Marcia Fervienza
Por Marcia FervienzaLeia em 2 min.16/01/2020 

Mercúrio em Aquário: tempo de mudar radicalmente

Planeta entra no signo em 16 de janeiro, às 15h31min e traz o lema: "cada um que cuide da própria vida"

Na quinta-feira, dia 16 de janeiro, às 15h31min, começa o período de Mercúrio em Aquário, signo mental e fixo, para uma estadia que durará até o dia 3 de fevereiro às 8h37min.

Este é um dos melhores signos para o planeta da informação e da comunicação se expressar. Ao atribuirmos as características tão aquarianas de desapego, singularidade e liberdade a Mercúrio, ficamos mais abertos a ideias claras, inovadoras e futuristas. Em Aquário, o lema é “cada um que cuide da própria vida”.

Esqueça o que foi um dia – este é o momento de experimentar novos conceitos ou ter aquela conversa na qual você precisa estar calma, centrada e alerta. Essa combinação de Mercúrio em Aquário não julga.

Portanto, vale a pena considerar quase tudo. Se você estiver perdido entre o que fazer e o que não fazer, esse trânsito certamente te dará uma direção – que não será se manter apegada ao passado.

Com Mercúrio em Aquário nossos pensamentos e palavras também se movem muito rapidamente. Aprendemos rápido, por flashes de insight, e não temos paciências para pessoas lentas ou de mente estreita. Apesar disso, ficamos mais teimosos: lembra que Aquário é um signo fixo?

Então, mudar de ideia agora é muito difícil. Tão difícil quanto renunciar aos próprios códigos de ética e valores. Mas estamos totalmente abertos a qualquer notícia ou informação que questione o tradicional.

Além disso, assim que entrar em Aquário, Mercúrio fará uma quadratura ao planeta que rege este signo, Urano, no dia 18 de janeiro. Aqui, precisaremos apertar os cintos e esperar pelo inesperado. O Sol também está prestes a entrar em Aquário, e também fará uma quadratura a Urano logo em seguida.

Ou seja, há uma confluência de fatores que fala de um momento de mudança radical de energia (da estabilidade capricorniana para a inovação aquariana). O mesmo, o velho e conhecido nos entedia e não nos interessa. Precisamos de desafios e de novos horizontes.

Para muitos, será tempo de mudar, radicalmente, sem pensar duas vezes, deixando o passado para trás. Estaremos mais erráticos e mais imprevisíveis. Seguiremos uma lógica muito própria, daqueles que escutam (e seguem) o som dos próprios tambores.

Mas aqui ainda estamos não estamos falando de um processo finalizado de mudança. Estamos falando de uma mudança, do início da finalização, de um aumento da vontade, desejo e necessidade. Como venho dizendo, as mudanças se consolidarão ao longo de todo o ano, de forma profunda e irreversível, com a presença de Saturno e Plutão em Capricórnio.

Mas a entrada de tantos planetas pessoais neste signo social (Aquário) implica sim que estamos vivendo uma mudança de direção, que será observada tanto em nossas vidas pessoais como no coletivo.

Marcia Fervienza

Marcia Fervienza

Astróloga há mais de 15 anos e psicóloga, atua como colaboradora em Astrologia para diversas revistas e possui trabalhos publicados em vários países. Oferece atendimentos astrológicos presenciais e virtuais.