Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 4 min.30/06/2017 Atualizado em 29/04/2020

O que é Tarot?

Entenda origem, como funciona e aplicações práticas | Glossário Personare

Tarot é um conjunto de 78 cartas chamadas comumente de arcanos (arcano = mistério, segredo), que estão divididas em dois grupos: os 22 Arcanos Maiores e os 56 Arcanos Menores.

Os Arcanos Maiores são 22 imagens arquetípicas da sociedade e do imaginário medieval como O Imperador, O Papa e A Roda da Fortuna, por exemplo, que exprimem ideias, forças e grandes possibilidades que a vida oferece.

Já os Arcanos Menores são as formas que complementam os Maiores, cujo número de 56 cartas se distribui em quatro naipes ou reinos bastante conhecidos: o de Ouros, o de Espadas, o de Copas e o de Paus.

Cada um dos quatro naipes possui dez arcanos numerados e quatro arcanos com figuras da corte medieval: Pajem (ou Princesa), Cavaleiro (ou Príncipe), Rainha e Rei. Um baralho de Tarot só é completo quando vendido e estudado em seu número total de cartas.

Origem do Tarot

Os estudos atuais evidenciam que os primeiros baralhos foram criados entre 1410 e 1430 no norte da Itália.

O Tarot, cuja estrutura é formada por setenta e oito cartas, é o resultado da adição de vinte e uma imagens numeradas, as chamadas de carte da trionfi (cartas de trunfos), que são os Arcanos Maiores, mais um sem número (O Louco) às cinquenta e seis cartas (quatorze de cada naipe), que são os Arcanos Menores.

Não existem documentos relevantes sobre a adivinhação antes do século XVIII, já que no início era um instrumento lúdico utilizado por nobres e senhores das tradicionais casas da Europa.

No decorrer do tempo, as cartas foram alvo das sociedades esotéricas, que difundiram gradativamente suas doutrinas a partir de variadas reinterpretações das imagens medievais. Assim, abriram caminho para os estudos de adivinhação e autoconhecimento que até hoje são desenvolvidos e aprimorados.

Como funciona o Tarot?

O Tarot, assim como outros oráculos conhecidos, funciona com base no princípio da aleatoriedade. Isto significa que as respostas são reveladas pela escolha de cartas aleatórias em um baralho.

Não importando se são cartas de papel ou virtuais, o sorteio funciona igualmente, servindo para acessar os significados do inconsciente.

Aplicação do Tarot

O Tarot, longe de resolver qualquer problema em um passe de mágica, como muitos imaginam, na verdade fornece estratégias para alcançar objetivos e fazer com que se reconheça erros em determinadas circunstâncias.

Uma leitura de Tarot oferece prognósticos de modo objetivo e faz do aconselhamento uma oportunidade de seguir o melhor caminho em cada questão levantada.

Existem inúmeros métodos de leitura, mas a função básica do oráculo é ajudar a elucidar o caminho, as escolhas e as atitudes de quem o procura.

 

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.