Equipe Personare
  • Por Equipe Personare
  • Leia em 2 min.
  • 11/11/2011
  • Atualizado em 27/07/2018 às 15:03

Soja preta contribui com a saúde

Grão diminiu taxas de açúcar no sangue e é boa opção para diabéticos

Soja preta contribui com a saúde

Para quem deseja adotar uma alimentação mais saudável dentro de casa, o uso da soja preta pode ser uma boa opção. O grão é um aliado contra o ganho de peso, reduz o colesterol e os riscos de doenças cardiovasculares, ajuda a aliviar os sintomas da menopausa feminina e até previne o câncer. A soja preta é rica em elementos benéficos à saúde como vitaminas, minerais e fibras.

Esse tipo de soja possui em sua casca um agente antioxidante chamado antocianina, que é o responsável por sua coloração escura. Esse elemento também pode ser encontrado no açaí, na jabuticaba e nas cascas de uvas roxas. Além de neutralizar a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, a antocianina colabora com a saúde do coração.

“Quanto maior o consumo de antioxidantes, menor será a formação do que chamamos de colesterol ruim. É ele que entope as artérias e contribui para o aparecimento das indesejáveis doenças cardiovasculares”, alerta a nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais.

Por ter mais fibras do que a soja comum, o grão preto desacelera a absorção de açúcar e carboidrato pelo organismo, diminuindo as taxas de açúcar no sangue. Por esse motivo, é uma boa opção para pacientes diabéticos. Além disso, a fibra encontrada na soja preta aumenta a sensação de saciedade e reduz o apetite, sendo recomendada para quem quer emagrecer. Ricos em cálcio, os grãos escuros também são importantes para a saúde dos ossos e dentes.

Como usar

A soja preta pode ser encontrada em dois formatos diferentes: grão e farinha. As sementes podem ser cozidas como feijão ou consumidas em saladas e sopas. Já a farinha de soja preta pode ser acrescentada a sucos ou iogurtes, ou usada para fazer bolos e pães.

Imagem: Divulgação.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais