Aline Mendes
  • Por Aline Mendes
  • Leia em 2 min.
  • 04/02/2015
  • Atualizado em 25/07/2018 às 15:42

Potenciais do Feng Shui para o lar em 2015

Dicas de harmonização valem a partir de 04/02

Potenciais do Feng Shui para o lar em 2015

Você sabia que é possível fazer previsões anuais para sua casa, com base no Feng Shui Tradicional Chinês? Na Astrologia, temos doze casas e signos zodiacais, que ao longo do ano recebem diferentes “visitantes”: os planetas. No Feng Shui, um imóvel é dividido em oito setores, cada um correspondendo a uma das oito direções da rosa dos ventos: Norte, Nordeste, Leste, Sudeste, Sul, Sudoeste, Oeste e Noroeste. Todos os anos, cada um desses setores recebe uma estrela visitante diferente.

Mas vale lembrar que o que chamamos de estrelas no Feng Shui não são corpos celestes reais, e sim potenciais energéticos, formados pela interação de diversos fatores do céu e da terra. Ao todo, são analisados os potenciais de nove diferentes estrelas, numeradas de 1 a 9.

Os cinco elementos chineses

ÁrvoreCores: verde, azul claro | Formas: linhas verticais, retângulos, cilindros | Materiais: plantas

FogoCores: vermelho, rosa forte, laranja, púrpura | Formas: triângulos, pirâmides, estrelas | Materiais: lâmpadas e velas acesas

TerraCores: amarelo, marrom, bege | Formas: quadrado, linhas horizontais | Materiais: pedras, vasos de argila e cimento

MetalCores: dourado, prateado, branco, cinza | Formas: círculos e arcos | Materiais: som de metal, cabaças

ÁguaCores: preto, azul cobalto, azul marinho | Formas: formas sinuosas e irregulares | Materiais: líquidos

Os oito setores da casa, assim como as nove estrelas, estão associados – cada um – a um dos cinco elementos chineses: Árvore, Fogo, Terra, Metal e Água (veja tabela ao lado).

ANO NOVO CHINÊS COMEÇA EM 04/02/2015

Antes de analisarmos as previsões do Feng Shui para o ano de 2015, precisamos saber que o calendário chinês é diferente do nosso. Na verdade, os chineses possuem dois calendários: um reflete os ciclos da Lua, enquanto o outro reflete os ciclos do Sol. No Feng Shui, usamos o calendário solar, cujo novo ano começa sempre no dia 3, 4 ou 5 de fevereiro. Em 2015, o ano novo chinês ocorre, no Brasil, no dia 4 de fevereiro.

A partir do centro de sua casa ou apartamento, identifique as oito direções da rosa dos ventos. Para isso, fique no centro do seu imóvel e use uma bússola – ou o seu celular, se for um smartphone – para identificar o Norte e as outras sete direções.

Depois, inspire-se na imagem abaixo para dividir a planta do seu imóvel em oito “fatias” iguais.

Agora, veja abaixo qual potencial estará em cada área da sua casa em 2015, e quais elementos são recomendados ou inadequados para cada local.

CENTRO – ESTRELA 3

A estrela presente no centro do mapa define a tônica geral do ano. A estrela 3, que ocupa o centro em 2015, está ligada à impulsividade e à competitividade. No aspecto positivo, ela estimula as pessoas a terem lucros rápidos, especialmente em trabalhos competitivos como vendas, esportes individuais e disputas legais.

No aspecto positivo, ela estimula as pessoas a terem lucros rápidos, especialmente em trabalhos competitivos como vendas, esportes individuais e disputas legais.

Caso estes dois aspectos de competitividade e impulsividade não sejam aproveitados ou bem direcionados, efeitos adversos podem ocorrer, como acidentes, brigas, roubos, perda de dinheiro em disputas ou jogo. Essas seriam manifestações nocivas da competitividade. Para evitar estes possíveis problemas, devemos usar um pouco de Fogo no centro do imóvel. Se você exerce atividades altamente competitivas, e acredita que vai se beneficiar da energia dessa estrela, pode usar, ao invés do Fogo, a Água e a Árvore, que irão estimular e dar suporte à competitividade. O Metal no centro este ano somente servirá para criar conflitos desnecessários, e a Terra, uma estagnação inadequada.

A estrela 3 está ligada à emoção da raiva. Segundo o Feng Shui, 2015 será um ano em que surgirão situações que nos obrigarão a reconhecer este sentimento e aprender a lidar com ele. De nada nos adiantará ter um acesso de fúria, tampouco engolir todos os sapos. A chave do equilíbrio está em aceitar a raiva, e deixar que ela passe.

NORTE – ESTRELA 8

Esta é uma estrela extremamente benéfica, que pode atrair fama e riqueza estável, especialmente em assuntos ligados a imóveis. Risco de problemas nos ouvidos ou rins.

Aqui se deve usar objetos com características do Fogo, combinados a um pouco de Metal, em menor quantidade. Evitar a Árvore e a Terra. A Água é permitida somente em pequena quantidade.

NORDESTE – ESTRELA 6

A estrela anual 6 favorece a autoridade e o crescimento profissional. Bom para construir uma carreira e uma boa reputação. No Nordeste, essa estrela se torna favorável para a riqueza ligada a bens imóveis.

A fase Terra é a mais adequada para dar suporte à carreira. Ela pode ser complementada com um pouco de Fogo, desde que haja Terra. Evitar a Água e a Árvore, que podem trazer perda de dinheiro, conflitos e problemas judiciais. Pequena quantidade de Metal pode estar presente.

LESTE – ESTRELA 1

O Leste recebe em 2015 a estrela 1, de natureza benéfica ligada à sabedoria, à riqueza e à fama. Essa estrela tem especial influência sobre a vida acadêmica. É um bom local para quem precisa tomar decisões, e está buscando inspiração. No Leste, a estrela 1 pode estimular a competitividade e as viagens. Há risco de aumento da agressividade, roubos e problemas no fígado.

No Leste, a estrela 1 pode estimular a competitividade e as viagens. Há risco de aumento da agressividade, roubos e problemas no fígado.

O Metal pode ser usado para estimular a riqueza e a sabedoria. Ele deve ser complementado com uma pequena quantidade de Fogo para minimizar os possíveis efeitos nocivos citados. Evitar a presença das fases Água e Árvore, que estimulariam a agressividade, e também a Terra, que sufocaria a prosperidade.

SUDESTE – ESTRELA 2

Se você permanece nesta direção da casa por longos períodos, ficará mais propenso a problemas de saúde, principalmente no aparelho digestivo. Não é um bom lugar para mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar. Os problemas podem se manifestar também nas vias respiratórias ou nos músculos. Se a porta de entrada de sua casa ou de seu escritório está nesta direção, a tendência será gastar dinheiro com problemas de saúde, ou enfrentar atrasos nos pagamentos esperados.

É muito importante ter as formas, cores e materiais do elemento Metal nessa direção em 2015. O ideal é usar uma cabaça dourada (veja imagem abaixo) ou um objeto decorativo com as mesmas características. Uma pequena quantidade de Fogo ajudará a prevenir conflitos, principalmente entre mulheres de diferentes gerações. Mas cuidado, pois o excesso de Fogo pode agravar as questões de saúde. Evite também a Terra, a Árvore e a Água.

SUL – ESTRELA 7

A estrela 7 traz potencial para intrigas e conflitos. Quando está no Sul, pode desencadear curtos-circuitos ou incêndios, e há o risco de perda de dinheiro com acidentes, roubos ou cirurgias.

A fase que deve predominar no Sul em 2015 é a Água, mas somente por meio das formas e cores dos objetos. Não use fontes, que podem resultar em perda de dinheiro. O Metal e a Terra podem estar presentes em pequena quantidade. Objetos com características de Árvore e de Fogo podem agravar os riscos do setor, e devem ser evitados.

SUDOESTE – ESTRELA 9

Esta é uma estrela muito dinâmica, que favorece acontecimentos felizes, riqueza e fama, e estimula qualquer atividade desenvolvida no local. É preciso ter cuidado com suas atitudes e intenções, já que tanto os bons quanto os maus potenciais serão aumentados. Em 2015, será um local especialmente favorável às mulheres adultas e às chefes de família.

Em 2015, será um local especialmente favorável às mulheres adultas e às chefes de família.

As fases Árvore e Fogo são adequadas no Sudoeste este ano. A fase Terra diminui os ganhos financeiros e o dinamismo. O Metal e a Água criarão conflitos, e devem ser evitados.

OESTE – ESTRELA 5

A estrela 5 pode trazer problemas sérios a qualquer setor onde se encontre. No Oeste, estes problemas tendem a se manifestar como doenças na região cabeça, pulmões ou pele, cirurgias e ferimentos por objetos metálicos. Pode ocorrer também perda de dinheiro através de roubos ou acidentes. Há também uma tendência a intoxicações alimentares, alcoolismo e intrigas.

Para harmonizar este potencial, o melhor é o som de metal suave, cadenciado, que pode vir de um piano, de um relógio de carrilhão ou de um aparelho de CD tocando música instrumental suave, de piano, harpa ou violão. Decore este cômodo com muitos objetos de tons metálicos (dourado, prateado) durante este ano. Você pode usar também um sino do tipo pin tibetano, que emite um som agradável e com longa reverberação. Se essa estrela estiver em uma porta de entrada, use este sino, também conhecido como benvindo pin (veja imagem abaixo).

Outro remédio capaz de minimizar a nocividade estrela 5 é a essência de alecrim. Ela deve ser usada preferencialmente em spray para o ambiente, ou em difusores de varetas. Não use difusores elétricos ou a vela, que estão associados ao Fogo, inadequado a este setor.

Evite a Árvore, o Fogo e a Terra, que podem estimular os potenciais desfavoráveis. A Água pode estar presente, mas em pequena quantidade.

NOROESTE – ESTRELA 4

A estrela 4 está ligada à criatividade, às conquistas acadêmicas, à beleza e ao romance. Este será um bom lugar para inspirar estudantes e artistas em 2015. Quando essa estrela está no Noroeste, pode ocorrer conflitos com autoridades e problemas judiciais, bem como problemas respiratórios e desencontros afetivos.

O uso de Água nesta direção em 2015 vai ajudar a atenuar os conflitos, bem como estimular os bons potencias da estrela 4 para o romance e a criatividade. Um toque de Fogo previne possíveis falhas decorrentes do excesso de Árvore. Evitar Terra, Metal e muita Árvore.

Que as estrelas possam lhe trazer muitas bênçãos este ano!

 

Olá, essa matéria foi útil para você?
Aline Mendes

Aline Mendes

É arquiteta e consultora de Feng Shui e Geobiologia, autora do livro "Feng Shui - Terapia de Ambientes" e representante oficial do Feng Shui Research Center no Brasil. Saiba mais