Maria Cristina
Por Maria CristinaLeia em 3 min.03/07/2014 

Reduza a negatividade na sua vida

Psicologia Positiva ensina como aumentar nível de felicidade

Muitos acham que aumentar o bem-estar no dia a dia é uma utopia. Mas uma nova Psicologia – chamada de Psicologia Positiva – nos ensina que é possível aumentar nosso nível de satisfação com nossa vida. O que acontece na maioria das vezes é o chamado “Efeito Lua de Mel”. Acontece quando lemos um livro de autoajuda, vamos a um workshop ou participamos de alguma imersão. Ficamos super empolgados por um tempo, para depois logo voltarmos a nossa rotina diária. A ideia é mudar isto e deixar os níveis de felicidade mais altos e permanentes.

Barbara Frederickson criou uma fórmula para expressar como podemos ser mais felizes.

Relação positiva = (Numerador (aumentar a positividade)) / (Denominador (diminuir a negatividade))

É possível reduzir a negatividade de algumas maneiras. Diminuir nossa exposição a situações que são intoxicantes, como noticiários, jornais e mídia negativa é um ótimo começo. Isso não quer dizer viver no mundo de Pollyanna (personagem literária, famosa por ter uma visão excessivamente otimista da vida), mas sim, evitar a excessiva exposição a notícias desnecessárias para nosso crescimento.

Além disso, podemos ser grandes cobradores quando queremos. Então, deixar de criticar a si e as outros, evitar o cinismos, as mentiras e as relações que podem trazer negatividade, são outras formas de diminuir este denominador.

Mas o melhor mesmo é aumentar o numerador, ou seja, a positividade. Assim, mesmo que não consiga evitar algumas atitudes de negatividade, poderá se beneficiar de um maior bem- estar aumentando a positividade na sua vida. Para isso, há alguns facilitadores importantes. Fazer atividades físicas regulares é mais do que cuidar do corpo, significa também é cuidar da mente. Já há estudos científicos que a Meditação, por exemplo, traz grandes benefícios para nosso bem-estar e nossa qualidade de vida. Além disso, que tal se perguntar:

  • O que eu gosto de fazer?
  • O que me dá prazer?
  • O que me satisfaz?

Rituais diários

Como já foi dito anteriormente, inserir rituais no dia a dia é primordial para que façamos mudanças duradouras em nossas vidas.

  • Com qual frequência você escuta sua música favorita? Você já começou a meditar, a se exercitar?
  • E o diário de gratidão, consegue ser grato todos os dias mesmo pelas pequenas coisas?
  • Qual foi a última vez que brincou sozinho ou com uma criança?
  • Com qual frequência você se permite fazer algo prazeroso, como um cineminha, sair com amigos, dormir até mais tarde?

Essas são mudanças pequenas e que só dependem de você! Que tal fazer uma lista de todos os rituais que gostaria de inserir no seu dia e começar iniciar já? Comece com um e vá acrescentando os outros após 3 três semanas ou até acreditar que se tornou um hábito. Assim, você verá que é possível realizar tudo que deseja desde que se permita, se planeje e se comprometa com você mesmo!

Maria Cristina

Maria Cristina

É psicóloga e atende em consultório em BH e online, por Skype. Tem amor pela profissão e o desejo constante de auxiliar as pessoas a enfrentar suas crises e a buscar o autoconhecimento.