Leo Chioda
Por Leo ChiodaLeia em 4 min.31/08/2018 

Arcano do mês: A Imperatriz

O Tarot aponta para caminhos abertos e prósperos em setembro

A Imperatriz é conhecido como o terceiro arcano maior numerado do Tarot. Sendo uma mulher coroada, empunhando um cetro e sentada em um trono, ela é símbolo de poder material, autoridade e influência. Ela é a grande regente de um império ou de uma nação, como representante das mulheres e principalmente dos interesses femininos. E é o arcano do mês de setembro de 2018.

Em diversas tradições espirituais, a chefe do clã, ou a grande mãe, se encaixa na simbologia desta carta do Tarot, justamente porque simboliza a força materna que nutre e protege o seu povo. Ela é a doadora da vida, já que é a mãe das mães. Os ciclos e os mistérios do corpo da mulher também são assuntos seus. A Imperatriz abarca a maternidade, o cuidado e a atenção aos detalhes e à beleza da vida, sendo da vida a sua principal fiel.

SETEMBRO: TEMPO DE TIRAR IDEIAS DO PAPEL

Quando A Imperatriz é sorteada como arcano do mês, a sua influência simbólica é digna de ser destacada — ainda mais sendo setembro, com a chegada da primavera. A carta mostra que este tende a ser um período marcado pela criatividade e pelo desenvolvimento sadio das ideias e das situações. Todas as prioridades podem encontrar tempo e espaço para se destacarem a contento, já que A Imperatriz é a carta dos acontecimentos possíveis e do aprimoramento contínuo de projetos importantes ou mesmo de ideias sem tanta expressão.

Mas é como se em setembro fosse possível dar atenção e, principalmente, forma a ideias que precisam de fato sair do papel.

O tempo é excelente não apenas para ver as mudanças físicas na natureza, com o retorno sistemático das flores e dos dias equilibrados, mas sobretudo pela sensação de harmonia que pode haver a partir de pequenos detalhes cotidianos. Lembre-se: A Imperatriz é a dona da casa toda.

QUEM AMA CUIDA (E FLORESCE)!

Em setembro, A Imperatriz se faz presente na postura decidida em relação ao afeto e mesmo à satisfação emocional. Isso indica que a vontade tende a ser direcionada para o prazer e para a alegria das pessoas envolvidas, sendo bem possível um equilíbrio entre as emoções e as razões.

Para quem está em uma relação afetiva, A Imperatriz aponta para possíveis momentos de reformulação da rotina a dois, sendo favoráveis as demonstrações de carinho e de cuidado com quem se ama. Neste mês, o Tarot proporciona a clara noção de que as relações mais profundas merecem atenção redobrada.

Para as pessoas que não estão em um compromisso afetivo, A Imperatriz dá indícios de autoestima bem dignificada, isto é, de momentos em que essas pessoas se sentem bonitas e confiantes para conhecer outras na mesma vibração. Não se esqueça de que A Imperatriz é fertilidade, forma, corpo, textura e sensações. Por isso que a sensualidade, as relações que começam a se fortalecer e mesmo a aposta em um convívio romântico estão na pauta de setembro.

ADAPTAÇÕES PARA CHEGAR ÀS RECOMPENSAS

No âmbito profissional, A Imperatriz é um dínamo de interesse em assuntos e projetos que vão brotar, cedo ou tarde. Há vários baralhos em que a mulher está grávida, ou seja, representa o período de maturação para algo acontecer. E é sempre o tempo certo, determinado pela natureza, cuja representante no Tarot é justamente A Imperatriz. Todos os assuntos ligados a trabalho tendem a passar por um período positivo de crescimento e adaptação ao novo, já que a cada dia as coisas mudam com rapidez.

A EXCELÊNCIA MORA NOS DETALHES

Para quem está em um emprego, a estabilidade está assegurada: A Imperatriz é um arcano de posses e de bem-estar, o que indica também um possível tédio para quem ama uma novidade. Mesmo assim, a carta chama atenção às tendências de moda e de lazer, por exemplo, para fortalecer vínculos profissionais e criar novas relações sociais. A Imperatriz dita regras, mesmo que essas regras sejam suas vontades muito bem colocadas.

Para quem procura um emprego, é hora de apostar cada vez mais no visual e caprichar na maneira como procura trabalho e como se apresenta em entrevistas, por exemplo.

O arcano de setembro rege também a boa aparência, o cuidado absoluto com a autoimagem e a credibilidade que a presença física passa. Pode até parecer um tanto fútil prestar mais atenção a esses pormenores visíveis do que aos atributos curriculares, mas A Imperatriz também influencia direta e fortemente este lado da vida: as assim chamadas ‘futilidades’: a maneira como alguém se veste, como se comporta, como se impõe e ao que se atém, por mais trivial ou desimportante que seja, é assunto para a grande mãe do Tarot. A Imperatriz é a senhora dos detalhes. Quanto maior for o cuidado com a imagem pessoal, maiores são as chances de se colocar com firmeza no mercado de trabalho.

UM CHAMADO ÀS MULHERES E ÀS MULHERES DENTRO DE CADA HOMEM

A Imperatriz convoca a todas para adotar uma postura autêntica diante da vida, apesar de todas as injustiças e dos perigos ao redor. Ela é, dentro do sistema oracular do Tarot, a carta que diz respeito à vontade suprema que pode e deve ser colocar em prática. Isso diz respeito especialmente às mulheres que lutam por seus direitos e por suas próprias vozes. Setembro é o mês mais propício para dar apoio a quem precisa e falar com clareza aquilo que sente e deseja.

Toda imposição, sendo sensata, tende a dar frutos positivos. Por isso é tempo de conceder cada vez mais atenção ao corpo, passando a aceitá-lo e a amá-lo por inteiro para haver harmonia consigo e com o mundo, independente dos problemas de cada dia. A Imperatriz é um lembrete sério e urgente de começar a fazer com que a vida dê certo, de fato.

A indicação de leitura é ‘Mulheres que correm com os lobos’, da Clarissa Pinkola Estés. Neste livro primoroso, as estórias, suas respectivas análises e o trabalho interior sugerido colocam os leitores em contato direto com o lado feminino para aprender a honrá-lo e a vivenciá-lo com beleza e verdade. Esse contato com a própria feminilidade, também inspirado pelo arcano A Imperatriz, é importante porque define e fortalece a nossa presença no mundo, que precisa cada vez mais de pessoas atentas e cuidadosas.

O PROPÓSITO QUE BROTA DO CORAÇÃO

A Imperatriz sabe falar a língua do coração. Sabe o que isso significa? Que ela sabe tomar decisões e lidar com a vida de modo emocional, como se fosse pelos sentimentos que muitas coisas se resolvem e se harmonizam. E é assim mesmo!

Em setembro, o Tarot inspira você a perceber melhor que é com gentileza e paciência, por exemplo, que as coisas acontecem com mais naturalidade e tranquilidade. Ser natural, aliás, é literalmente um trabalho para A Imperatriz: ela sabe que foi predestinada para gerir suas terras e cuidar do seu povo de modo amoroso, sincero. Há um ou mais propósitos que movem as pessoas, e é o propósito do coração que movimenta esta carta do Tarot.

Agora em setembro você pode prestar mais atenção à natureza ao seu redor: se você esquece de regar uma planta, logo ela morre. Para você pode ser triste e gerar arrependimento por não ter prestado atenção à sede dela. Mas para a natureza, a planta simplesmente muda de estado e se torna outra coisa: algo seco e sem vida aparente, mas ainda assim faz parte deste mundo. A natureza aceita tudo e se recupera, demore o tempo que for. E assim é com A Imperatriz: ela sabe que a sua natureza é uma só, independente do que ocorre ao redor dela. E ela é fiel aos seus propósitos, que é cuidar dos seus frutos, trabalhar firme e forte para tornar sua vida cada vez mais significativa. O mesmo é exigido de você em setembro.

A partir daquilo que lhe move, tome as devidas atitudes. A Imperatriz convoca o melhor que há em você. Deixe brotar e faça o mundo saber o quanto você é excelente no que faz e em quem você é!

A imagem utilizada em destaque é do Tarot de Marseille. Camoin Jodorowsky, 1998.

Leo Chioda

Leo Chioda

É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor do Tarot Direto e Tarot Mensal do Personare.