Leo Chioda
Por Leo ChiodaLeia em 3 min.28/01/2019 

Arcano do mês: O Mundo

A carta do Tarot inspira momento de conclusões e de recomeços significativos para fevereiro

O Mundo, quando surge em uma leitura de Tarot, pode muito bem indicar a necessária postura de conclusão de algum projeto ou negócio. Como regente de fevereiro, ela aconselha a não dar tantas voltas em torno de novas ideias, impressões ou expectativas e ir direto ao ponto — se possível, bem ao ponto final: fevereiro é o momento adequado para trilhar 2019 sem tantas pendências, sejam elas afetivas ou profissionais. 

Concluir, terminar, fechar, despachar, finalizar, arrematar e entregar são alguns dos verbos do arcano O Mundo para este momento. É propício aprimorar o que tem sido feito, mas sem tantas delongas. É tempo de terminar em vez de começar várias coisas e não acabar nenhuma.

Arcano O  Mundo

O vigésimo-primeiro arcano maior do Tarot é chamado de O Mundo por representar tudo o que existe em um determinado universo: os seres vivos, os minerais, as plantas e as forças que compõem a totalidade de um planeta. O arcano O Mundo mais antigo que se tem documentado é do baralho Visconti di Modrone, propriedade da Biblioteca de Yale, nos Estados Unidos.

Ele mostra uma cidade vista sob um arco. Acima, de uma grande coroa, emerge uma figura feminina que simboliza a alma do mundo, a deusa mãe que a tudo permeia. Por consequência, representa a soberania, a fama, a realeza, as virtudes e as musas que nos mitos são sempre retratadas como mulheres. Essa carta traz também a ideia de casa, cidade, estado, país, continente e planeta, ou seja, de conjunto de pessoas, animais, ideias e objetos. Sempre chamada de “última carta do Tarot”, O Mundo é o ápice, o estágio final e o coroamento de uma obra.

Amor fortificado

O Mundo traz uma mulher nua, símbolo da verdade e da pureza, dançando livremente, que representa a música e a harmonia dos sons e dos movimentos. Ela está dentro de uma mandorla ou círculo, que por sua vez representa a criação. Essa guirlanda, formada pela intersecção de dois círculos, é chamado de vesica piscis e alude à vagina, ao formato de um ovo e à aparência de uma semente ou um cereal, como a amêndoa, da qual deriva o termo “mandorla”. Todos esses elementos são fontes de vida, o que torna o arranjo simbólico deste arcano um dos mais positivos de todo o Tarot.

O Mundo Para comprometidos(as)

Para quem está em uma relação afetiva, O Mundo é indício de amadurecimento e de momentos de serenidade entre os compromissados. Isso ocorre em fevereiro porque a carta dá o tom de que a vida repleta de ciclos, uns positivos e outros nem tanto. Sendo assim, a consciência de que tudo passa, tanto os bons quanto os maus momentos, inspiram a aproveitar cada momento de modo sincero, transparente e cuidadoso. O Mundo é uma onda de harmonia e tranquilidade onde antes havia tempestades emocionais e grandes incertezas.

O Mundo Para solteiros(as)

Para quem está à procura de alguém, o arcano de fevereiro é favorável por colocar a pessoa solteira em relativo destaque. Em baralhos bem antigos, O Mundo é também a representação da alegoria da Fama, que pode ser interpretada como a projeção de um ideal, de uma nação ou de uma pessoa específica. Isso indica que a mulher dançando no centro, rodeada pelos quatro emblemas animais associados aos quatro elementos, é um sinal de que os solteiros estão vendo tudo e, principalmente, estão sendo vistos. As possibilidades estão abertas, mas para isso é preciso crescer e aparecer.

Para quem saiu de uma relação, O Mundo não promete retornos nem reconciliações à moda dos contos de fadas. Melhor que isso tudo, o arcano aponta para a tendência de superação gradativa das dores e dos rancores, como se a vida se encarregasse das feridas mais profundas.

Em um mês será possível ver a relação desfeita com outros olhos — novos olhos mais atentos aos erros da outra pessoa e aos nossos próprios erros, claro. Perdoar e esquecer pode ser uma espécie de mantra para este período, caso esteja ou se torne insuportável. Mas nada é à toa quando chegamos ao arcano O Mundo. O mais prudente é reconhecer a dor e lidar com ela de forma sublime, doce, respeitando o tempo dela de ir embora. E, claro, não se esquecer jamais de uma grande verdade: O Mundo dá voltas.

O Mundo aconselha a investir seriamente na manutenção da vida emocional, já que o arcano em questão simboliza independência a partir dos próprios esforços e grandeza a partir da própria autoestima. O Mundo é um lembrete de que a felicidade é feita de momentos, seja ao lado de alguém ou sozinho. Por isso é imprescindível seguir com esperança e autoconfiança.

Êxito, resultado e lucro

O Mundo também é favorável às finanças e ao cotidiano profissional. Essa carta indica conclusão certeira de empreitadas e a capacidade de atingir metas. Realização é o nome desta carta quando diz respeito a dinheiro e a trabalho, por isso é importante fazer o que a vida exige e seguir em frente como se tudo estivesse certo e bem arranjado na direção do sucesso. Lembre-se: nada foi, não é nem será à toa se chegamos ao Mundo. Cada experiência, boa ou ruim, é o que fortalece a caminhada na direção dos objetivos.

O Mundo indica segurança e estabilidade a longo prazo. É uma carta promissora para o âmbito da carreira porque indica novidades que tendem a vir depois de tomadas e concluídas certas ações. Um ciclo novo pode assustar, mas em fevereiro é possível que experiências engrandecedoras estejam na pauta, tanto a nível pessoal quanto profissional.

Novas perspectivas e notícias favoráveis estão a caminho, mas O Mundo exige também uma postura não apenas aberta como também expansiva, mais ousada e antenada com as pessoas e com o mundo. Ser ‘do mundo’ é importantíssimo quando este arcano rege o nosso mês, porque pressupõe que estejamos em dia com os acontecimentos, com as tendências e com as possibilidades — tanto de perigos quanto de bons ventos.

Os fins e os recomeços

O ano de 2019 mal começou e tanta coisa está por terminar! Mas é assim, fechando portas, que outras tantas vão se abrindo. A importância de se organizar e fazer valer cada oportunidade para darmos mais um passo na direção do sucesso são algumas das dicas que o arcano nos traz em fevereiro. Este mês, aliás, tende a ser propício para valorizar as pessoas que estiveram em nossas vidas e torcer para que as que entrarão sejam sábias, positivas e sinceras.

É assim, lidando bem com o que já foi e o que acontece agora, que o bom futuro se ladrilha. Terminar, fechar e concluir é sinal de postura confiante em tempos melhores e em uma vida melhor. E nisso o Tarot é enfático: essa nova vida, melhor a cada dia, começa agora. Conosco. A cada atitude. Amanhã é outro dia. E a vida não para.

Leo Chioda

Leo Chioda

É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor do Tarot Direto e Tarot Mensal do Personare.