O que significa sonhar com escada?

Descubra significado de pular degraus, cair da escada e mais | Glossário Personare

Sonhar com escada pode representar simbolicamente a nossa escalada evolutiva. Ter a experiência de descer ou subir uma escada durante o sono faz referência ao processo de autoconhecimento do ser humano. Cada degrau corresponde a uma etapa de nossa ascensão.

Confira a seguir mais detalhes para ajudar a entender melhor o que sonhou.

REFLITA SOBRE O CONTEXTO DE SONHAR COM ESCADA

  • Você está subindo, descendo ou parado em um degrau da escada?
  • A escada é em espiral ou reta?
  • Falta algum degrau na escada?
  • Você está caindo? Ou dando saltos para cima?
  • Alguém te empurra? Consegue identificar quem é?
  • Está cansado ao subir? Há algum suporte ou corrimão?
  • Há outra pessoa com você?

REFLITA SOBRE O QUE O INCONSCIENTE PODE ESTAR SINALIZANDO AO SONHAR COM ESCADA

  • Você está se esforçando para sair de uma fase e entrar numa nova etapa de sua vida?
  • Está paralisado, sentindo-se empacado numa situação? Está com medo de tomar uma decisão e isso te leva à estagnação, com a sensação de não avançar nem progredir?
  • Percebe que está repetindo uma experiência, só que com um novo olhar ou com uma disposição um pouco diferente das outras vezes? Como pode colocar essas novas perspectivas e atitudes para resolver mais sabiamente essa circunstância que já vivenciou anteriormente?
  • Está prestes a agir impulsivamente e acabar regredindo, não mudando um hábito e nem vencendo um desafio? Corre o risco de cair, de não superar uma limitação?
  • Encontra-se com muita vontade de chegar até determinado objetivo ou fase, desrespeitando o processo gradual de dar um passo de cada vez? A ansiedade de logo alcançar uma determinada meta está acelerando os seus passos? Cuidado para não sabotar a sua escalada ao querer ir mais rápido do que a vida está pedindo de você e acabar desanimando, parando ou mesmo regredindo.
  • Considera necessário refletir sobre determinados medos ou eventos do passado, a fim de aprender com esse mergulho em seu íntimo e poder, assim, subir a um nível de consciência e de maturidade que lhe permitirá alcançar seus objetivos?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com escada:

SONHAR QUE ESTÁ SUBINDO A ESCADA

A forma como você está se comportando na escada pode retratar bem como vem agindo nesta etapa de sua vida. Se está subindo degrau por degrau, pode ser que esteja com o foco em avançar, ser uma pessoa melhor ou simplesmente seguir dando um passo de cada vez no rumo da meta almejada.

SONHAR QUE ESTÁ DESCENDO A ESCADA

Caso esteja descendo, pode ser que precise retomar uma etapa, avaliar algo do passado e um comportamento habitual, a fim de retomar o avanço assim que fizer essa reflexão. Às vezes precisamos dar dois passos para trás e um para frente para atingirmos nossos objetivos.

SONHAR QUE ALGUÉM ESTÁ TE EMPURRANDO

Se nesse processo de descida, com queda ou não, há alguém que de alguma forma é responsável por esse seu movimento, tal como te empurrando, valerá a pena você observar dois detalhes. O primeiro é o de refletir sobre como está seu relacionamento com essa pessoa no dia-a-dia. O que precisa ser mudado, de modo que não deixe uma relação insatisfatória te impedir de seguir sua trajetória? O segundo é o de ver até que ponto você está agindo de forma parecida com essa pessoa, adotando características, forma de pensar e comportamentos semelhantes aos dela – e isso está repercutindo contra você, contra seu progresso.

SONHAR QUE NÃO CONSEGUE SAIR DE UM DEGRAU

Num sonho em que se vê sem condições de sair de um degrau, procure observar se não está apegado a uma fase em sua vida e tem medo de fazer uma transição. Por exemplo, há quem tem esse tipo de cena no sonho e tem medo de sair da casa dos pais, tem receio de tomar uma decisão que poderá mudar o futuro de sua carreira, evita assumir um compromisso por fugir de certas responsabilidades. Se não quer ficar preso e parado nesse “degrau”, é necessário fazer uma escolha e entrar numa nova etapa existencial.

SONHAR QUE FALTA ALGUM DEGRAU NA ESCADA

Se falta algum degrau na escada, pode ser que você ainda não tenha clareza sobre quais os próximos passos a percorrer para alcançar determinado objetivo. Espere e procure analisar melhor quais as melhores saídas para sair da paralisação. Provavelmente um novo sonho, com os degraus bem visíveis, pode surgir revelando que agora você já enxerga o que fazer para vencer determinado desafio ou solucionar um problema.

SONHAR QUE ESTÁ PULANDO DEGRAUS

Cuidado se está dando saltos mágicos em uma escada e, com isso, não seguindo degrau por degrau. Pode revelar que você não está lidando com praticidade com as experiências desta fase de sua vida. Ou seja, está faltando “pés no chão” para encarar a realidade dos fatos e o quanto a vida não dá saltos quânticos milagrosos de evolução. É tudo um processo gradual e com naturais altos e baixos.

SONHAR QUE TEM SUPORTE OU PESSOAS NA ESCADA

Se há suporte ou outras pessoas contigo na escada, pode estar simbolizando que você terá amparo para seguir com segurança essa trajetória de avançar e continuar crescendo, amadurecendo, evoluindo.

CAMINHADA PARA NOVAS FASES DA VIDA

Uma iniciação é uma fase desafiante da vida em que entramos em um novo estágio. Por exemplo, quando deixamos de ser crianças e nos tornamos adolescentes e depois ao passarmos para a fase adulta. São muitos os ritos de passagem, tais como formaturas, casamentos e morte, ao encararmos uma perda. São etapas (degraus) desafiantes e transformadoras em nossas vidas.

Cada fase dessa escalada tem seus desafios, suas oportunidades e seus aprendizados. E não é algo fácil de se fazer, pois demanda esforço próprio. Muitas vezes é cansativo. E para não cansar mais do que o necessário e acabar perdendo o fôlego, é fundamental dar um passo de cada vez, sem pular degraus.

IMPORTÂNCIA DE CADA ETAPA

Precisamos ficar atentos em sonhos que tenham ênfase em algum degrau. Essa cena poderá estar nos alertando que o ponto em que nos encontramos está demandando uma maior reflexão. Um exemplo disso seria quando um casal fica muitos anos namorando e demora a noivar ou passa muito tempo noivando sem marcar a data do casamento. A demora pode representar o medo de iniciar uma nova fase na vida, a qual seria representada pelo compromisso afetivo do matrimônio.

VIDA NÃO É UMA LINHA CONTÍNUA

É interessante notar também a escada em espiral. Há muitas crenças e filosofias que consideram a evolução como uma espiral e não como uma linha reta ascensional, porque a vida não apresenta um crescimento linear constante. Há altos e baixos. Muitas vezes, precisamos lidar com uma mesma situação por diversas vezes até que realmente assimilemos o aprendizado que ela quer nos ensinar. Uma pessoa que tem a tendência a ficar no máximo dois anos em uma empresa, por exemplo, pode ser demitida ou pedir demissão nesse período, ou conseguir outro local para trabalhar.

É preciso, muitas vezes, retomar um determinado ponto com novos detalhes para, desta forma,  atingir um nível de percepção e de preparo que nos permitirá subir, crescer, progredir. Eis a espiral em ação.  

O filósofo francês Bachelard traduziu bem esse processo representado pelo simbolismo da escada quando escreveu: “Quando se trata de valor, todo progresso é concebido como uma subida; toda elevação se descreve por uma curva que vai de baixo para cima.”

ALTOS E BAIXOS FAZEM PARTE DA CAMINHADA

E, como todo símbolo, há aspectos positivos e negativos. No caso da escadaria ou de um pequeno conjunto de degraus, é possível tanto se elevar quanto cair. Quando sonhamos com uma queda, ela tende a representar primordialmente um alerta. Talvez nossa atitude diante da vida (ou de determinada área da mesma) não está apropriada. E a consequência desse comportamento imaturo ou imprudente poderá ser uma queda. Ou seja, perdermos uma oportunidade.

Alguém que depois de ter resolvido a dívida com o cartão de crédito, entra no cheque especial ou toma uma decisão impulsiva que gera um rombo em sua vida financeira, acaba regredindo no passo que havia acabado de dar. O detalhe é que essa “queda” poderá ser uma experiência mais dramática, no sentido de ser mais difícil sair desse “buraco” financeiro.

A descida – caso não seja uma queda – pode ter uma conotação bem proveitosa. Como a de descer aos porões de nossa psique, a fim de nos conhecer melhor. Ir ao subterrâneo, ao inconsciente. Enfim, descermos e mergulharmos em nosso passado, em nossas memórias, em busca de maior autoconhecimento.

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.