Masaira Elizabetty Bauer

Maquiagem com glitter ecológico para o Carnaval

Veja um passo a passo para arrasar nas festas e cair na folia

Maquiagem com glitter ecológico para o Carnaval

Os dias de folia pedem brilho! Para arrasar no Carnaval, que tal usar maquiagem com glitter ecológico?

Alternativas sustentáveis começam a despontar no mercado. E para a sorte dos foliões, o glitter ecológico e tudo que brilha nos cosméticos já faz parte dessa lista.

O glitter, popularmente conhecido como “purpurina”, é mais um agravante da poluição por microplástico no mundo.

Com menos de cinco milímetros de diâmetro, não é possível reciclar o glitter. Ele demora cerca de 400 anos para se decompor e é um dos principais contaminantes das águas.

Um relatório publicado no site especializado em sustentabilidade, Orb Media, constatou que 83% das 159 amostras de água potável, dos cinco continentes, contém vestígios de plástico. E o glitter está entre eles, infelizmente intoxicando peixes e colocando em risco nossa saúde e prejudicando toda a vida marinha.

Frente a esse panorama, o uso do glitter foi proibido em cosméticos e produtos de higiene pessoal no Reino Unido, Canadá e Estados Unidos.

Maquiagem com glitter ecológico: onde comprar

Com todo esse impacto, cada vez mais as pessoas estão se sensibilizando com os danos causados à natureza. Para quem pensa em usar maquiagem com glitter ecológico neste Carnaval pode aproveitar que já é notório no Brasil o número de marcas de cosméticos que aliam a natureza à tecnologia, oferecendo opções de glitter ecológico e pigmentos brilhantes.

No meu trabalho como curadora no segmento de biocosméticos, conheci opções de glitter ecológico que têm como base substâncias naturais, a partir de algas, pó de pedras, celulose, corantes vegetais e minerais. Recomendo estas marcas:

Na pele, a maquiagem com glitter ecológico também acaba sendo menos agressiva, como explica Valéria Marcondes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD):

“O pigmento mineral vem de substâncias que são inofensivas à pele, como mica e algumas pedras com cor, e não tem química, sendo somente um pó”.

Já para as makes, o “pó de Mica” que é um mineral de aparência muito brilhante e natural é o escolhido na produção de sombras, blush, iluminadores e muito mais.

Opções biodegradáveis não nos faltam! Acredito que alinhar o estilo de vida ao respeito por toda natureza é fundamental para um mundo melhor.

Como fazer maquiagem com glitter ecológico para o Carnaval

Dicas da Pura Bioglitter:

  • Passe uma pasta ou algo para fixar o glitter ecológico, como manteiga de karité, lip balm, protetor labial, gel de cabelo, hidratante… até água ou suor grudam o glitter!
  • Com o dedo umedecido, aplique o glitter ecológico dando batidinhas no local.

    Aprenda a fazer maquiagem de carnaval com glitter ecológico
    Aprenda a fazer maquiagem com glitter ecológico / Foto: Debora Rocha/Pura Bioglitter
  • Misture as cores e faça degradês para a maquiagem ficar mais divertida.
  • Solte a criatividade! A maquiagem para carnaval é intuitiva.
Maquiagem de carnaval usando glitter ecológico
Maquiagem com glitter ecológico é intuitiva. Solte a imaginação neste Carnaval!! / Foto: Debora Rocha/Pura Bioglitter

Como tirar a maquiagem com glitter ecológico?

Para remover, basta lavar com água corrente e sabão.  O glitter vai dissolvendo e sai por completo.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Masaira Elizabetty Bauer

Masaira Elizabetty Bauer

Empresária, sócia-criadora da True Beauty Cosméticos, coach especializada em mulheres e beleza essencial. Apaixonada pela natureza e pela beleza orgânica. Conferencista e diretora da Escola Kai Woman Cóndor Blanco. Possui 13 anos de experiência dedicados ao trabalho de desenvolvimento humano focado na integralidade. Saiba mais