Pesquisar
Loading...

22 posturas de yoga para você aprender em 2022

As posturas (ou asanas) proporcionam muitos benefícios físicos, mas o efeito mais valioso é o equilíbrio da mente

22 posturas de yoga para você aprender em 2022

A prática de posturas de yoga é uma forma natural de manter a saúde do corpo, a clareza da mente e o contato com o Eu mais íntimo. Estes exercícios psicofísicos quando realizados regularmente têm inúmeros benefícios. Não sabe por onde começar? Compartilho com vocês 22 posturas de yoga para você aprender em 2022 e transformar sua vida!

Em sânscrito, as posturas de yoga são chamadas de asanas. As asanas afetam as glândulas, os nervos, os músculos, os ossos, todos os órgãos do corpo e a energia vital chamada de prana. Existem muitos benefícios físicos, mas o efeito mais valioso é o equilíbrio da mente. Veja aqui benefícios da Yoga para a sua vida.

As posturas pressionam e massageiam as glândulas endócrinas e, dessa forma, a segregação de hormônios no sangue é regulada. Ou seja, as emoções, os tipos de pensamentos e até a concentração são harmonizadas com esta prática milenar.

Seus efeitos terapêuticos previnem e ajudam a curar doenças e desequilíbrios tanto no corpo físico como na mente e suas emoções.

Quantas posturas de yoga existem?

Existem inúmeras posturas de yoga. A Gheranda Samhita, um manual de Hatha Yoga do século XVII, “afirma que existem tantos asanas quantas são as espécies de animais.

Segundo Gheraṇḍa, Śiva ensinou até 840.000 posturas, das quais 84 são consideradas importantes pelos yogins”, como destaca o professor Pedro Kupfer.

Se você ainda não tem intimidade com a prática, neste artigo encontrará dicas de posturas de Yoga para iniciantes.

Orientações para a prática de asanas

  • Praticar as posturas numa esteira ou tapete. Não praticar diretamente no chão frio.
  • Não praticar asanas com o estômago cheio. É indicado praticar asanas a partir de duas horas e meia depois das refeições.
  • Ajustar as posturas para respeitar os limites do seu corpo. Evitar sentir qualquer tipo de dor nas articulações.
  • Mantenha o foco nas sensações do corpo físico e na respiração natural.
  • Após as posturas, permanecer na postura do cadáver (relaxamento) durante pelo menos 6-10 minutos.
  • Durante a menstruação, gravidez e um mês após o parto, as mulheres devem descansar ou fazer práticas físicas muito suaves, de preferência meditação. Conheça 22 meditações para você fazer em 2022.
  • Se tiver dúvidas, consulte um professor. Eu estou à disposição.

Yoga é muito mais do que uma prática física ou mental. Pode ser considerado um completo estilo de vida dedicado a alcançar a libertação das amarras da mente.

22 posturas que vão transformar sua vida

A seguir, veja 22 posturas de yoga para você aprender em 2022 e transformar sua vida!

1) Tadasana

A postura da montanha trabalha as bases do corpo, a estabilidade, o contato dos pés no chão e a sensação na mente de enraizamento na realidade. Aqui você está no momento presente com uma consciência total do corpo físico. Esta é uma excelente postura para iniciar uma prática completa de Hatha Yoga.

2) Vrkasana

A postura da árvore ensina o equilíbrio para o corpo e a estabilidade para a mente. Sinta o pé como uma raiz que permite que você possa crescer em direção da luz. Permaneça 30 segundos em cada lado.

3) Garudasana

Quando praticamos a postura do pássaro também chamada de águia, distribuímos a energia vital chamada de Prana pelo corpo todo. Esta postura tem efeito energizante e emagrecedor. Pratique 30 segundos com cada perna.

4) Padahastasana A

“Pada” significa pé e “Hasta” significa mão em sânscrito. Comece levando a mão esquerda na direção do pé esquerdo e a mão direita na direção do teto. Permaneça por sete respirações longas ou por 30 segundos em cada uma das posturas.

Esta série de quatro posturas revitaliza o corpo debilitado, estimula a circulação sanguínea, tonifica os nervos da espinha dorsal e melhora a digestão. Pratique quatro vezes a série completa de quatro posturas. Permaneça 30 segundos em cada postura.

5) Padahastasana B

Em seguida, leve a mão direita na direção do pé direito por 30 segundos. Sempre olhe para cima levando a mão esquerda na direção do teto.

6) Padahastasana C

Leve as duas mãos unidas para trás da cabeça, fazendo um leve arco na coluna com o abdômen firme.

7) Padahastasana D

E por último, leve as mãos na direção dos pés e abrace as penas. Repita esta série, quatro vezes.

8) Utkatasana

A postura da cadeira fortalece os músculos, articulações e nervos das pernas. É indicada para manter a saúde dos joelhos. Pratique quatro vezes de 30 segundos.

9) Jatila Utkatasana

Jatila pode ser traduzido como intenso ou forte. A postura da cadeira intensa fortalece as articulações do tornozelo, joelho e do quadril. Uma das suas funções é preparar as pernas para a postura de meditação.

10) Malasana

A postura da guirlanda é excelente para abrir e desbloquear o quadril. Com ajuda dos cotovelos você pode separar bastante os joelhos e eliminar as toxinas das articulações do quadril.

11) Tuladandasana

A postura da linha reta é conhecida por aumentar o foco da mente e dar equilíbrio ao corpo como um todo. Esta postura também ativa o metabolismo. Pratique por 30 segundos em cada perna.

12) Matsyendrasana, o sábio Marsyendra

As torções são excelentes para a saúde da coluna vertebral. Ao praticar você cria espaço entre as vértebras, massageia os nervos sensoriais e motores, revitaliza o sistema nervoso, fortalece os pulmões e purifica os órgãos abdominais. Faça 30 segundos em cada lado.

13) Bhujaungasana

A postura da cobra mantém a coluna ágil e saudável. Alivia problemas na próstata e no fígado e tonifica os ovários e o útero. Este asana é indicado como fundamental numa prática diária.

14) Dirgha Pranama, a saudação longa

Esta postura alivia os problemas menstruais e relaxa o nervo ciático. Domina a raiva, a ira e o instinto sexual desequilibrado. Lembre de permanecer 30 segundos em cada asana.

15) Pashimotanasana ou pinza

Esta postura elimina o excesso de gordura abdominal e massageia o coração, os orgãos sexuais, o fígado, o pâncreas, os rins e as glândulas suprarrenais. É considerada uma postura fundamental na prática de asanas.

16) Dhanurasana

O arco massageia os órgãos abdominais, elimina a gordura excessiva dessa área e regula o funcionamento de ovários, fígado, rins e supra-renais. Aumenta o fogo digestivo corrigindo distúrbios gastrointestinais. No nível psíquico, controla tendências como medo, letargia e melancolia.

17) Balasana

A postura da criança alonga e relaxa a lombar e tem efeito calmante na respiração e no batimento cardíaco. Utilize esta postura como uma pequena pausa em qualquer momento durante a prática. Ela também é conhecida como energizante.

18) Tejasasana

Fortalece a tireoide e elimina problemas gástricos. Ativa a circulação sanguínea e aumenta a energia psico-física. Ativa o funcionamento da glândula pituitária e a pineal. Uma excelente postura para você incluir na sua prática diária.

19) Sarvangasana

Considerada a mãe de todas as posturas, é indicado que todos possam praticar esta joia da Yoga. Ela traz benefícios para o corpo todo, uma postura que não deve faltar na prática. Observe como o sistema nervoso se acalma, o corpo se equilibra e a mente se estabiliza nesta posição. Aqui você pode permanecer por um minuto e compensar com a próxima postura.

20) Matsyasana

Matsya significa peixe em sânscrito. Sinta a região torácica e a região dorsal se expandir. Esta asana alonga a tireoide compensando a compressão da postura anterior sarvangausana. O peixe purifica o corpo e a mente estimulando pensamentos elevados e altruístas. Pratique por 30 segundos.

21) Padmasana

A postura do lotus (padma) é utilizada para exercícios de respiração chamados de pranayama e para a meditação. Quem consegue estar confortável nesta posição se beneficia de um corpo saudável, uma coluna reta e uma mente alerta. Você pode meditar alguns minutos nesta postura ou qualquer outra que seja confortável.

22) Shavasana

A postura do cadáver combate o estresse e relaxa profundamente o sistema nervoso. É indicado praticar shavasana logo depois da prática de yoga por alguns minutos para obter uma melhor absorção dos benefícios das asanas. Pratique por oito minutos.

As pessoas que conseguem manter uma prática de yoga frequente por um longo tempo sentem uma transformação profunda e positiva no corpo, comportamentos e em suas relações.

Acontece uma conexão com seu ser mais íntimo e a vida começa a mostrar seu significado e seu brilho. O propósito do Yoga é mostrar que a mente é limitada, porém você é um ser livre de limitação.

Desejo que todos possam realizar o estado de Yoga! Namaskar!

Gunatiita

VEJA MAIS DICAS PARA 2022:

Olá, essa matéria foi útil para você?
Gunatiita

Gunatiita

Fundadora da escola UNA MEDITAÇÃO, professora de Yoga do Museu do Amanhã do RJ, idealizadora do maior evento de meditação o Rio Desperta. Saiba mais