Bruna Rafaele
Por Bruna RafaeleLeia em 2 min.15/06/2018 

Meditação e produtividade no trabalho

Técnica pode ajudar no principal desencadeador de estresse no Brasil: o trabalho

Dentre as tantas contradições vividas pelos brasileiros, o título de segundo país mais estressado do mundo chama a atenção – ainda mais porque costumamos dizer que a alegria é a nossa marca registrada. E o principal motivo para termos alcançado essa posição é o trabalho. Segundo Ana Maria Rossi, psicóloga da ISMA-BR (associação voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de estresse no mundo), em entrevista a um programa de televisão, o estresse profissional afeta 69% da população brasileira. “As pessoas estão cada vez mais desmotivadas e insatisfeitas”, afirma ela.  

Diante desse cenário e curiosa para saber por que muitos empreendedores têm buscado a meditação como uma ferramenta para superar esses desafios e alcançar a alta performance (aumento da produtividade), aproveitei a oportunidade que tive de estar com um especialista no assunto para perguntar.

Meditação relaxa e aumenta o foco

Instrutor sênior da organização internacional Arte de Viver, o indiano Akash Barwal viaja pelo mundo ensinando pessoas de diferentes culturas a lidar com a mente, as emoções e as turbulências do cotidiano. Apesar de cada local ter as suas singularidades e desafios a superar, aos seus olhos, um fator parece ser recorrente e desencadeador de todos os outros problemas: o estresse.

Bruna com Akash Barwal (Foto: acervo pessoal)

Segundo ele, “as pessoas não têm capacidade de lidar com o estresse”. Isto é, diante do excesso de demanda (interna e externa) que carregamos nas costas todos os dias e da falta de energia para dar conta dela, as pessoas não sabem o que fazer nem como reagir. Por isso é necessário que as pessoas aprendam a relaxar – efeito imediato da prática continuada de atividades como meditação e técnicas de respiração -, explica Akash.

“É como quando você dirige, e está chovendo muito. Se o limpador de para-brisa não funciona, você diz: eu não posso ver nada. No entanto, se um dia, por acaso, o limpador de para-brisa funciona, ele começa a limpar tudo, e você consegue enxergar à sua frente. Tudo parece mais claro. A meditação faz exatamente isso com você, ela limpa toda a sua mente. Então, você fica mais relaxado, fica mais inabalável, e tudo na sua vida se torna melhor.”

A prática de meditação é eficaz porque promove um nível de relaxamento mental tão intenso que traz clareza para aumentar a produtividade no trabalho.

Muito didático, Akash me explicou que a prática de meditação para auxiliar no aumento de produtividade no trabalho é eficaz porque promove um nível de relaxamento mental tão intenso que traz clareza e beleza para tudo na sua vida. “Sua relação com você mesmo(a), com suas crianças e com as pessoas ao seu redor se torna melhor. E se você está mais relaxado(a), você está mais feliz. Você se torna capaz de conectar tudo de uma maneira muito melhor. Este é o primeiro motivo porque melhora tudo”.  

O segundo motivo, segundo o instrutor, é porque quando se está mais relaxado, mais harmonizado com a vida, sem dúvida nenhuma, você vai render mais. “A maior parte da nossa energia vai embora porque pensamos muito. A pessoa que consegue relaxar a mente tem muito mais habilidade e energia para lidar com qualquer situação. Ela fica mais perspicaz. Tudo que ela faz fica mais profundo, ganha intensidade. Por conseguinte, ela vai ser mais produtiva”.

Bruna Rafaele

Bruna Rafaele

Psicanalista lacaniana, Mentora (FGV) e Mestre em Estudo da Linguagem (PUC-Rio). Atende pessoalmente e online.