Chakra Cardíaco: capacidade de amar e ser amado

Saiba como equilibrar o quarto chakra e tenha mais força emocional, esperança e confiança

O Chakra Cardíaco está localizado no meio do peito, na altura do coração. Sua cor é verde com tons de rosa e dourado, uma mistura suave e curadora. Corresponde ao elemento ar, e sua função principal é metabolizar a energia do amor. O poder pessoal de amar e ser amado é despertado neste chakra.

A glândula correspondente é o Timo, que tem a função de fortalecer o sistema imunológico. O tato é o sentido que corresponde diretamente a este Chakra. Sua tarefa é unir em harmonia os três chakras inferiores e os três chakras superiores, resultando em harmonia e sabedoria plena. Ele é o mediador entre o corpo e o espírito, é chamado como a porta da alma ou morada da alma.

O Chakra Cardíaco está diretamente ligado ao coração – sangue, nervos, vasos sanguíneos e sistema circulatório. Ele determina a saúde e a sua força.

Chakra Cardíaco em harmonia

O Funcionamento Harmônico deste 4º Plexo promove a visão de que as pessoas e tudo a nossa volta, são nossos semelhantes. O amor incondicional, a compaixão, a unicidade, a empatia se fazem com naturalidade e o perdão tem espaço fácil neste centro energético.

O Chakra do Coração, como também é chamado, guarda nele o poder emocional, a esperança, a confiança, a entrega, a aceitação, a inspiração, a compaixão e a habilidade de dizer sim para a vida.  Através deste centro de energia, dispomos de um grande potencial de mudanças e curas. Mas para chegarmos ao seu potencial máximo e estável, devemos antes estar com os outros seis chakras em total harmonia.

Chakra Cardíaco desequilibrado

O funcionamento falho deste chakra costuma comprometer bastante nossa alegria e o fluxo de abundância e amor. Em desequilíbrio, causa tristeza, dificuldade em perdoar, julgamentos e críticas severas relacionadas inclusive a própria pessoa. Também gera hostilidade, egocentrismo, ressentimentos, medos profundos, amarguras, incapacidade de se amar,  amar os outros e de receber amor.

Num outro extremo, quando funciona em excesso, costuma deixar a pessoa vulnerável, carente e dependente do amor do outro.

Os problemas de saúdes relacionados a este chakra são: respiratórios, cardíacos, asma, alergia, problemas nos pulmões e nas mamas, dores nas costas e nos ombros.

Como melhorar o funcionamento do Chakra do Coração

Em primeiríssimo lugar devemos voltar nossa atenção para limpar as emoções negativas como mágoas, manipulações, descrença, desconfiança na vida, mentiras, rejeição, medo de sofrer, perdas, castigos, vinganças e muito mais. Ou seja recuperar os chakras inferiores e os superiores.

Com o Chakra do Coração desequilíbrio, você pode ter dificuldades para perdoar

Para facilitar, este plano inicial devemos fazer uma limpeza energética com um bom profissional, onde a integração e potência do 4º chakra possa ser despertada. Feito isso, podemos começar um caminho de auto investigação para reconhecermos como ações, pensamentos e desejos, podem estar limitados aos nossos registros passados em relação às nossas carências. A inconsciência e a falta deste autoconhecimento está desenergizando seu centro de energia vital.

Estas experiências limitantes e passadas costumam ser reeditadas em várias áreas da vida e isso pode e deve ser mudado. O poder pessoal de amar e ser amado é despertado neste Chakra.

Bons pontos que devem ser questionados, para começarmos a autocura, é:

” Eu me amo?” ou “Porque não me sinto amado(a) por mim?”

Outras questões boas de se responder são:

  • Recebo carinho e presentes com facilidade?
  • Amo o outro mesmo que ele não concorde comigo?
  • Como me sinto em relação ao perdão?
  • Confio em mim?
  • Sou amoroso comigo e com tudo a minha volta?
  • Como me sinto em meus relacionamentos afetivos?
  • Estou muito carente?
  • Ainda estou reprimindo sentimentos e atitudes amorosas? Por quê?
  • O que pode estar se perpetuando em meu dia a dia que reconheço ser uma crença do passado?
  • Aceito com facilidade a vontade do outro? Faço só a vontade do outro e me esqueço de mim?
  • Dou carinho, atenção e respeito para as pessoas em geral? E para mim?
  • Quais sentimentos amorosos e positivos não estou nutrindo sobre mim?
  • Será que posso e me permito escolher fazer diferente? Como seria isso?
  • Tenho tido compaixão ou saio julgando tudo e todos?
  • O que estou colhendo com meu comportamento?
  • Como posso ser mais criativo nesta autoinvestigacão?

Crie suas próprias pergunta e se quiser mande para mim (você encontra meus contatos ao final do texto).

Meditação para trabalhar o chakra do coração

Após ter feito com muita honestidade este mergulho profundo em você, chega o momento de acalmar a mente, o passado, as críticas, os julgamentos e prestar atenção na respiração. Dar um espaço para o amor se revelar vindo de sua própria sabedoria inata, é providencial neste momento. Deseje que o amor se revele, até começar a senti-lo. Você é o amor!

Este deve ser um processo cauteloso e amoroso, pois entrar em contato com nossas memórias também pode ser bem desafiador. Nestes casos mais intensos, é bom que você procure um profissional para te ajudar a organizar as idéias e seguir com mais facilidade.

Fazer terapias energéticas despertam sua capacidade de amar e ser amado

A atenção plena é uma grande ferramenta de ajuste de chakras e deve ser usada sempre. Praticar os exercícios físicos da Yoga também são excelentes. Fazer terapias energéticas com frequência pode auxiliar imensamente no processo de amadurecimento das emoções e no despertar da sua capacidade de amar e ser amado. Manter a mente sob observação e controle, para se escolher os pensamentos adequados são excelentes exercícios. Fazer qualquer atividade imbuído de cultivar sementes de gentileza, é adorável e energizante.

Outra técnica que é bem recomendável para este chakra é o Ho’oponopono.  Assumir suas responsabilidades, perdoar e liberar, sempre ajudam imensamente nas questões dos traumas do passado e de como se comportar no presente.

Baseada no desenvolvimento de meu trabalho com “ Virtudes com Consciência”, sugiro que invista “no amor incondicional” por você no dia a dia, promovendo aceitação, sem exigências e julgamentos que só causam desassossego. O mundo a sua volta vai ganhar muito com seu amor-próprio recuperado e equilibrado. Esta postura interna e externa costuma produzir energia necessária para o desenvolvimento saudável de seu Chakra Cardíaco e muito mais.

Agora que você já tem estas informações preciosas, é de sua total responsabilidade o que vai fazer com elas. Nada do que foi dito aqui substitui ir ao médico ou fazer tratamentos. Muito pelo contrário, recuperar seu chakra pode acelerar qualquer um destes processos de cura.

Espero sinceramente que venha trilhar um caminho de consciência com muitas alegrias e conquistas. Que suas investigações lhes tragam conquistas maravilhosas.

Namastê ! O meu Ser reconhece o seu Ser em todo o seu esplendor !

Regina Restelli

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras, que promove autoconhecimento e expansão da consciência amorosa. Suas consultas limpam as crenças no campo energético, trazendo bem-estar e energia para autotransformação.