Pesquisar
Loading...

Quer mudar sua alimentação? Transforme a sua relação com a comida

Cada pessoa tem um tipo de alimentação saudável. Aprenda aqui a identificar qual é o seu ao entender como observar os sinais do seu corpo

Quando decidimos mudar nossa alimentação, é importante saber que existe um tipo de alimentação saudável pra cada pessoa. Seja por uma questão de saúde ou algum incômodo, na maior parte das vezes algo acontece em nossa vida quando decidimos mudar. A primeira dúvida que pode surgir é: por onde eu começo?

Precisamos entender nesse primeiro momento que não existe nenhum padrão alimentar! Existe o estilo de vida que é mais compatível com cada pessoa. Por exemplo, não adianta saber que brócolis faz bem se você não gosta do sabor ou textura. Por isso, é muito importante entender o que está por trás de cada escolha.

O que é alimentação saudável?

Alimentação saudável, segundo o Ministério da Saúde, “deve ser baseada em práticas alimentares que estimulam a produção e o consumo de alimentos regionais (como legumes, verduras e frutas), sempre levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos na alimentação”.

Existe algo em que posso me basear no início?

Sim. O Ministério da Saúde aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira através do Guia Alimentar da População Brasileira, com o objetivo de promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo.

Lembrando que são orientações de base, sendo necessário consultar um profissional nutricionista para orientações individualizadas.

Qual é o alimento mais saudável do mundo?

Não existe um único alimento mais saudável, existe um conjunto de fatores como sazonalidade, variedade, harmonia, quantidade, sempre levando em consideração a individualidade cultural de cada um.

É válido lembrar que não somos somente o que comemos e sim o que digerimos, o que sentimos ao comer, somos o conjunto de todos os fatores que envolvem o ato de se alimentar, indo muito além do que uma simples soma de nutrientes. Nutrindo o corpo e a alma também.

Você está se punindo com a comida? A alimentação pode ser usada como castigo quando tentamos fugir do que sentimos.

Como ter uma relação saudável com a comida

O primeiro passo é perceber se você tem uma relação saudável consigo mesmo, com suas escolhas alimentares e da sua própria vida, como lida com suas emoções e as situações que acontecem ao longo do dia. Exercitar a atenção plena pode mudar a sua relação com a comida (conheça o Mindful Eating).

Compreender que ter paz ao se alimentar não significa somente comer sem culpa, mas sim respeitar os sinais do seu corpo independente do alimento em si. Significa comer um chocolate quando quiser e que seja uma escolha consciente, respeitando a si mesmo.

Ou seja, cada pessoa tem os motivos para suas escolhas alimentares que vão muito além de nutrientes. Entenda o seu processo e seja a mudança que deseja nutrir em sua vida.

Você já parou para pensar de onde vem os seus hábitos alimentares? Quer saber como você pode promover mudanças significativas na sua alimentação? O caminho pode estar no seu Mapa Astral. Conheça o minicurso do Personare para fazer as pazes com a comida e o corpo.

Priscila Monomi

Priscila Monomi

Nutricionista e Terapeuta de Thetahealing, desenvolve um trabalho de conscientização dos motivos que levam a pessoa a comer, identificando crenças alimentares e de vida. Em seus atendimentos online, une conhecimentos da nutrição consciente e intuitiva e técnicas terapêuticas.

Saiba mais sobre mim