Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Óleo essencial de Eucalipto: para que serve e propriedades

Óleo essencial de Eucalipto: para que serve e propriedades

Com aroma mentolado, substância ameniza falta de ar, asma, processos inflamatórios e ainda ajuda em problemas emocionais

O óleo essencial de eucalipto costuma ter um aroma mentolado e é eficaz no tratamento de problemas respiratórios, como falta de ar, bronquite e asma. Existem mais de 700 espécies de eucalipto, mas a substância mais conhecida é o óleo essencial de eucalipto globulus.

A seguir, vamos falar mais sobre óleo essencial de eucalipto globulus, para que serve, sobre o processo de extração, como usar o óleo essencial de eucalipto para inalação, além de propriedades da substância e contraindicações – que são muito importantes de serem observadas.

Tipos de óleo essencial de eucalipto

Na Aromaterapia, existem quatro tipos principais e mais conhecidos do óleo essencial de eucalipto. São eles: eucalipto globulus, eucalipto citriodora, eucalipto stageriana e eucalipto radiata.

A extração de óleo essencial de eucalipto, de qualquer um desses tipos, é feita por destilação a vapor das folhas frescas – ou parcialmente secas – e de galhos novos da planta.

Conforme já adiantamos, o mais conhecido é óleo essencial de eucalipto globulus, cujas árvores costumam ser perenes e altas, chegando a quase 15 metros de altura. Inclusive, as árvores coníferas, como as do eucalipto, são as mais antigas do planeta.

Óleo essencial de eucalipto globulus: para que serve

  • Não só o globulus, mas todos os tipos de óleo essencial de eucalipto são eficazes no tratamento de problemas respiratórios, como falta de ar, bronquite e asma.
  • Para isso, a recomendação é utilizar o óleo essencial de eucalipto para inalação. Veja mais orientações na sequência do texto.
  • Eles também são indicados para melhorar dores musculares e de garganta, processos inflamatórios e má circulação, além de prevenir contra picadas de mosquitos.
  • Na vida emocional, o óleo essencial de eucalipto diminui a ansiedade, a carência afetiva e o sentimento de abandono.
  • O óleo essencial de eucalipto globulus também pode ser usado também na limpeza da casa.

Como usar o óleo essencial de eucalipto

A seguir, veja indicações para cada um dos quatro tipos de óleo de eucalipto.

Eucalipto Globulus

É um óleo que aquece e possui um aroma fresco e mentolado.

Suas principais propriedades são: analgésico, antisséptico, antibacteriano, antiespasmódico, antiviral, expectorante e antitérmico.

No físico:

  • É excelente para estados de gripe, sinusite, rinite, bronquite, pneumonia, dor de garganta, asma e otite.
  • Para ajudar nos processos respiratórios, pingue 5 gotas do óleo no difusor elétrico ou réchaud, e deixe no ambiente.
  • Podemos usar também o óleo essencial de eucalipto para inalação: pingue 1 gota no inalador que costume utilizar.
  • Também é indicado para amenizar dores musculares, artrite, má circulação e até celulite, pois aquece as regiões doloridas e é anti-inflamatório.
  • Para recorrer aos benefícios, para cada 30 ml de creme neutro, misture 6 gotas do óleo essencial e utilize nas regiões doloridas ou para ativar a circulação.

No emocional:

  • Ajuda as pessoas que se encontram sem rumo ou foco, traz direcionamento, determinação e ajuda a encontrar o caminho certo.
  • O óleo essencial de eucalipto também aumenta a concentração no trabalho e estimula o raciocínio, principalmente se for utilizado com o óleo essencial de limão.
  • Utilize no difusor elétrico ou réchaud 5 gotas com um pouco de água ou 2 gotas no difusor pessoal.

Nos ambientes:

  • Purifica e limpa os locais de energias negativas.
  • Basta pingar de 5 a 10 gotas para 500 ml de água, em um balde. Depois limpe os pisos e os banheiros com essa mistura.

Eucalipto Citriodora

É excelente para limpeza em geral e para repelir os insetos, principalmente baratas e traças. Possui um aroma muito forte e marcante, e geralmente é utilizado em saunas. Mas o odor pode não agradar algumas pessoas.

Suas principais propriedades são: anti-infeccioso, analgésico, desodorizante, anti-inflamatório, antiviral e antibacteriano.

No físico:

  • É relaxante e sedativo, ajuda em processos inflamatórios, nevralgias, tensão muscular, dores da coluna cervical e torácica, e cistite.
  • Pingue de 5 a 10 gotas do óleo em uma gaze grande ou fralda de pano, com um pouco de álcool de cereais. Depois envolva a região durante 10 minutos.

No emocional:

  • É excelente para ansiedade, estresse e estados depressivos. Utilize 2 gotas no difusor pessoal diariamente.

Nos ambientes:

  • Como o óleo é antibactericida, ele limpa a casa, prevenindo o aparecimento de bactérias, micróbios e fungos.
  • Para limpeza física da casa, misture 10 gotas do óleo essencial de eucalipto citriodora e 10 gotas do óleo essencial de citronela, para 1 litro de água, em um balde.
  • Depois passe nos pisos da sala, cozinha, banheiros e áreas externas.

Eucalipto Stageriana

Esse óleo pode ser usado por idosos e crianças acima de 7 anos, por ter um aroma mais suave. Ajuda a acalmar e é revigorante mental. 

Suas principais propriedades são: antiespasmódico, antiviral, antibacteriano e antirreumático.

No físico:

  • Ajuda nos problemas respiratórios, principalmente nos casos de falta de ar, bronquite e asma.
  • Utilize 5 gotas do óleo no difusor pessoal ou réchaud, com um pouco de água, ou pingue 2 gotas no difusor pessoal diariamente.

No emocional:

  • Ameniza a carência afetiva, o sentimento de abandono, rejeição e solidão.
  • Nesses casos, faça um creme de 30 ml com 2 gotas do óleo essencial de eucalipto stageriana e 3 gotas do óleo essencial de Manjerona.
  • Depois, passe a mistura na sola dos pés todas as noites antes de dormir.

Eucalipto Radiata

Possui forte ação na parte respiratória, melhorando os problemas dessa natureza. É um óleo mais difícil de ser encontrado. Nesses casos, a versão vibracional do óleo pode ser usada como substituição.

Suas principais propriedades são: antisséptico, antibacteriano, antiviral e anti-inflamatório.

No físico:

  • É indicado para sinusites, alergias, rinites e pessoas que sofrem com mudanças de ambiente e temperaturas, em caso de fungos e ácaros.
  • Trabalha o sistema imunológico na prevenção de viroses.
  • Utilize 5 gotas no difusor pessoal ou réchaud, com um pouco de água, ou pingue 2 gotas no difusor pessoal diariamente.

No emocional:

  • Ameniza a insegurança, despolui a mente de pensamentos obsessivos e emoções, faz uma faxina mental e ajuda a pessoa a assumir posturas perante a vida.

Dicas e contraindicações do óleo essencial de eucalipto

A Aromaterapia e, em especial, o óleo de eucalipto, é uma aliada importante e eficaz no combate a muitas doenças e problemas emocionais, como pudemos ver. Mas, em caso de dúvidas, consulte sempre um aromaterapeuta para orientações com relação aos óleos essenciais e vibracionais.

No entanto, o uso do óleo essencial de eucalipto não é indicado para pessoas em tratamentos homeopáticos e crianças com menos de três anos.

Nesses casos, os responsáveis pelos pequenos podem optar pelos óleos vibracionais de eucalipto, que possuem os mesmos efeitos benéficos dos óleos essenciais, mas que são os únicos que podem ser ingeridos com segurança e sem contraindicações.

Vale reforçar que os óleos vibracionais são mais diluídos e, consequentemente, mais sutis, porque utilizam menor quantidade de óleo essencial puro – mas com a melhor qualidade terapêutica. Isso traz maior eficácia, elevando nossa frequência vibracional e, por essa razão, não tem contraindicação.

Lembre-se: somente a Aromaterapia Vibracional pode ser usada na ingestão de alimentos com segurança e sem contraindicações.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Solange Lima

Solange Lima

Terapeuta integrativa e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia e Reiki. Realiza atendimentos online. Saiba mais