O que significa sonhar com jacaré?

Entenda como esse simbolismo pode ser um alerta para mudar comportamentos arraigados | Glossário Personare

O que significa sonhar com jacaré?

Sonhar com jacaré pode representar para o sonhador a necessidade de identificar padrões de comportamentos (hábitos, vícios, crenças e valores) herdados de pais e avós. O inconsciente, ao fazer com que sonhemos com o réptil, pode querer mostrar que certas atitudes e escolhas precisam ser deixadas de lado para que uma mudança ocorra em nossas vidas. Abaixo, você confere detalhes que poderão ajudar a entender melhor sobre o que sonhou.

REFLITA SOBRE O CONTEXTO DE SONHAR COM JACARÉ

  • Como você reage ao jacaré que aparece no sonho? Encara com atenção, reconhecendo o perigo, mas tem coragem de lidar com ele? Ou foge?
  • O jacaré aparece em que cenário? Existem outras pessoas nesse contexto? Quem são?
  • Os jacarés estão agitados, bravos e se movimentando ameaçadoramente? Ou estão simplesmente agindo de forma natural, com a boca fechada, sem enaltecer o terror?

REFLITA SOBRE O QUE INCONSCIENTE PODE ESTAR SINALIZANDO NO SONHO COM JACARÉ

  • Percebe que estão ressurgindo ou vindo à tona emoções, sentimentos, desejos e sonhos que há muito tempo pareciam adormecidos, escondidos e até mesmo reprimidos?
  • Está se conscientizando de determinados padrões de comportamento (hábitos, vícios, crenças e valores) que têm estreita conexão com o que aprendeu, viu ou herdou de seus pais e avós?
  • Nota o quanto será importante se desvincular dessas reações emocionais e comportamentais, bem como visão a respeito de si e da vida, para entrar numa nova fase?
  • Encontra-se motivado a investigar a si mesmo e se envolver no aprendizado de certos conhecimentos ocultos, psicológicos, emocionais, oníricos e esotéricos?
  • Tem consciência de que está numa fase confusa, até mesmo caótica, em função de deixar um ciclo e iniciar outro diferente, alcançado um novo nível e estágio existencial?
  • Está com coragem para enfrentar o novo, para criar novos hábitos e amadurecer na vida?

Conheça as possíveis aplicações de se sonhar com jacaré:

SONHAR QUE ENFRENTA O JACARÉ

Se você reage ao jacaré que aparece em seu sonho com atenção, reconhecendo o perigo, mas tem a coragem de lidar com ele, isso tende a refletir na sua postura no dia a dia de se envolver conscientemente nessa mudança de ciclo e amadurecimento.

SONHAR QUE FOGE DO JACARÉ

Por outro lado, se foge e evita explicitamente ver e lidar com o réptil, talvez esteja com dificuldades de passar por essa fase de transição em sua vida e nem queira reconhecer o quanto será importante amadurecer e se desapegar do passado.

Pode ser que o cenário do sonho em que o crocodilo aparece retrate bem a área da vida em que sua existência está mais escancaradamente passando por mudanças, as quais podem ser marcadas por confusão e uma sensação de caos.

SONHAR QUE PESSOAS ESTÃO NO CENÁRIO COM JACARÉ

As pessoas que estão ali na cena onírica do jacaré podem evidenciar as características das quais precisa se desapegar ou deixar no passado. Por exemplo, se é o pai, talvez indique que certos valores, reações e padrões comportamentais que o seu pai tinha de modo notório precisam ser superados.

SONHAR QUE O JACARÉ ESTÁ AGITADO

Caso os répteis estejam agitados, bravos e se movimentando ameaçadoramente, pode ser que certas emoções e reações comportamentais venham à tona em você ou nas pessoas ao seu redor de uma maneira bem caótica, forte e impactante. Assimile, digira bem o que elas podem representar em termos de superação, desapego e mudança para um novo nível de expressão madura de suas emoções, sentimentos e conhecimentos.

SONHAR QUE O JACARÉ AGE NATURALMENTE

Na hipótese de o jacaré estar em um movimento mais tranquilo, de boca fechada e sem enaltecer o terror, isso talvez indique que o processo pelo qual você está passando – de conscientização, superação de crenças e amadurecimento – seja menos caótico e ameaçador à sua segurança.

LIGAÇÃO COM O INCONSCIENTE

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.

O jacaré, enquanto símbolo, é considerado “uma divindade noturna e lunar, senhor das águas primevas. E para os Pueblo-mistecas e os Astecas do antigo México, a terra nasceu de um jacaré, que vivia no mar original.” (Dicionário dos Símbolos, pg 305). Isso representa sua estreita ligação com o inconsciente (águas primevas, mar original).

É um símbolo de riquíssima representatividade quando surge em nossos sonhos. O réptil é um sinalizador de que emoções e conteúdos psíquicos há muito ocultos, inconscientes ou reprimidos estão vindo à tona.

COMO VOCÊ ENCARA SEUS DESAFIOS?

Em termos psicológicos, esse jacaré reflete um grande desafio ao sonhador, tal como se vivia nos ritos de iniciação. Quando uma pessoa fazia uma transição em sua vida, como a passagem da infância para a adolescência ou da adolescência para a vida adulta, esse rito iniciático demarcava uma mudança de nível, um novo estágio existencial.

Por isso, quando se sonha com o réptil, é muito provável que a pessoa esteja passando por um processo muito belo de conscientização e amadurecimento. É preciso coragem e desprendimento para enfrentar as novas experiências (desta nova etapa de sua vida) e para deixar certos hábitos, valores e crenças para trás.

O DESAPEGO ATRAVÉS DA FORÇA

O jacaré é considerado um animal psicopompo (ou seja, um guia que norteia quanto a um símbolo ou sentido). No antigo Egito, inclusive, os defuntos, por vezes, eram representados sob a forma desse animal. Isso retrata a sua força simbólica como um reflexo dessa viagem a um novo nível de consciência para o sonhador. Desapegar-se do passado, da maneira como se via, do modo como a sociedade o julgava, da imagem que a família tinha a seu respeito não é um processo tão fácil assim. Mas que vale a pena viver…

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.