Karla Marcolino
Por Karla MarcolinoLeia em 3 min.12/09/2018 

World Inner Peace Celebration: meditação pela paz mundial

Evento acontecerá nos 6 continentes simultaneamente. Na América Latina, será realizado no Rio de Janeiro

Meditação simultânea será realizada no Brasil e em mais 5 países do mundo, um em cada continente: Moçambique, Estados Unidos, Portugal, Austrália, Filipinas, com o propósito de criar uma grande energia de mudança global através da meditação.

Meditar pode ser um caminho para encontrar a felicidade através da paz interior. Meditar em grupo potencializa a intenção, ao somar a energia de várias pessoas. Se, ao meditar focando em nossos objetivos pessoais, aumentamos nossa própria luz, ao meditar em grupo afastamos qualquer tipo de atitude individualista. Diversas pessoas em sintonia e harmonizadas são capazes de conquistar resultados tão expressivos como a paz mundial. Esse é o princípio motor do World Inner Peace Celebration, evento de meditação internacional que acontece no próximo dia 22, em seguida ao Dia Mundial da Paz, 21 de setembro, celebrado pela ONU desde 1981, e a poucas horas do equinócio que marca o início da primavera no hemisfério sul.

No Rio de Janeiro, tão necessitado deste olhar generoso, o WIPC 2018 será na Cidade das Artes. A expectativa é reunir 1500 pessoas no espaço, localizado na Barra da Tijuca. Os brasileiros se unirão, assim, a outros milhares de pessoas reunidas em eventos simultâneos organizados em mais cinco cidades dos principais continentes: Iloilo, Filipinas, na Ásia; Nova Iorque, EUA, na América do Norte; Sidney, Austrália, na Oceania; Lisboa, Portugal, na Europa; e Maputo, Moçambique, na África. Os eventos terão transmissão ao vivo pela internet, para que, mesmo à distância, todos os interessados consigam participar.

Evento de 2017

O ponto alto da celebração será a meditação guiada pelos monges budistas da tradição Theravada – a mesma seguida pelos meninos resgatados de uma caverna na Tailândia em junho deste ano – ligados ao Middle Way Meditation Institute (MMI). Mas quem participar presencialmente das seis horas de evento vivenciará muito mais. “Neste exato momento estão acontecendo muitos conflitos no mundo, muitos por razões, dimensões e religiões diferentes. Meditação é uma ferramenta para trazer todos de volta ao seu ‘eu interior’. Naquele silêncio podemos compreender que todos somos iguais por dentro, todos temos emoções como raiva, felicidade… Você fecha os olhos e vê mais semelhanças, mas quando abre os olhos vê as diferenças”, diz o monje Burin Thitakusalo, diretor-executivo do MMI, em entrevista ao Personare. O objetivo da programação, que integra ciência, cultura e espiritualidade, é unir ateus e religiosos de todas as correntes de fé e pensamento em torno de um ideal de bem comum. Estão previstas bençãos de dezesseis líderes espirituais de diversas religiões e tradições nativas; palestras de profissionais da área de saúde ligados ao bem-estar e atrações culturais, até o encerramento, às 18h30, com o Concerto pela Paz.

Um dos artistas convidados, o ator Reynaldo Gianechini será o mestre de cerimônias.  Entre os especialistas estará o médico Marcio Bomtempo, considerado o introdutor da Medicina Natural Científica (Naturologia Clínica) no Brasil e autor de mais de 80 títulos, incluindo cinco best sellers sobre o tema. Já a adesão de líderes espirituais praticamente dobrou desde a primeira edição brasileira do evento, ainda sob o nome Global Light Of Peace, no ano passado. Os dezesseis nomes já confirmados incluem representantes do budismo indiano, do movimento Hare Krishna, da umbanda, do candomblé, das igrejas católica e anglicana, das tradições indígenas e ciganas, entre outros. A programação completa foi desenhada de forma a contemplar os quatro aspectos da existência que é importante equilibrar – corpo, mente, espírito e emoções – e foi dividida em quatro módulos:

  • 13h às 14h:30 – Forum da Paz Interior (Mente) – com Gloria Sobrinho (UNIPAZ), Lorenzo Brunelli (ONU), Lumpi Tathan (Monge MMI);
  • 14h:40 às 15h:40 – Partilha da Saúde e Bem-estar (Corpo) – Dr. Márcio Bontempo e Dr. Rogério Lima;
  • 15h:45 às 16h:30 – Intervalo
  • 16h:30 às 18h:30 – Luz da Paz Interior (Espírito) – com os Líderes religiosos de diferentes tradições oferecendo suas bênçãos para a Paz no mundo;
  • 18h:30 às 18h:50 – Meditação com o Monge Tathan
  • 19h:00 às 19h:30 – Concerto da Paz (Emoções)
  • Atrações Musicais – Lila Shakti, Carlos Sauer com grupo de cantos nativos, Baque Mulher, Maestrina Ana Maria com Concertos para a Paz e a Banda OneSoul.
Karla Marcolino

Karla Marcolino

Karla Marcolino é jornalista e praticante de Yoga há mais de 10 anos. Acredita que a prática mudou sua vida. Para melhor.