Bruna Rafaele
  • Por Bruna Rafaele
  • Leia em 2 min.
  • 13/11/2012
  • Atualizado em 11/07/2018 às 14:55

Veja a crise como uma oportunidade

Aprenda a crescer ao invés de sofrer quando o relacionamento muda

Veja a crise como uma oportunidade

De repente você se sente estranho e passa a ver a outra pessoa de maneira diferente também. Parece que alguma coisa mudou, mas não sabe bem como, nem o motivo exato. A sua relação está em crise.

Esta crise pode ter sido gerada por milhões de fatores diferentes, mas o que há em comum em toda crise? A necessidade de mudança que ela traz. Sim, é necessário rever conceitos e atitudes em casal para que seja retomada a harmonia e paz entre vocês.

Manter a calma e aceitar o que o outro tem a dizer sobre vocês dois serve como grande ajuda. Mas estar realmente aberto para encarar o que você anda fazendo que não está se encaixando bem na relação não é tão fácil assim. Então, é preciso ter humildade e aceitar a opinião do seu par, ouvir e identificar o que tem atrapalhado a alegria do casal.

Você já parou para pensar que às vezes nós passamos por uma balançada para aprendermos um pouco mais sobre o que vale e o que não vale mais a pena ter na nossa vida?

Não há como fugir das mudanças que a vida nos traz e elas acontecem conosco, mesmo que nós não tenhamos consciência delas. Você provavelmente não é mais a mesma pessoa do início do seu relacionamento. Pois é, e a sua relação também passa por esse processo de mudança, o que não é ruim.

Assim como você tem a capacidade de mudar o tempo todo, mudar a sua opinião e o seu jeito de ver o mundo, a maneira como você se relaciona com as pessoas também muda. Sendo assim, você já parou para pensar que o seu parceiro pode mudar também?

O interessante de tudo isso é que todas essas mudanças ampliam em nós a nossa capacidade de nos adaptar às novas realidades, o que é muito positivo. Porque ao aumentar nossa flexibilidade, nós podemos ter uma visão muito maior do mundo a nossa volta. Então, ao invés de sofrer ao identificar que o seu relacionamento não é mais o mesmo, permita que a energia de transformação entre em sua vida amorosa e sinta-se bem vivenciando o novo:

  1. Observe se você sente necessidade de mais espaço, maior diversão ou mais cumplicidade com seu parceiro. Ele pode sentir o mesmo.
  2. Fale sobre seus sentimentos de maneira clara e precisa. Além disso, permita que seu parceiro fale sobre o que sente também.Observe se você sente necessidade de mais espaço, maior diversão ou mais cumplicidade com seu parceiro.
  3. Em momentos de crise, geralmente as pessoas explodem em raiva e ressentimento. Tente demonstrar seus sentimentos de uma maneira que seja verdadeira, mas não agressiva.
  4. Se ainda há amor, atração e vontade de estarem juntos, vocês têm tudo o que precisam para continuar a dar certo. Então, trate do assunto com ternura e entenda os ciclos que envolvem os relacionamentos amorosos.
Olá, essa matéria foi útil para você?
Bruna Rafaele

Bruna Rafaele

Psicanalista, especialista em Saúde Mental. Faz atendimentos presenciais no Rio de Janeiro e consultas online no Personare. Saiba mais