Leo Chioda
  • Por Leo Chioda
  • Leia em 3 min.
  • 01/06/2019
  • Atualizado em 01/06/2019 às 02:04

Quatro de Ouros: arcano do mês para Capricórnio

Tarot e Astrologia juntos? Confira tendências para amor e trabalho em junho

Quatro de Ouros: arcano do mês para Capricórnio

O zodíaco também é uma roda. Alguma vez você já tinha parado para pensar nisso? O zodíaco da Astrologia é também uma representação do tempo – a mesma simbologia da Roda da Fortuna, arcano regente de  junho. Refletindo sobre isso e tendo por base o arcano do mês, sorteei uma carta específica para cada um dos signos, com o objetivo de  aprofundar as tendências para o período. A carta sorteada para Capricórnio foi o Ás de Paus.

TAROT E ASTROLOGIA JUNTOS?

É comum ver associações entre oráculos distintos como Tarot e Astrologia. Há quem leia Tarot junto com as Runas ou conforme as tendências dos astros consultando o I Ching. Mas a verdade é que cada oráculo é um sistema simbólico que funciona por si só, não dependendo jamais de um outro para funcionar devidamente.

Ainda que se façam essas associações, é preciso entender que cada sistema oracular tem suas regras e perfis de expressão das informações que fornece. Assim, uma tendência astrológica pode parecer bastante com uma tendência de um arcano.

É gratificante e até auspicioso quando um oráculo parece conversar com outro, mas é sempre importante ressaltar a autonomia de cada um deles. No caso dos arcanos para cada signo, o zodíaco serve como uma forma de categorizar as pessoas e direcionar melhor os interessados. Não que todos os capricornianos sejam iguais, sabemos que não. Mas podemos encarar cada signo solar como uma espécie de grupo de pessoas com características relativas.

Assim, além da Roda da Fortuna, arcano que rege o mês de junho em si, temos um arcano do Tarot para cada signo astrológico. Ainda que o conteúdo seja desenvolvido pensando separadamente em cada signo, as cartas funcionam independentemente da Astrologia e vice-versa.

Confira as tendências de junho para Capricórnio:

CAPRICÓRNIO – QUATRO DE OUROS

AMOR

Se você está em um relacionamento afetivo, o Quatro de Ouros é a carta do Tarot que fala de estrutura e estabilidade, mas também denota ciúme ou egoísmo de uma das partes envolvidas. A relação tende a seguir firme e forte se a possessividade não for exacerbada entre você e a pessoa amada. Procure agir de modo leve para que o convívio se mantenha em plena harmonia, como geralmente é.

Se você não está em um relacionamento amoroso, junho tende a ser o período em que fechar-se para balanço pode ser melhor do que ansiar por um namoro ou casamento a qualquer custo. Nem sempre as suas necessidades são maiores que as das outras pessoas, assim como ninguém tem a obrigação de suprir suas carências. Lide bem com as pessoas que surgem e não deposite nelas tanta responsabilidade. Cuide melhor de quem você é.

TRABALHO

Se você está trabalhando, a tendência é justamente saber guardar para si opiniões e impressões sobre os outros que poderiam acarretar problemas de convivência profissional. Quanto mais você faz o que lhe cabe e se fecha a qualquer assunto externo, melhor e maior tende a ser o seu rendimento.

Sendo uma pessoa de Capricórnio, você sabe o quanto é importante, também, poupar dinheiro. Faça isso em junho.

Se você não está trabalhando no momento, o Tarot tendencia um período de economia e, também, de reflexão sobre o que você quer ou precisa fazer em relação à carreira e o futuro. Por mais difícil que seja para você qualquer instabilidade financeira, o Quatro de Ouros inspira a ver o que sabe fazer de melhor para tentar um caminho alternativo e ganhar dinheiro de outro modo. Fique firme, porque com o tempo as coisas mudam. Para melhor.

ORIENTAÇÕES

O Quatro de Ouros é geralmente associado ao egoísmo e à avareza, e é sobre isso que o Tarot alerta você neste momento. Em vez de querer que tudo saia do seu jeito, veja o quanto é necessidade urgente e o quanto é capricho seu. Quanto menos melindre, rispidez e controle exagerado sobre as coisas e as pessoas, mais leve tende a ser o seu mês de junho. Não dê passos maiores que suas pernas. O momento é de respirar fundo e perceber que a vida funciona sem a sua pressão.

O QUE A RODA DA FORTUNA LHE CONCEDE: reflexão e poder, mas sempre levando em conta que a sua ansiedade e a sua mania de querer controlar tudo e todos pode ser o fator determinante para que as coisas saiam dos eixos. Lidar com a vida de modo mais maleável é o que o arcano regente de junho exige de você. E, sendo de Capricórnio, você sabe muito bem que não basta ter as coisas e as pessoas, mas saber mantê-las.

Releia o arcano do mês para repassar todas as diretrizes do Tarot e fazer de junho um período mais significativo.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Leo Chioda

Leo Chioda

É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor do Tarot Direto e Tarot Mensal do Personare. Saiba mais