Solange Lima
  • Por Solange Lima
  • Leia em 3 min.
  • 08/12/2017
  • Atualizado em 10/06/2020 às 20:31

Significado da cor amarelo: cor do raciocínio e do intelecto

Cor ajuda a ter foco e produtividade, além de digerir emoções negativas

Cor ajuda a ter foco e produtividade, além de digerir emoções negativas

Significado da cor amarelo: cor do raciocínio e do intelecto

A cor amarelo representa a mente e, por isso, estimula o raciocínio e o intelecto, é a tonalidade da inteligência, da sabedoria, da lógica e da razão.

Sendo assim, você deve usar a cor para aumentar a capacidade de concentração, clarear os pensamentos, organizar as ideias e trazer mais produtividade no trabalho e nos estudos.

O tom também é excelente para tarefas que exigem muito foco. Quando precisarmos estudar, por exemplo, basta visualizar a cor mentalmente através da luz ou em objetos no nosso campo de visão, para estimular a mente.

Além disso, o amarelo traz esclarecimento e discernimento, proporciona esperança, espontaneidade e originalidade.

Essa cor quente trabalha a energia do terceiro Chakra, o Plexo Solar (localizado na região do ventre e considerado o cérebro do sistema nervoso), digerindo emoções e sentimentos provenientes de medo, raiva e estresse principalmente.

Quando temos ansiedade ou estamos estressados, exageramos na comida ou perdemos o apetite, por exemplo, nossas emoções afetam diretamente essa região, que fica contaminada de energias negativas.

A cor amarelo ainda representa a energia do sol, irradiando e trazendo vida, criatividade, ideias, alegria. Em conjunto com o verde resulta na cor verde-limão, que ajuda no fortalecimento dos ossos, prevenindo a osteoporose.

As pessoas que gostam da cor amarelo tendem a ser alegres, dinâmicas, descontraídas e comunicativas, além de não gostarem do isolamento. Em geral, são agradáveis para manter relações.

Como usar a cor amarelo no dia a dia?

Para aproveitar os benefícios que o amarelo oferece, uma boa opção é consumir alimentos nesta cor, como manteiga, gema de ovo, batata doce, milho, manga, banana, abacaxi, melão, pêssego, frutas ou hortaliças de casca amarela.

Outra possibilidade é usar roupas nesta cor, que transmitem alegria, movimento, sensação de estar brilhando como o sol.

Ao colocar uma peça amarela você certamente não passará desapercebido, o que é ideal para pessoas tímidas, principalmente quando estão em locais que não conhecem ninguém e se sentem mais acuadas. A cor aproxima as pessoas.

Nos ambientes também pode ser uma cor bastante utilizada, só não é interessante aplicá-la no quarto de dormir, pois pode causar estímulo mental e fluidez de pensamentos, o que interfere no sono.

Está com dificuldade para se concentrar e precisa estudar para uma prova ou um concurso? Experimente fazer um exercício de Meditação com a cor amarela.

Basta fechar os olhos, fazer algumas respirações e mentalizar a cor no seu campo de visão, principalmente na região da mente. Coloque essa técnica em prática diariamente, durante cerca de 2 minutos antes de iniciar seus estudos.

Uma outra dica é fazer a água solarizada amarela e tomar um copo todos os dias. Veja aqui como preparar a bebida.

Apesar dos benefícios, a cor amarelo é contraindicada em casos de inflamações, diarreia, gastrite e úlcera, pois quando usado por muito tempo pode soltar o intestino.

Uma outra opção de cor seria o laranja, que traz coragem, determinação e ousadia (veja aqui outros benefícios do laranja).

A combinação do amarelo com o laranja pode ser favorável para atividades que estão na gaveta por muito tempo, por insegurança, medo ou falta de atitude ao tomar decisões.

Se for o seu caso, use as cores a seu favor para agir e correr atrás dos seus sonhos e projetos.

Para continuar refletindo sobre o tema

 

Olá, essa matéria foi útil para você?
Solange Lima

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais