Solange Lima
  • Por Solange Lima
  • Leia em 3 min.
  • 11/01/2019
  • Atualizado em 03/02/2020 às 14:28

Como usar óleos essenciais no verão

Saiba como usar a Aromaterapia para se refrescar, evitar o ressecamento e se hidratar nos dias quentes

Como usar óleos essenciais no verão

Verão é tempo de aproveitar os dias quentes de sol. Curtir as férias na praia, na piscina, quem não gosta, não é mesmo? Usar óleos essenciais no verão pode te ajudar a aproveitar melhor a estação, seja para refrescar ou para proteger de ressecamento. Algumas opções até afastam insetos que podem trazer doenças, comuns nessa época do ano.

Como escolher os óleos essenciais no verão

Óleo essencial de hortelã-pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta é muito refrescante e traz disposição para curtir essa época do ano. A dica é colocar 120 ml de água mineral e 1 gota do óleo. Coloque em um frasco borrifador e use no ambiente ou em volta do corpo.

Óleo essencial de citronela para afastar insetos

Verão também é sinônimo de pernilongos e o cuidado deve ser redobrado por conta de doenças como dengue, zika e febre amarela. Além de todas as precauções necessárias para se proteger, uma dica é usar o óleo essencial de citronela tanto em difusor elétrico, difusor pessoal ou ainda em um repelente natural.

Óleo vegetal de coco

Você pode recorrer ao ó óleo vegetal de coco para cuidar do cabelo, que tende a ficar ressecado e opaco pelo excesso de contato com a água do mar, da piscina e da exposição ao sol.

Esse óleo é rico em vitamina E e vitamina K e possui ácido láurico, que ajuda a melhorar a saúde dos cabelos. Excelente hidratante capilar, é um óleo de rápida absorção, ajuda no brilho e maciez dos fios, pode ser usado em todos os tipos de cabelo.

Óleos essenciais para a pele

Após o banho de sol, use hidratantes a base de óleos vegetais e essenciais como a lavanda ou hortelã pimenta. Uma dica é de óleo essencial no verão é o tea tree, que pode ser usado em picadas de insetos junto com a lavanda num gel neutro ou creme. Ajudam nas micoses, brotoejas e fungos, bastante comuns nessa época do ano.

Hidratação no verão

É importante também manter-se bastante hidratado. Aproveite para fazer algumas águas aromatizadas com frutas como limão, laranja, morangos ou alguma fruta de sua preferência. Além de hidratar, são mais naturais e refrescantes.

Outra dica é fazer picolés naturais a base de frutas e especiarias, abacaxi com hortelã, gengibre com limão, melancia com gengibre são bem-vindos.

Lembre-se sempre de consultar um aromaterapeuta para lhe ajudar a escolher os óleos indicados a você e seu momento.

Os óleos essenciais têm contraindicações e cada indivíduo é único. O trabalho com Aromaterapia é muito personalizado, nem sempre o que serve para você serve para uma amiga sua, por exemplo.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Solange Lima

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais