O que significa sonhar com nó?

Estagnação ou necessidade de se proteger do mal são possíveis interpretações. Saiba mais significados

Sonhar com nó pode sugerir uma condição de concentração de energia. Seja um entrelaçamento em uma corda ou cadarço ou até a dificuldade de caminhar diante de uma situação, o fato é que o nó representa a sensação de se sentir preso e estagnado. Outra explicação para o sonho é uma possível fixação por uma pessoa ou meta, o que deixa o sonhador sem condições de se desvencilhar.

Confira a seguir mais detalhes para ajudar a entender melhor o que sonhou.

REFLITA SOBRE O CONTEXTO DE SONHAR COM NÓ

  • Você está preso numa corda, fio ou outro objeto a partir do nó que ele lhe enlaça?
  • Você é quem dá o nó em alguém ou sofre a ação de ser aprisionado por alguém ou numa situação qualquer?
  • É um “nó cego” ou você o desata facilmente?
  • Você desiste ou se rebela por estar neste nó?
  • Qual a parte de seu corpo está presa?
  • Você corta o nó ou encontra outra solução para desvencilhar-se do mesmo?

REFLITA SOBRE O QUE O INCONSCIENTE PODE ESTAR SINALIZANDO AO SONHAR COM NÓ

  • Depara-se com uma situação, tema ou relação em que está difícil encontrar uma solução ou muda-la?
  • Percebe que você está muito concentrado em algo ou alguém e isso está tirando a sua energia? Você nota que está obcecado por esse algo ou alguém?
  • Você tem clareza a respeito do estágio em que se encontra em termos pessoais, profissionais ou psicológico?
  • Você está objetivando alcançar um novo nível de maturidade e de autoconhecimento – e identifica quais aqueles hábitos, medos e crenças estão te travando?
  • Está preocupado em ser alvo de uma injustiça, de uma energia ruim, de uma situação perigosa, tal como um assalto?
  • Encontra-se até mesmo bastante supersticioso ao encontrar meios e rituais que possam lhe proteger psiquicamente?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com nó:

SONHAR QUE ESTÁ PRESO EM ALGUM NÓ

Estando preso em algum objeto que lhe dá um nó, isso pode representar que se encontra numa fase ou situação em que se sente aprisionado ou muito concentrado em algo. E sente dificuldade de ver algo além disso, de encontrar uma solução, de se libertar desse problema.

SONHAR QUE VOCÊ MESMO SE PRENDE EM UM NÓ

Se é você mesmo quem acaba lhe dando o nó, pode ser que você esteja diretamente envolvido num processo de autorepressão e autossabotagem.

SONHAR QUE ALGUÉM LHE PRENDE EM UM NÓ

Se você sofre a ação de ser aprisionado por alguém, valerá a pena verificar em você comportamentos e hábitos que são bem notórios no jeito de ser dessa pessoa que o ata no nó. E o quanto tais atitudes podem estar lhe atrapalhando na vida atualmente ou para lidar com alguma situação. Esse olhar interpretativo também vale para o fato de você estar dando um nó em alguém: ou seja, você pode estar impedindo que certas características (as quais são marcantes na personalidade dessa pessoa) sejam expressadas por você nesta fase em que se encontra.

SONHAR QUE ESTÁ PRESO EM UM NÓ CEGO

Caso seja um “nó cego”, isso pode indicar o quanto realmente se sente bloqueado e travado em alguma situação ou relação. E se você o desata com facilidade, pode ser que a solução seja encontrada em breve por você ou já está consciente e aplicando-a.

SONHAR QUE REAGE AO NÓ

A sua atitude diante do nó também pode ser reveladora para caracterizar a sua maneira de estar reagindo a uma situação ou tema em que se sente aprisionado ou muito concentrado. Se desiste ou se rebela, por exemplo, pode assim que se encontra diante dessas circunstâncias e questões em que se concentra. Se encara com maturidade e busca no sonho a solução, isso reflete na sua vida cotidiana.

SONHAR QUE UMA PARTE ESPECÍFICA DO CORPO ESTÁ PRESA

Além disso, se uma parte específica do seu corpo está sob efeito do nó, ela pode ser muito importante no sentido de detectar o que em você está travado. Por exemplo, se são as mãos, você pode estar bloqueado no que tange a trabalhar, produzir, fazer o que precisa ser feito. Se são as pernas, você pode estar com problemas de seguir determinado caminho, ir para certa direção, se movimentar no rumo dos seus objetivos.

ALCANÇANDO NOVOS NÍVEIS

É interessante perceber uma representação simbólica que o Dicionário de Símbolos nos revela: “O nó é também o do bambu chinês, cuja sucessão vertical marca uma hierarquia de estados ao longo do eixo céu-terra, muito semelhante à dos chakras tântricos (como o bambu de nove nós dos taoístas). Trespassar os nós é aliás uma das experiências essenciais da realização iogue” (página 637).

Em outras palavras, um nó pode representar um estágio a ser superado, a fim de alcançar um novo nível de consciência, de maturidade e de autoconhecimento.

SIGNIFICADOS DE SONHAR COM NÓ EM ALGUMAS RELIGIÕES

É válido lembrar da expressão “tá amarrado”, que se alastrou na sociedade a partir do que algumas igrejas evangélicas implementaram, sendo encarada como uma forma de impedir que espíritos do mal influenciem nossas vidas. Além disso, é uma prática semelhante à da tradição islâmica, na qual o nó aparece como símbolo de proteção. Para conjurar o mau-olhado, os árabes davam nós nas suas barbas.

Sendo assim, o nó também é uma estrutura simbólica que representa a tentativa de impedir que algo ruim nos aconteça.

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.