Marcia Fervienza
  • Por Marcia Fervienza
  • Leia em 5 min.
  • 01/12/2017
  • Atualizado em 04/02/2019 às 18:18

Previsões para Capricórnio em 2018

Confira principais tendências para quem tem Sol ou ascendente no signo

Previsões para Capricórnio em 2018

Para alguns capricornianos 2018 trará desafios para lidar com novas responsabilidades, enquanto para outros o ano oferecerá a oportunidade de vencer velhas limitações. Abaixo, você encontra, com detalhes, previsões para Capricórnio, divididas por decanato. Mas o dia que um decanato inicia ou termina pode sofrer leves variações anualmente. Portanto, caso tenha nascido no dia de início ou término de um decanato, é importante consultar um astrólogo para tirar a dúvida.

No final do conteúdo, você também encontra as principais tendências para quem tem ascendente em Capricórnio.

Vale reforçar, ainda, que as previsões focam nos aspectos que o Sol (ou o ascendente) em Capricórnio viverá ao longo de 2018. Por este motivo, pode acontecer de um decanato ter trânsitos mais expressivos que outros.

Por último, lembre-se que você é muito mais do que apenas seu signo solar e ascendente. Portanto, para ter uma análise completa de como será seu ano, é preciso analisar outros aspectos de seu Mapa Astral.

Confira abaixo as previsões para seu signo e ascendente (caso não saiba seu ascendente, clique aqui e descubra gratuitamente).

Primeiro decanato – 21 de dezembro a 2 de janeiro

Os nascidos no primeiro decanato de Capricórnio, especialmente aqueles que fazem aniversário entre 22 de dezembro e 2 de janeiro (se você nasceu no dia 2 de janeiro, leia também a interpretação para o segundo decanato), estarão vivendo um trânsito de Saturno sobre seu Sol natal, que pode trazer tanto realização quanto dificuldades.

Aproximadamente 14 anos atrás, quando Saturno em Câncer fez oposição ao Sol dos capricornianos, estes nativos provavelmente passaram por um período de dificuldades e baixa vitalidade. Mas, ao mesmo tempo, aquele provavelmente foi um período de novos começos, que podem estar dando resultados agora. E tais resultados podem tanto ser positivos ou este pode ser o momento no qual você se dará conta que não foi possível e que é preciso abrir mão. Independente do caso, este é um período de imensa responsabilidade e de muito trabalho, seja para garantir o sucesso alcançado com o empreendimento ou para tentar salvar algo do que não funcionou. Por isso, tente não assumir novos projetos neste momento, a menos que estejam diretamente relacionados ao que você está fazendo.

Tente não assumir novos projetos neste momento, a menos que estejam diretamente relacionados ao que você está fazendo.

Qualquer responsabilidade adicional pode ser muito para você, inclusive em um nível físico, e acabar causando problemas de saúde (especialmente para aqueles que têm problemas cardíacos ou circulatórios).

E tente não encarar aquelas áreas da sua vida que não funcionaram como gostaria como “fracassos”: Saturno tem a ver com experiência, e a razão pela qual você não foi bem-sucedido provavelmente está relacionada à experiência que lhe faltava quando decidiu empreender tais projetos. Aprenda com a lição e guarde-a para usá-la mais para frente, quando outro trânsito se apresentar como promissor para um novo início.

Segundo decanato – 2 a 7 de janeiro

Os nascidos no segundo decanato de Capricórnio, especialmente entre 2 e 7 de janeiro (se você nasceu no dia 2 de janeiro, leia também a interpretação para o primeiro decanato. Já se você nasceu no dia 7 de janeiro, leia também a interpretação para o terceiro decanato), estão recebendo a influência positiva de Netuno em sextil ao seu Sol natal. A energia do sextil é facilitadora, ativada através dos nossos contatos e da nossa comunicação, mas que requer a sua ação para ativá-la.

O que este sextil facilita? A transcendência de padrões de pensamento e comportamento que limitam você, seu sucesso e alcance dos seus objetivos, mas que sempre foram aceitos por você. Com Netuno, nada é tão sólido nem está tão estabelecido como parecia a princípio: portanto, a dissolução de estruturas emocionais e psicológicas, mesmo as mais antigas, é possível.

Com Netuno, nada é tão sólido nem está tão estabelecido como parecia a princípio: portanto, a dissolução de estruturas emocionais e psicológicas, mesmo as mais antigas, é possível.

Dentro deste movimento de transcendência e autoconhecimento, é possível que você se perceba mais aberto ao envolvimento em práticas espirituais e religiosas que o ajudem a se conhecer melhor. Você também pode se ver mais interessado em ajudar os menos favorecidos ou em se envolver em uma causa que seja importante para você. Assim, aproveite o momento para questionar tudo aquilo que o limita e deixar velhas estruturas para trás. Nem tudo que é antigo perdeu a sua utilidade, mas muitas vezes continuamos obedecendo a padrões que foram passados de geração em geração, e que não nos servem mais, mas que nunca chegamos a questionar.

Terceiro decanato – 7 de janeiro a 20 de janeiro

Os nascidos no terceiro decanato de Capricórnio, especialmente entre 7 e 20 de janeiro, estão vivendo um sextil de Júpiter em Escorpião até novembro de 2018. Este é um período no qual estes nativos sentirão que a vida está fluindo com certa facilidade: os relacionamentos estão bem, a vida profissional está em curso… De uma forma geral, a percepção é de que basta um pouco de esforço e as coisas já caminham na direção do que você deseja. Aliás, o otimismo contagiante de Júpiter (realista, no caso do sextil) o fará sentir que seus sonhos não são tão inalcançáveis assim, o que o motivará a retomar projetos antes vistos como fora de alcance, ou a dar início a outros que pareciam impossíveis.

Como sextis falam de comunicação e relacionamentos, invista em seus relacionamentos (os novos que surgirem e os existentes) porque é provável que estas pessoas estejam em posição de ajudá-lo a realizar seus projetos e você nem saiba disso. Isto porque você está projetando uma imagem de autoconfiança e de alguém realizador, atraindo pessoas com a mesma energia para você, o que vai lhe favorecer. Aproveite o otimismo realista do momento para pensar grande e fazer planos. E abuse da sua tolerância e generosidade em relação ao mundo e aos outros: esse é um movimento excelente para atrair a mesma energia para você, o que vai aproximá-lo do lugar onde deseja estar em todas as áreas de sua vida.

Ascendente em Capricórnio

Trânsitos de Saturno cruzando o ascendente nunca são fáceis, mas costumam ser produtivos. Agora tem início um período em sua vida de amadurecimento pessoal interno. Alguns projetos estão sendo finalizados e, com isso, é preciso abrir mão daquilo que não serve mais, fazendo uma limpeza, sendo criterioso e separando o joio do trigo.

Saturno odeia perder tempo, o que significa que este é o momento de deixar ir tudo aquilo no qual você investiu nos últimos anos e até agora não progrediu. Com Saturno, é bom olhar sempre para a nossa experiência recente: se não funcionou até agora, não será insistindo ou fazendo as mesmas coisas que vai funcionar. Ou você muda a abordagem e desenvolve uma nova estratégia, ou abre mão. Porque o período que Saturno estiver passando pela sua Casa 1 (durante dois anos e meio) será um período de responsabilidades crescentes, então, não assuma nenhum projeto novo neste momento.

Você passou os últimos 14 anos com a atenção voltada para o social e para as conquistas do mundo material (enquanto Saturno transitava a parte superior do seu Mapa (entre as Casas 7 e 12), agora é hora de olhar para dentro, de autorreflexão. O que você realmente deseja? O que você precisa? O que você aprendeu sobre si mesmo através das suas interações sociais dos últimos anos? O momento é de descobrir quem você é nos seus próprios termos, independente do que recebeu de fora. E é importante fazer isso antes de entrar em um novo relacionamento: como Saturno na 1 costuma fazer nos sentirmos mais velhos e solitários, muita gente embarca em casamentos neste período, quando o ideal teria sido partir para uma autoexploração antes de decidir se doar aos outros.

Consulta com a autora

Se tiver interesse em se aprofundar nas suas previsões, agende uma consulta com a astróloga e autora deste artigo, Marcia Fervienza.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Marcia Fervienza

Marcia Fervienza

Astróloga há mais de 15 anos e psicóloga, atua como colaboradora em Astrologia para diversas revistas e possui trabalhos publicados em vários países. Oferece atendimentos astrológicos presenciais e virtuais. Saiba mais