Leo Chioda
Por Leo ChiodaLeia em 4 min.01/06/2018 Atualizado em 21/06/2018

ARCANO DO MÊS: O MAGO

O Tarot prevê desafios e oportunidades para junho de 2018

ARCANO DO MÊS:  O MAGO

The Tarot of Prague, de Karen Mahony e Alex Ukolov. República Tcheca: Baba Barock, 2016.

Junho é o mês em que os afetos se atraem e as intenções se estabelecem com mais clareza. E não podemos nos esquecer de que O Mago é o arcano dos interesses, sejam eles afetivos ou meramente sexuais. Assim, o mês tende a ser fértil para os flertes ou para o fortalecimento de certos laços emocionais. O pacto pode ser assinado de comum acordo entre duas pessoas, seja para uma vida ou para uma noite.

Do burburinho de uma feira de rua de rua ao palco de um show de mágica, o Mago é uma das cartas mais interessantes do Tarot. É o primeiro arcano maior numerado e representa o passo inicial da grande jornada empreendida pelo arcano O Louco.  O Mago é a carta do Tarot que fala do poder criativo, do empenho aplicado em realizar um desejo, na inspiração que nos faz levantar e agir e, acima de tudo, da vontade de ser e fazer o que queremos.

Junho é um mês favorável para focar em nossas habilidades e perseguir nossas intuições. O Mago, regente desses 30 dias,  é o arcano da habilidade, da persuasão. Sugere atenção ao que está ao seu redor e maior domínio sobre as situações e pessoas.

AS PALAVRAS TÊM MUITO PODER

O Mago é o arcano dos argumentos muito bem colocados, assim como é também o pai da sedução e da mentira. É como se neste mês fosse possível perceber com mais detalhes o quanto estão tentando nos convencer de algo ou mesmo nos enganar, porque O Mago nos confere desenvoltura para ouvir e, claro, para falar. Por isso é que junho é um dos meses de 2018 em que mais devemos zelar pelo que é ouvido e falado. As consequências tendem a ser positivas e negativas na medida em que você mantém atenção às palavras e às intenções. O Mago é a carta do Tarot que lhe inspira a ser impecável com a sua palavra. A partir deste verdadeiro cuidado você compreende situações importantes e também evita complicações. Suas palavras podem lhe salvar ou lhe condenar. Você é quem determina.

ARCANO O MAGO PEDE ATENÇÃO PARA O AGORA

Em vez de pensar no que ocorreu em 2005 ou em qualquer data futura , O Mago sabe da importância de estar aqui agora. Ele é também o arcano regente dos performers, dos atores, dos palestrantes, dos apresentadores e das figuras públicas. Saber respirar enquanto aparece e dá o recado é imprescindível para que junho seja um mês promissor aos seus ideais. Quanto mais atenção houver em sua postura, mais interessante e notada será a sua presença no mundo. Pense bem antes de se perder em pensamentos. Em vez de falar para você resolver uma coisa de cada vez, O Mago orienta a fazer todas com excelência. Estar aqui e agora, fazendo cada coisa com a devida atenção, faz de você uma pessoa mais atenta, mais rápida, mais sadia e mais sábia. Faz de você O Mago. 

RESPIRANDO FUNDO NA CORRERIA

Tarot de Paris. Século XVII. Edição de André Dimanche (1984); Tarocchi Neoclassici. 1810. Edição Lo Scarabeo (2001); Rider Smith-Waite Tarot. 1901. Edição US Games (1971)

Tudo parece raso e disperso nesses últimos tempos, não é mesmo? Mal temos tempo de ler um capítulo, que dirá um livro inteiro! Junho tende a ser um mês corrido, talvez até mais que os anteriores. O Mago influencia o ritmo acelerado com que nos expomos e com que fazemos nossas tarefas. Cumprir prazos é para poucos, mas o arcano do mês nos ajuda a fazer mágica quando o assunto é correr contra o relógio. O Mago é rápido. É uma das cartas do Tarot que melhor simbolizam agilidade e, ainda assim, bom desempenho. Mas isso acontece devido à posição em que ele se põe, sempre sabendo das suas próprias responsabilidades: controle emocional, autoestima e raciocínio bem treinado.

Quer saber a verdade? O Mago se acha! E é assim que em junho devemos agir quando for necessário: demonstrar quem somos e até que ponto sabemos, sem qualquer perigo de parecermos pedantes ou prepotentes. Reconhecer as próprias virtudes gera a necessária autoconfiança que se deve ter para encarar os desafios sabendo que eles existem para serem superados. É assim, com a devida destreza de um estrategista em praça pública, que O Mago nos inspira a manter a tranquilidade lá no fundo e lidar com o caos da maneira como ele se apresenta.

EM PERFEITO AMOR, PERFEITA CONFIANÇA

Essa frase, ouvida em filmes como Jovens Bruxas, diz respeito à noção do grupo ou do parceiro como uma extensão nossa. A ideia de perfeito amor e de perfeita confiança nos dá a percepção de comunhão com quem vivemos ou convivemos. É mais ou menos assim que as relações tendem a se estabelecer em junho: O Mago promete mundos e fundos no âmbito afetivo, embora cumpri-los seja discutível.

Junho é o mês em que os afetos se atraem e as intenções se estabelecem com mais clareza. E não podemos nos esquecer de que O Mago é o arcano dos interesses, sejam eles afetivos ou meramente sexuais. Assim, o mês tende a ser fértil para os flertes ou para o fortalecimento de certos laços emocionais. O pacto pode ser assinado de comum acordo entre duas pessoas, seja para uma vida ou para uma noite.

A FORÇA ESTÁ EM VOCÊ. E NO TRABALHO.

Não duvide do seu poder de fogo! O Mago determina que qualquer caminhada pode ser uma maratona, porque a intensidade com que as coisas tendem a ser feitas é maior do que a frequência. Sendo o arcano das performances, O Mago é um prenúncio de rompantes de criatividade e de ideias que acabam sendo mais rentáveis que um esforço ininterrupto. A destreza em negociar e fazer acordos está com você ao longo de junho, por isso é fundamental atentar seriamente à sua imagem pública e à maneira como você trata as pessoas. Se tempo é dinheiro, os outros são possíveis clientes. E é assim, pensando e agindo estrategicamente, que você firma laços importantes com pessoas influentes. A força das suas ideias e das suas relações tendem a ser determinantes neste mês e no resto do ano, porque O Mago inicia projetos promissores para o futuro não tão distante.

Para quem está sem trabalho ou procurando uma nova ocupação, o momento é de crescer e aparecer! Nada de se esconder com receio ou com vergonha, porque o mês traz à luz tanto as oportunidades quanto quem as procura. É agora que você levanta e sacode a poeira. O mundo precisa saber que você está disponível! Só assim para dar a volta por cima.

Leo Chioda

Leo Chioda

É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor da análise de Tarot Mensal do Personare.