garantir que seu corpo está recebendo os nutrientes necessários todos os dias.

A queda de cabelo pode acontecer por:

  • falta de vitaminas e nutrientes
  • estresse
  • alimentação repetitiva e inadequada
  • alterações hormonais (alterações de tireoide, puerpério, uso de hormônios sintéticos, entre outros)
  • uso de produtos químicos e tinturas
  • uso de remédios
  • anemia
  • predisposição genética
  • covid-19

Por dia pode ser normal a queda de 60 a 100 fios, sendo mais comum no outono e no inverno, quando diminui a luz solar. Para começar, faça exames de saúde para avaliar o seu metabolismo e hormônios. Depois, claro, saiba como incluir bons alimentos que ajudam no crescimento do cabelo neste nosso guia.

Alimentos que ajudam no crescimento do cabelo

Precisamos de cerca de 50 nutrientes diferentes ao dia e eles estão presentes em vários alimentos que ajudam no crescimento do cabelo. Entre eles: cálcio, ferro, zinco, molibdênio. Quando o corpo não atinge a cota necessária desses nutrientes, acaba priorizando orgãos como o coração e cérebro. O cabelo fica fora dessa lista de prioridades.

Para ter um cabelo saudável, precisamos garantir que esses 50 nutrientes estejam presentes na nossa alimentação diária. Saiba como ter no seu dia a dia alimentos que ajudam no crescimento do cabelo:

  • Invista em uma alimentação variada! Não fique comendo sempre os mesmos alimentos. Por exemplo, não precisa ter todo dia mamão no café da manhã! Varie as frutas e as hortaliças. Experimente novos alimentos! Isso ajuda a garantir os nutrientes diários. Aqui você pode ler um guia para substituir doce por opções saudáveis.
  • Coma uma porção de castanhas ao dia, que é fontes de zinco, nutriente que é excelente para a saúde dos fios. A porção indicada é de duas castanhas do Brasil ou cinco amêmdoas ou cinco castanhas de cajú. Pode também intercalar com sementes de abóbora! Saiba também que a castanha é um dos alimentos amigos do coração.
  • Invista em 3 porções diárias de frutas ao dia. Se possível, que uma dessas porções seja de frutas vermelhas, como melancia, goiaba e morango, que são ricas em vitamina C e ajudam na circulação sanguínea.
  • Alimentos ricos em ferro, como carnes magras, feijão preto, feijão azuki, folhas verdes escuras (espinafre, couve, escarola, brócolis). Consuma ao menos uma porção dessas hortaliças ao dia! Os alimentos roxos também são acrescidos desse nutriente (alface roxa, uva, suco de uva integral, açai).
  • Alimentos alaranjados, como abóbora, cenoura, mamão e, principalmente, cenoura, são ricos em vitamina A e também em betacaroteno, poderoso antioxidante que ajuda a evitar a queda dos fios! Consuma uma vez ao dia!

Alimentos para queda de cabelo

O consumo equilibrado de proteínas é fundamental! Uma boa sugestão é incluir ovos no café da manhã (de quebra, diminui a vontade de doce no meio da tarde!).

As carnes vermelhas e suínas também são fontes de proteínas, mas o ideal é comer no máximo três vezes por semana. Além delas, frangos, peixes, proteínas vegetais e todos os tipos de feijões, lentilha, grão de bico e tofu são ótimos provedores das proteínas que seu cabelo e seu corpo precisam.

Alimentos inimigos do cabelo

Açúcar, café, frituras e alimentos industrializados (com corantes, conservantes, etc) desequilibram o metabolismo e os hormônio e, por isso, são considerados alimentos inimigos do cabelo.

Se você acha que precisa de suplementação, converse com um especialista ou nutricionista. Isso é bastante importante porque os suplementos prontos podem não ser adequados para você e não irão fazer efeito!

Amanda Regina

Amanda Regina

Nutricionista Funcional, Personal Diet e ampliada pela Antroposofia. Gosta muito de cozinhar! Atua em consultório e palestras, cuidando principalmente de saúde da mulher; emagrecimento trabalhando comportamentos alimentares, transição para o vegetarianismo ou veganismo, e ajudando a estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a comida!

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