Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 3 min.03/11/2016 

O que é uma oposição?

Aspecto astrológico em que dois planetas ficam opostos no Mapa Astral sinaliza tensão. Saiba mais | Glossário Personare

Quando dividimos os 360 graus do Mapa Astral por 2, obtemos o número 180 – o valor do ângulo formado por dois planetas em direções opostas na mandala. Esse ângulo, em Astrologia, é chamado de oposição.

+ Para conferir uma amostra gratuita do seu Mapa Astral, clique aqui

O que a oposição significa?

Uma oposição entre dois planetas representa forças concorrentes, numa tensão que geralmente se traduz em conflitos com o ambiente.

Um aspecto não é todo o seu mapa

Por mais desafiador ou harmonioso que um aspecto seja, é importante evitar pautar-se apenas por ele ao interpretar um Mapa Astral. O mapa é um conjunto de aspectos e posicionamentos distintos, o que significa riqueza de conteúdo e, por consequência, a necessidade de um olhar amplo. Enquanto uma oposição pode sugerir dificuldades em determinado âmbito, um trígono no mesmo mapa pode equilibrar essa tendência negativa. Ponderação faz toda a diferença.

É um aspecto favorável ou desafiador?

Depende dos planetas envolvidos. Junto com a quadratura e conjunções entre determinados planetas, a oposição é um aspecto desafiador. No entanto, somente quando Mercúrio está envolvido, ela passa a ser neutra porque esse planeta costuma se harmonizar bem com os outros. Mercúrio (pensamento e comunicação; veja aqui um artigo sobre esse planeta) em oposição a Saturno (temores e responsabilidades; entenda, nesse artigo, o que Saturno simboliza), por exemplo, simboliza a mente de uma pessoa sendo tomada de súbito por pensamentos negativos ou alguém que constantemente se sente inadequado ao ambiente em que vive. Por outro lado, como Mercúrio está envolvido e neutraliza a oposição, pode indicar forte autodidatismo e independência na carreira, ao invés de afinidade com universos como o acadêmico ou o corporativo. É uma característica neutra que pode ser explorada positivamente.

Curiosidades

A oposição ainda existe caso os dois planetas aspectados estejam entre 170 e 190 graus de distância um do outro. Caso Sol e/ou Lua estejam envolvidos, essa margem muda para 168 a 192 graus.

Exemplos:

  1. Vênus a 20° de Câncer e Netuno a 18° de Capricórnio: a distância entre ambos é de 178°, portanto é oposição.
  2. Sol a 25° de Leão e Saturno a 14° de Aquário: ambos estão a 169° de distância. É oposição porque um dos envolvidos é o Sol.

Todos os aspectos astrológicos são altamente reforçados por posições especiais. A principal delas é quando os planetas estão em mútua recepção, ou seja, com regências trocadas. Um exemplo é o da Lua em Capricórnio oposta a Saturno em Câncer; além de Lua e Saturno estarem em oposição, a Lua está no signo de Saturno e Saturno está no signo da Lua.

Já uma característica que enfraquece uma oposição, por exemplo, é quando os signos em que estão os planetas opostos não são opostos. Exemplo: se o Sol está a 29 graus de Câncer e Saturno a 1 grau de Aquário, os planetas estão em oposição porque a distância entre eles é de 182 graus. Os signos envolvidos, contudo, não são opostos por natureza. É uma oposição fraca.

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.