Prem Suryani (Gabriela Alves)
Por Prem Suryani (Gabriela Alves)Leia em 4 min.17/08/2018 

Mantra, a música do coração

Sons que harmonizam as ondas cerebrais e proporcionam uma experiência espiritual

Os mantras são compostos por sílabas ou versos entoados ou cantados repetidamente, mais comumente em sânscrito, a língua antiga da Índia. A tecnologia do mantra é capaz de harmonizar as ondas cerebrais, criando um campo meditativo e proporcionando uma experiência espiritual.

Repetindo o mantra, começamos a silenciar a mente e a entrar em um estado de equanimidade mental, equilibrando os hemisférios cerebrais. Reduzimos, assim, quadros de desordem psicológica, como estresse, depressão, ansiedade e insônia.

Mantras e bem-estar

O legado dos mantras vem de uma sabedoria milenar herdada dos rishis (santos e sábios yogues). A prática de entoação ou canto dos mantras atuam em nossos corpos físico e emocional, liberando endorfinas, o que traz sensação de bem-estar e fortalece o sistema imunológico, regulando a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Os versos que compõem os mantras geralmente se referem a alguma deidade hinduísta, uma frequência energética que podemos chamar de “manifestação da divindade”. Independente de você crer nestas divindades, ou compreender o significado das palavras em sânscrito, os mantras possuem uma tecnologia tão poderosa que sua fonética atua diretamente no cérebro, por meio da frequência sonora que emitem.

O mantra (Man = mente + tra = controle) é assim uma tecnologia da mente, considerado um “órgão vital no corpo da Ciência do Yoga” – que em seu sentido mais profundo significa unidade.

Tipos de mantras

Há vários tipos de mantra com diferentes funções. Mantras mais meditativos que ajudam a desenvolver maior concentração; mantras que ativam nossos chakras; que elevam nossa energia vital; que relaxam a mente; que purificam nossa energia; que trazem a energia da prosperidade e da cura; e que nos permitem experienciar o divino em nós.

O mantra OM, um dos mais conhecidos, é considerado o som primordial do universo. É muito usado para iniciar ou fechar cerimônias védicas e de diferentes tradições, bem como em práticas de yoga e meditação. O Om é a semente do universo de onde se originam todos os outros sons, e representa a união de Shiva e Shakti.

Mantras para nos conectarmos com a Sabedoria Divina

GAYATRI MANTRA (Oração Universal)

O Gayatri Mantra é considerado a Oração Universal, sendo o mais importante dos Vedas – escrituras sagradas da Índia. Gayatri é uma manifestação feminina do Deus Sol Gayatra, também conhecido como Surya – luz maior, que simboliza a luz da consciência. Quando cantamos ou entoamos este mantra, estamos evocando à Inteligência Suprema que se manifesta em nossas vidas, dissipando a ignorância e despertando nossa natureza divina.

Benefícios: traz expansão da consciência, conexão espiritual, sabedoria e equilíbrio.

“OM BHUR BHUVA SVAR
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YO NAH PRACHODAYAT”

“Em todos os três mundos, terrestre, astral e celestial, que possamos meditar sobre o esplendor daquele Sol divino que nos ilumina. Que toda a luz dourada acalente nosso entendimento e nos guie na jornada para a morada sagrada.” (Tradução de Sri Prem Baba)

OM NAMAH SHIVAYA (O mantra da salvação)

Om namah Shivaya é um dos mais poderosos mantras da cultura védica, sendo considerado o “corpo de Nataraja”, o Dançarino Cósmico, que é uma das manifestações do Senhor Shiva.  Aqui acrescentei também um outro verso (Shiva Shankara Om), visando evocar a energia da bem-aventurança.

Shiva é o Deus Supremo. Criador do Yoga, Shiva é também o senhor da transformação que  destrói tudo o que é falso e obsoleto em nossas vidas para dar lugar à verdade do coração, nos conduzindo ao estado de unidade. Este é um mantra que visa transformação no qual reverenciamos o divino em nós.

Benefícios: proteção espiritual, limpeza energética, equanimidade mental, iluminação, bem-aventurança.

“OM NAMAH SHIVAYA
SHIVA SHANKARA OM”

“Inclino-me perante o Senhor Shiva, a divindade que habita em mim
Shiva, aquele que traz o bem-estar e felicidade”

OM NAMO BHAGAVATE VASUDEVAYA (O mantra da libertação)

Om Namo Bhagavate Vasudevaya é um mantra de evocação do Senhor Krishna, uma das manifestações do divino. Conhecido como Mukti, o “mantra da libertação”, ele representa a entrega do ego ao divino na forma de Krishna, que misericordiosamente, recolhe nossos karmas trazendo bem-estar e auto-realização.

Benefícios: equilíbrio entre os hemisférios do cérebro, conexão espiritual, sensação de liberdade e leveza, transcendência.   

“OM NAMO BHAGAVATE VASUDEVAYA”

“Minhas reverências ao Senhor Vasudeva, o Deus supremo.”

Minha vivência com os mantras

Há algum tempo venho me dedicando à arte da cura. Após uma longa caminhada atuando nas artes cênicas, senti uma necessidade de contribuir mais com minha arte. Queria dar sentido àquilo que por tanto me dedicava. Sabia que as artes tinham um poder enorme de tocar as pessoas. Bem como de ampliar suas consciências. O que foi despertando em mim um desejo cada vez maior de me expressar com este propósito.

Sentia que poderia de alguma forma criar uma ponte entre o indivíduo e o Eu Maior que o habita. Que as artes poderiam estar à serviço de uma conexão mais profunda consigo mesmo e com a criação.

Cantar mantras para mim é muito mais do que expressar nossos dons artísticos. Mas um ato de entrega, de amor. Os mantras são músicas que nos permitem não apenas expandir a consciência, mas abrir o coração. Pois nos reconectam com a alma, com o sutil, com o essencial, despertando em nós um sentimento de amor, compaixão e gratidão. Um sentimento de unidade.

Prem Suryani (Gabriela Alves)

Prem Suryani (Gabriela Alves)

Terapeuta holística, desenvolve um trabalho de autoconhecimento e expansão da consciência. Já reuniu centenas de mulheres no Círculo de Mulheres Sagrado Feminino Una, do qual é guardiã e com o qual tem viajado por todo o país.