O poder do toque para aquecer a relação

Massagem a dois pode estreitar vínculos entre casal

O poder do toque para aquecer a relação

Como já dizia o artista Michelangelo Buonarroti, “o toque pode dar vida”. Este ato simples e tão natural contribui para nosso desenvolvimento emocional adequado, além de estreitar laços afetivos, fortalecer o sistema imunológico e exercer um forte poder calmante sobre o sistema nervoso.

Nos Estados Unidos, o Touch Research Institute (Instituto de Pesquisa do Tato) ligado à Universidade de Miami, dedica-se exclusivamente ao estudo dos efeitos do toque sobre o organismo. A pesquisadora e diretora do Instituto, Tiffany Field, e também autora do livro Touch (Ed. MIT Press), destaca que o toque melhora a atenção, alivia os sintomas depressivos, reduz a dor e os hormônios estressantes, além de melhorar a imunidade. Quando tocamos uma pessoa, seja por meio de um abraço ou carinho, nosso organismo desacelera, diminuindo a produção de cortisol e adrenalina – que são os hormônios do estresse e causam uma série de reações químicas e orgânicas que desestabilizam o corpo e desencadeiam efeitos colaterais indesejáveis.

Quando estamos em estado de alerta, tensão ou estresse e somos tocados por outra pessoa em um gesto de carinho, nosso corpo instintivamente se desarma e entende isso como um apoio: nosso cérebro processa a informação de que podemos relaxar, pois temos alguém ali para nos ajudar. Mas o poder do toque vai muito além do relaxamento. Quando bem empregado através das massagens terapêuticas, esse gesto pode desacelerar o estresse cardiovascular, ampliar as funções pulmonares, reduzir os níveis de açúcar no sangue, aumentar os níveis de linfócitos na corrente sanguínea, deixar a pessoa mais disposta e melhorar o desempenho em suas atividades. O toque tem efeitos terapêuticos maravilhosos, uma vez que modifica toda a fisiologia do corpo.

Através do toque, hormônios que causam bem-estar e prazer são produzidos – entre eles a oxitocina, o “hormônio do amor”, que reduz os níveis de cortisol, estimula a confiança, o estabelecimento e manutenção dos relacionamentos.

Carinho entre casal aumenta intimidade

A troca de carinhos entre um casal é fundamental para solidificar uma relação saudável. Porém, para tocar o outro é necessário que exista um mínimo de afinidade entre os envolvidos e, antes de tudo, permissão por parte de quem vai ser tocado. Depois que esta primeira etapa for resolvida, aí é só aproveitar.

Além de todos os benefícios já citados, a troca de toques entre o casal proporciona o conhecimento do corpo do outro, o que permite despertar sensações de prazer, aumentar a intimidade, o vínculo afetivo, a confiança e a cumplicidade. Um casal feliz é aquele que possui uma relação saudável. E através de massagens e carícias muito se pode conseguir neste sentido. Que tal aproveitar todos os benefícios do toque, oferecendo uma sessão de massagem para seu par?

Veja abaixo como se preparar para a massagem:

  • Escolha um local calmo e tranquilo, onde saiba que não serão importunados durante o tempo em que estiverem juntos.
  • Prepare este local colocando uma música envolvente, espalhe flores pelo ambiente, deixe a luz baixa e acenda velas aromatizadas.
  • Arrume-se e surpreenda seu par. Use um perfume afrodisíaco, que pode ser feito com óleo vegetal de semente de uva e 2 ou 3 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang e Neróli.
  • Para realizar a massagem, tenha em mãos um bom óleo de massagem – de preferência um óleo vegetal – ou uma vela especial para massagem (candle massage), cuja cera derretida, ao entrar em contato com a pele, vira um creme e não queima.
  • Em seguida, comece a realizar algumas manobras de massagem. Confira abaixo algumas dicas.

Passo a passo para massagear a pessoa parceira

  • Deite a pessoa parceira de bruços na cama, sente-se em cima dela, na altura dos glúteos, e espalhe um pouco de óleo em suas mãos. Comece massageando os ombros e as costas da pessoa, como se estivesse “amassando” esta parte do corpo, exercendo leve pressão;
  • Depois, vá descendo as mãos sobre o corpo de seu par e massageie os glúteos da pessoa e, em seguida, a parte atrás das coxas. Movimente suas mãos como se estivesse amassando uma massa de pão, por exemplo. Continue a massagem pela panturrilha e termine nos pés;
  • Vire a pessoa de frente para você e deixe-a deitada de costas na cama. Posicione-se entre as pernas do seu par, aplique mais um pouco de óleo nas mãos e comece massageando com movimentos de deslizamento (palma das mãos abertas sobre a pele, subindo e descendo) todo o tórax do outro, deslizando suas mãos até os braços da pessoa;
  • Desça as suas mãos e massageie com movimentos circulares o abdômen e escorregue-as suavemente pelas coxas;
  • Depois, você pode pedir que a pessoa faça os mesmos movimentos em você. Boa massagem e um bom relacionamento saudável.
Olá, essa matéria foi útil para você?
Tahiana Ferraço

Tahiana Ferraço

Aromaterapeuta Clínica. Realiza atendimentos voltados aos tratamentos corporais e emocionais através dos óleos essenciais puros, florais do sistema Saint Germain, massagens aromaterápicas, reflexologia e ervas medicinais. Saiba mais