Pesquisar
Loading...

Alimentação para energia feminina: como ter mais saúde e acolhimento!

Saiba como adotar uma alimentação para energia feminina que ajude você a ter mais qualidade de vida e se sentir bem

Atualizado em

É possível ter uma alimentação para energia feminina? O que tem a ver a energia feminina e a alimentação? Ter esse conhecimento pode ajudar a ter mais saúde e amor com você mesma!  

A energia feminina independe do gênero, sabia? Segundo o Taoísmo, é a energia Yin, que traz qualidades de aceitação (minha e do outro), flexibilidade, acolhimento, paciência, intuição e introspecção…  

É também simbolizado pelo frio, pela noite, pela lua e pela água, trazendo as características da delicadeza e sutileza.  

Apesar da independência do gênero, arquetipicamente, a energia yin está ligada às mulheres. Outro símbolo forte do lado feminino e da energia yin é a mãe. A gestação é um processo de geração e fusão completa com outro ser, a energia do cuidado.  

Quantas vezes cuidamos de um monte de coisas- trabalho, filhos, pets, casa e não cuidamos da nossa própria saúde- que é o maior patrimônio que temos! Afinal de contas, precisamos ter saúde para dar conta de tudo isso!  

Como atendo muitas mulheres, vejo que muitas vezes acabam comendo lanches, resto do prato dos filhos, “qualquer coisa”, porque estão exaustas! A ideia aqui é saber acolher para que não chegue nessa exaustão e possa também se recuperar através da alimentação!  

Alimentar para colocar no seu dia a dia 

Alimentos frescos trazem vigor à saúde! Uma salada linda no horário do almoço é super bem-vinda e necessária! Se a preguiça estiver grande, compre saladas prontas já lavadas… Coloque folhas diversas, acrescente tomate, cenoura ralada, beterraba ralada, palmito (e o que gostar!). Se quiser pode colocar frutas picadas (maçã, manga, uvas, pêra são boas ideias…) e também faça um molho bem gostoso!   

Duas porções de fruta ao dia!  

O doce natural da fruta ajuda a diminuir a vontade de doces em geral e também a melhorar o fluxo de energia do corpo! Acho muito bom começar o dia ingerindo uma fruta, já é um “bom dia” para o corpo!  

Também fica uma delicia – se você precisar de um lanchinho antes de dormir- experimente banana grelhada no óleo de coco (pitada de canela) ou colocar um pouquinho de cacau, mel e fazer uma calda ou frutas cozidas com canela e cravo- experimente com banana, abacaxi, maçã e pêra…  

Frutas vermelhas e roxas “importadas”- como cerejas, mirtilos, morangos, uvas entre outras e as nacionais- acerola, melancia, goiaba vermelha, são maravilhosas para a saúde feminina!  

Chocolate também faz parte! 

Um bom chocolate (mínimo de 60% de cacau)- e a porção certa (de até 30 gramas-equivalente a 1 bombom grande ou 3 a 4 quadradinhos) aumentam a serotonina, que é nosso hormônio do bem-estar! Um bom horário para consumir é após o jantar, que o fígado ajuda nessa digestão e está ativo nesse momento.  

E a TPM? 

Se a TPM – tensão pré-menstrual estiver atuante- e se sentir com cólicas, dores, enxaquecas, vontade aumentada para comer, transforme isso em TPM – “tempo para mim”- quando abrimos espaço para ouvir o próprio corpo e podemos ficar mais quietinhas, ajuda muito!  

Nessa hora um bom escalda-pés, um chá quentinho (experimente fazer chá de hibisco com canela e gengibre e acrescentar um pouco de suco de uva integral- fica delicioso!), ler um livro ou até mesmo respirar profundamente!  

Já se nesse momento a raiva e irritação é que estão fortes, aproveite essa energia e descarregue de maneira positiva- faça atividade física, dance, saia para caminhar e eu adoro fazer faxina e organização!  

O seu corpo é sempre saudável! 

Agora, saiba que o seu corpo sempre pede por alimentos e estímulos saudáveis! Os desejos que podem vir de “comer tranqueiras” não são do corpo e sim da mente! Nesse momento, veja se existe algo positivo que possa fazer por você ao invés de ceder um desejo que realmente possa trazer malefícios e prejudicar o seu corpo, que afinal de contas, é o seu melhor amigo, sempre estando junto com você!  

Amanda Regina

Amanda Regina

Nutricionista Funcional, Personal Diet e ampliada pela Antroposofia. Gosta muito de cozinhar! Atua em consultório e palestras, cuidando principalmente de saúde da mulher; emagrecimento trabalhando comportamentos alimentares, transição para o vegetarianismo ou veganismo, e ajudando a estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a comida!

Saiba mais sobre mim