O que significa sonhar com escola?

É momento de novos desafios, mudanças na vida social e revisão de valores pessoais | Glossário Personare

Por ser um local de estudo, simbolicamente, sonhar com escola pode indicar uma fase em que a pessoa está se sentindo pressionada pela vida a superar desafios. O objetivo, então, é ganhar conhecimento e estar preparado para uma nova etapa. Por exemplo: depois do ensino fundamental, vem o ensino médio; depois da escola, vem a faculdade ou as escolas técnicas; depois mestrado, doutorado, pós-doutorado, etc.

Muitas vezes, sonhar com escola tem muito a ver – em termos psicológicos – com um momento intenso, em que estamos conscientemente passando por testes e provas. Inclusive, isso pode estar acontecendo literalmente, com a aproximação de um concurso ou uma entrevista de emprego.

Além disso, na sociedade, a escola desempenha uma importante função de socialização. É ali que entramos em contato e nos relacionamos com um número elevado de pessoas, muito maior que o nosso círculo familiar. Desse modo, sonhar com escola pode ter este link com uma fase de mais abertura para a vida social ou não – a depender do contexto desse sonho. Mas o tema dos relacionamentos sociais está presente.

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.

E por fim, como a escola também exerce o papel de transmitir valores e cultura, esse tipo de sonho também indica uma necessidade maior de conscientização sobre os próprios valores, sobre o que é importante em sua vida e na cultura a qual pertence.

No entanto, se uma pessoa adulta sonha com a época do colégio, não é a mesma coisa que um adolescente sonhar com uma faculdade. Esses detalhes serão tratados mais abaixo.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Onde você está no sonho: no maternal, ensino fundamental, médio ou superior? Você já estudou nesse local ou nunca esteve nessa escola? Como é a sua interação com os professores, colegas e funcionários dessa escola?

Você está disperso ou concentrado nas lições em sala de aula?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  1. Você está numa fase em que se sente bastante testado pelos desafios da vida?
  2. Vai prestar vestibular, fazer alguma prova, entrevista ou teste? Encontra-se preparado e com disposição para estudar muito?
  3. Está lidando com algum tema, relação ou questão e sente que precisa se conhecer melhor, saber mais a respeito dessa situação, a fim de demonstrar que aprendeu a lição?
  4. Por acaso, você consegue conectar a atual conjuntura com a época em que estava na escola ou na faculdade? A realidade é similar? Como você se comportava naquele período e como está agora? O que precisa aprender ou reaprender para lidar bem com os desafios atuais?
  5. Encontra-se com receptividade para se relacionar, interagir com as pessoas, participar de algum grupo (virtual ou presencial)? Como está a sua convivência em grupo? É incômodo para você ou natural e prazeroso?
  6. Está conhecendo uma nova cultura? Ainda precisa de mais experiências para realmente absorver determinados valores?
  7. Tem se mostrado educado em seus relacionamentos ou preconceituoso?

Possíveis aplicações:

No sonho, você está no maternal, no ensino fundamental, médio ou superior?

Se está em uma série acima da que deveria, pode ser que você esteja se cobrando muito ou que a vida esteja te exigindo um amadurecimento precoce. Provavelmente, a busca para alcançar um nível superior em alguma esfera da sua vida deve estar intensa ou existe uma abundância de oportunidades que te levarão ao crescimento.

Coaching reprograma mente e ajuda a atingir objetivos

Caso seja um adulto e não estude mais

Sonhar com a sua antiga escola ou faculdade pode indicar que você está regredindo no seu comportamento, com atitudes de adolescente e imaturas, inadequadas para a atual fase da sua vida. Por outro lado, pode ser que precise relembrar aprendizados que teve no passado e que poderão ser úteis no presente. Por exemplo, se sofreu bullying ou foi preconceituoso com algumas pessoas na época do colégio, como pode agir diferente agora, com mais maturidade? Talvez este seja o teste deste momento.

Você tem medo de amadurecer?

No sonho, a sua relação com as pessoas da escola pode retratar a maneira como vem agindo em suas interações sociais na vida.

Se essas atitudes não estão te satisfazendo nem te gerando alegria, procure mudar e agir com mais maturidade e compreensão. Além disso, só o fato de, no sonho, você estar em uma escola pode indicar um potencial para uma fase social mais ativa.

 4 exercicios para mudar pensamentos e comportamentos repetitivos

Caso esteja em uma escola na qual nunca esteve

Pode ser que novos testes e desafios, até então nunca experimentados por você, surjam ou já estejam sendo vividos por você. Procure aprender o que precisa para sair-se bem destas provas existenciais.

+ Prática de tapas treina sua mente para enfrentar desafios

Se na escola você está disperso e desmotivado

Pode ser que esteja assim também diante dos desafios e aprendizados desta fase da sua vida. No entanto, caso, no sonho, você esteja disposto a estudar, fazer as provas e aprender, o mesmo poderá ser notado no seu dia a dia.

Que tal redescobrir sua motivação profissional?

 

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.