Yubertson Miranda
  • Por Yubertson Miranda
  • Leia em 3 min.
  • 08/11/2016
  • Atualizado em 02/03/2020 às 20:05

O que significa sonhar com gato?

Entenda significados de sonhos com gato filhote ou adulto, medo de gato, muitos gatos e mais | Glossário Personare

O que significa sonhar com gato?

Sonhar com gato pode indicar a necessidade de abrir a mente para conseguir enxergar novas possibilidades em caminhos diferentes. A nível simbólico, o felino pode representar a amplificação de um lado mais sagaz e engenhoso.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com gato

  • Como é sua interação com o gato?
  • Você fica fascinado ou temeroso desse contato no sonho?
  • O gato é pequeno, normal ou grande?
  • É filhote ou adulto?
  • O gato está sozinho ou em bando?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com gato

  • Como você tem se protegido de possíveis energias negativas? Tem feito algum ritual de limpeza energética ou considera que o descanso acima da média nesta época será importante?
  • Tem sentido mais disposição para ir atrás de seus objetivos, com uma atitude mais focada e ao mesmo tempo aberta às oportunidades diante dos desafios?
  • Está com vontade de alcançar mais independência e autonomia?
  • Reconhece a importância de fazer mistério, guardar alguns segredos e não revelar suas intenções nem ambições, a fim de conseguir realizar seus desejos?
  • Está com receio de vivenciar alguma situação ruim, ou seja, de ser alvo do azar em uma experiência que tem experimentado ou para a qual tem se direcionado? Quais as melhores maneiras que você considera para se proteger das energias que considera negativas e continuar na maré de sorte?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com gato:

Sonhar que não se aproxima do gato

A atitude do sonhador no sonho tende a revelar o modo como a pessoa vem se comportando (ou poderá mais naturalmente se comportar) no dia a dia. Portanto, a reação do ego-onírico (nós mesmos, mas em um sonho) diante do gato poderá revelar a tendência mais provável de se ter diante do que esse simbolismo representa. Assim, se você teve uma postura mais aversiva em relação ao gato, será que não está com preconceitos ou resistência quanto a desenvolver um ritual de proteção diante de pessoas e ambientes que podem te influenciar negativamente? Ou será que não está com receio de enfrentar os desafios que lhe permitirão ter mais independência, tal como não aceitando uma tarefa profissional em que precisará assumir a liderança e a iniciativa de cumpri-la com sagacidade e flexibilidade?

Sonhar que interage positivamente com o gato

Caso esteja interagindo de forma positiva com o gato no sonho, isso pode indicar que há em você o potencial para fazer uso dos segredos e da atenção concentrada e multifocada, bem como da esperteza, para atingir seus fins.

Sonhar com um gato filhote

Se o gato é um filhote, pode ser que ainda precise desenvolver melhor esses atributos associados a tal animal em seu dia a dia.

Sonhar com um gato adulto

Se é um adulto, pode ser que você já tenha maturidade para expressar essas características de maneira consciente e sábia.

Sonhar com o tamanho do gato

O tamanho dele pode indicar até que ponto você está valorizando demais (muito grande) o medo de ser influenciado pelas energias mais densas e negativas, ou subestimando (muito pequeno) o poder delas.

Além disso, pode ser que o tamanho desproporcional revele a tendência a estar considerando essa fase de muita sorte ou azar. E todos os excessos merecem ser percebidos com equilíbrio, não se deixando levar por uma vitimização azarenta nem por uma confiança exagerada. Esteja atento, seja inteligente e aja com economia de energia: descanse bastante para que quando a oportunidade surja, você tenha a vitalidade e a disposição necessárias para dar saltos surpreendentes e sagazes na vida.

Sonhar com vários gatos

Quando o gato aparece em bando no sonho, pode indicar a importância de você prestar mais atenção a mais de uma característica de sua personalidade que necessita de maiores cuidados “higiênicos”. Como assim? De prestar mais atenção sobre como pode “limpar” a expressão negativa de certos comportamentos, tais como dormir em excesso por preguiça ou preferir permanecer na sua zona de conforto, ou o oposto. Isto é, de precisar descansar mais porque várias atitudes, tais como impaciência, irritação e agressividade, estão gerando uma negatividade em sua vida – o que poderia ser evitado, reduzido, transmutado através desse repouso benéfico.

Figura sagrada

Logo ao falar desses felinos, a imagem da deusa egípcia Bastet, uma mulher com cabeça de gato, vem à mente. E ela é a deusa protetora e benfeitora dos homens. “A força e a agilidade do felino, postas a serviço do homem por uma deusa tutelar, ajudam-no a triunfar sobre seus inimigos ocultos”, escrevem Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, em seu Dicionário de Símbolos, Editora José Olympio, página 462. Tanto que o gato era considerado um animal sagrado no Egito.

Algo sagrado é algo que nos protege do mal. É interessante notar essa perspectiva cultural com o hábito dos gatos de serem muito higiênicos – o que retrata, simbolicamente, o potencial para a limpeza interna.

Necessidade de limpeza interna

Ao mesmo tempo, os gatos são excelentes caçadores, tanto que “limpavam” os ambientes urbanos (ruas, residências e até mesmo navios) e os depósitos que armazenavam cereais, afastando roedores.

Em outras palavras, há uma forte ligação dos gatos com a questão da limpeza, tanto que são considerados grandes transmutadores de energias mais densas e pesadas.

há uma forte ligação dos gatos com a questão da limpeza, tanto que são considerados grandes transmutadores de energias mais densas e pesadas.

Daí a possibilidade de a pessoa que sonha com esses animais provavelmente estar em uma fase em que é necessário ela se cuidar melhor e selecionar bem as companhias e os ambientes, a fim de não se deixar influenciar por emoções e pensamentos negativos. Também é importante descansar muito para recuperar a vitalidade (os gatos têm um método de conservação de energia ao dormir por uma quantidade de horas por dia – cerca de 18 horas – bem maior que a média da maioria dos animais).

Expansão da percepção

Claro que essa habilidade de caçar que o gato possui também pode indicar, simbolicamente falando, uma predisposição da pessoa a agir com mais autoconfiança na busca por seus objetivos, além de ter foco e capacidade de alcançar metas. E, assim, alcançar um novo nível de independência. Não por acaso os gatos costumam ter uma personalidade independente.

Além da determinação para atingir certos objetivos, a pessoa tem condições de manter uma percepção ampla do que está ao seu redor. Afinal, os músculos da orelha dos gatos são tantos que lhe conferem uma audição direcional. É um atributo que, a nível simbólico, tende a indicar uma atenção multifocada, uma abertura às oportunidades e uma atenção aos possíveis perigos (leia-se desafios) que tendem a ocorrer, a fim de que a pessoa se posicione com flexibilidade, sagacidade e engenhosidade diante dos mesmos.

Gato preto dá azar?

Já o aspecto negativo ligado a este felino tem muito a ver com o misticismo em torno do gato preto, que é considerado símbolo de azar. Talvez por causa de uma herança da Idade Média, na qual os gatos foram associados à possessão por maus espíritos, uma vez que as pessoas acusadas de magia e bruxaria nesta época eram queimadas junto com esses animais.

Seja qual for a polaridade que se evidencia nos gatos, é fato que cada uma delas (a negativa e a positiva) é “colorida” por uma forte tonalidade de mistério. Esse atributo do mistério pode ser bem observado no hábito que esse felino tem de enterrar sua urina e suas fezes como uma estratégia para esconder seu cheiro e evitar ser percebido por algum predador.

Nossos especialistas

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

 

Olá, essa matéria foi útil para você?
Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare. Saiba mais