O que significa sonhar com criança?

Espontaneidade ou imaturidade? Reflita sobre quais simbolismos fazem mais sentido em sua vida

Sonhar com alguma criança, seja conhecida ou não, representa a necessidade de refletir como vem cuidando si, como tem  se comportado e expressado seus talentos. Em termos simbólicos, a criança pode representar tanto o aspecto espontâneo e criativo da nossa natureza quanto um lado infantil e imaturo. O modo como essa criança se apresenta no sonho pode revelar bastante sobre como você vem vivenciando sua criança interior, se tem demonstrado ou reprimido sua autenticidade.

Confira mais detalhes para ajudar a entender melhor o que sonhou.

REFLITA SOBRE O CONTEXTO DE SONHAR COM CRIANÇA

  • Que aspecto essa criança do sonho possui? Ela está desnutrida, tem rosto de pessoa mais velha, encontra-se radiante, triste ou aprisionada?
  • Como você interage com essa criança? Você tem repulsa ou foge dela?
  • Ela é quem toma as decisões, tal como dirigir um carro em que você está? Ou é você quem conduz as ações e ela te segue?

REFLITA SOBRE O QUE O INCONSCIENTE PODE ESTAR SINALIZANDO AO SONHAR COM CRIANÇA

  • Você está iniciando um projeto ou encontra-se na fase de dedicar muita energia criativa e entusiasmada a algum projeto?
  • O que vem se expandindo em sua vida e o quanto pode contribuir para este crescimento ser relativamente rápido?
  • Encontra-se em uma época em que está tendo mais autoconfiança para se expressar? Tem desenvolvido a sua personalidade para edificar uma identidade renovada, mais autêntica com o que realmente sente e quer?
  • Está se sentindo à vontade e emitindo opiniões com natural espontaneidade?
  • Você vem evitando tomar certas decisões por meio das quais assumiria maiores responsabilidades ou lhe propiciariam mais independência?
  • Sente-se ainda bastante dependente dos pais ou da pessoa parceira, recusando-se a arriscar, a crescer, amadurecer e contar mais com seus próprios recursos pessoais?
  • Até que ponto prefere não encarar certos fatos e enxergar a realidade, a fim de pôr os pés no chão e realizar gradualmente o que ambiciona?
  • Você opta pela fantasia, por ficar sonhando grandes feitos sem trabalhar pela concretização dos mesmos?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com criança:

SONHAR QUE A CRIANÇA TEM UM ROSTO MAIS VELHO

A maneira como a criança se encontra pode revelar bastante sobre como você vem vivenciando sua criança interior, isto é, a expressão de sua espontaneidade, criatividade e originalidade. Nesse caso, se no sonho ela está desnutrida ou tem uma face de idosa, pode ser que você não esteja alimentando sua criança interior ou se levando muito a sério – o que reprime a sua expressividade e naturalidade.

SONHAR QUE A CRIANÇA ESTÁ FELIZ

Se a criança encontra-se radiante, você pode estar numa fase em que se sente à vontade com o seu jeito único, especial e original de ser. Apenas atente-se para o contexto do sonho, de modo a observar se essa felicidade é forçada ou ilusória. Caso este seja o caso, retrataria uma atitude sua que privilegia a fantasia ao invés de se esforçar na prática para realizar algum sonho.

SONHAR QUE A CRIANÇA TOMA UMA DECISÃO

É importante notar como é a sua interação no sonho com essa criança. Porque o seu jeito de reagir e lidar com ela poderá retratar como você vem expressando no dia-a-dia alguns dos significados desse simbolismo.

Em outras palavras, se é a criança quem decide qual caminho seguir, isso pode sinalizar que seu lado infantil e imaturo se recusa a amadurecer, e é ele que está direcionando sua vida. É preciso ficar atento, principalmente se há muitos riscos e conflitos.

Caso esteja num contexto de condução positiva, com a criança te levando de forma relativamente harmoniosa, pode representar que você está sendo muito bem dirigido pela sua criança interior, isto é, por seu jeito criativo, espontâneo e natural de ser.

SONHAR QUE IMPEDE A CRIANÇA DE FAZER ALGO

Nos sonhos em que você toma a frente e de alguma forma impede a criança de fazer algum movimento ou tomar alguma decisão, vale a pena refletir se você não está travando o desenvolvimento de algum aspecto de sua personalidade, que lhe geraria mais autoconfiança, prazer e alegria.

Observe se seu comportamento é rígido, sério e repressor em relação a tal criança. Caso seja, é dessa forma que tem agido com sua criança interior, que almeja crescer e se expressar com mais naturalidade nas situações cotidianas que vive.

REPRESENTAÇÃO DA FASE INICIAL DE PROJETOS

A criança, em termos simbólicos, pode representar que estamos na fase inicial de algum projeto. É a etapa de crescimento de alguma empreitada sobre a qual estamos nos dedicando. Justamente porque uma criança enaltece esse ritmo de evolução crescente.

Muitas vezes, essa expansão de um projeto é interna. E diz respeito ao desenvolvimento de nossa identidade, tal como a criança está formando a sua personalidade. Desse modo, valerá a pena observar se está cuidando bem de si, no sentido de valorizar a expressão de certos talentos e comportamentos que definem a originalidade do seu jeito de ser.

AUTENTICIDADE MARCA SIGNIFICADO DO SONHO

Não por acaso a criança é alguém que é a pura manifestação da espontaneidade, da naturalidade, da simplicidade e da autenticidade.

Quantos pais se deparam com situações engraçadas e surpreendentes de “saia justa” quando veem seus filhos pequenos falarem um sonoro e redondo “não” de um jeito que “não é educado” ou expressarem sua opinião com sinceridade (tal como dizendo que alguém é feio) diante de uma pessoa que demandava uma resposta mais diplomática?

Claro que esse jeito espontâneo de ser da criança retrata uma ingenuidade a respeito das regras sociais de educação e convivência social sem conflitos e divergências. O que, simbolicamente falando, representa uma certa imaturidade em nossas relações e experiências.

IMATURIDADE E DEPENDÊNCIA DE OUTROS

Daí chegamos numa possibilidade interpretativa que não é admitida quando sonhamos com criança. É a expressão imatura e infantil de nossa personalidade diante das situações em que estamos envolvidos. Na psicologia junguiana, usamos o termos Puer Aeternus (Eterno Jovem) – para os homens que se recusam a amadurecer – e Puella – para as mulheres nesta mesma condição psicológica de imaturidade.

Em outras palavras, são homens que não se comprometem afetivamente, que não desejam ter filhos, que adiam sair da casa dos pais, enfim, que evitam o “aprisionamento” de certas obrigações e deveres que surgem a partir de determinadas responsabilidades. E são mulheres que continuam dependendo da mãe ou do marido, se recusam a trabalhar e buscarem a independência e uma maior autonomia.

Por isso é vital que sejamos bem lúcidos para enxergar em qual polaridade essa criança que surge em nossos sonhos está, essencialmente, representando: o aspecto pueril, infantil e imaturo? Ou o espontâneo, autêntico e criativo de nossa natureza?

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.