Receita de iogurte caseiro de coco sem lactose

Doce é feito com apenas 3 ingredientes e traz benefícios à flora intestinal

Todo iogurte tradicional já tem benefícios por si só, pois é fermentado. E alimentos fermentados tem a maravilhosa função de trazer bactérias boas ao nosso organismo – os probióticos -, que se ficam na nossa flora intestinal e ajudam na digestão dos alimentos. Melhor ainda é podermos comer um iogurte caseiro de coco, totalmente natural, sem nenhum traço de leite de origem animal. Em geral, o leite proveniente dos animais possui muitos hormônios além da lactose, à qual muitas pessoas são alérgicas.

O iogurte caseiro de coco é feito basicamente de polpa firme do coco verde, água de coco e probióticos. A polpa do coco pode ser obtida com feirantes ou vendedores daquela água de coco em garrafinha, que normalmente descartam o coco limpo, ou até mesmo na praia.

Receita de iogurte caseiro de coco sem lactose

Tempo de preparo: 5 minutos | Tempo de fermentação: 4 horas | Rende 6 a 8 porções

Ingredientes

  • 6 xícaras de polpa firme e macia de coco verde
  • água de coco suficiente para liquidificar a polpa, mas deixando-a cremosa (por isso recomendo colocar aos poucos até adquirir essa consistência)
  • 1 cápsula ou 1 sachê de probióticos

Modo de preparo

Certifique-se de tirar as partes marrons da polpa do coco para que o iogurte fique branquinho e sem pedaços. Bata no liquidificador com a cápsula ou o sachê de probióticos e a água de coco, adicionando-a pouco a pouco.

Depois de pronto, coloque o creme em um pote grande de vidro e tampe com uma gaze e, em seguida, com um pano de prato. Deixe fermentar por volta de 4 horas (se o clima estiver muito frio, deixe de 4 a 5 horas; se estiver muito quente, pode ser de 3 a 4 horas). Então, é só retirar a gaze e o pano de prato, tampar normalmente, guardar na geladeira e consumir. Esse iogurte dura de 3 a 4 dias.

Malu Paes Leme

Malu Paes Leme

Malu Paes Leme é Culinarista, Health and Life Coach e Autora do Livro Alimentação Inteligente - Da Teoria à Prática Email: malupaesleme@gmail.com Site: www.malupaesleme.com.br