Vanessa Tuleski
Por Vanessa TuleskiLeia em 4 min.10/09/2018 

Lua Nova em Virgem: desejo de colocar vida e trabalho em ordem

Lunação de 09/09 a 09/10 de 2018 sugere tensão nos relacionamentos e inteligência para lidar com crises

O dia 09 de setembro de 2018, às 15h01 do horário do Brasil, é o  início da Lua Nova em Virgem. Essa lunação que vai atuar até 09/10, o primeiro turno das eleições brasileiras.

A Lua Nova gera um Mapa Astral com inclinações gerais que duram cerca de 30 dias, período denominado de lunação. Conhecê-las ajuda a compreender as temáticas que irão predominar durante o espaço de um mês, para si mesmo e para pessoas próximas, levando a aproveitar melhor este período. Essas são tendências coletivas, que podem ser sentidas tanto por você como por pessoas próximas. Para entender também as suas tendências particulares, após a leitura consulte seus trânsitos lunares personalizados, no Horóscopo Personare.

Lua Nova em Virgem: organização da rotina e dedicação ao trabalho

Virgem, signo em que ocorre a Lua nova, é motivado por colocar a vida em ordem. É preocupado com detalhes, voltado para a saúde, o corpo, a alimentação, mas também para assuntos práticos, como trabalho. O lema é colocar a mão na massa e também melhorar e aprimorar o que for possível. Tende a favorecer, assim, que se volte mais para organizar a rotina, cuidar do corpo e se lançar no trabalho.

O Sol e a Lua ocupam a Casa 8, da profundidade, pesquisas, relacionamentos íntimos, sexualidade, morte, poder, heranças, impostos, finanças, sexualidade, transformação. Alguns destes assuntos vão aparecer neste mês e de cara podemos dizer que há uma inclinação para o envolvimento profundo (Casa 8) com as tarefas (Virgem), ao estilo “mergulhar de cabeça” no que quer que tenha que ser feito, com limpezas e transformações incluindo.

Mas é preciso levar em conta que esta prática energia de um signo do elemento Terra, como Virgem, não vai ter somente esta faceta, já que Sol e Lua se opõem ao sensível Netuno. Isto pode indicar alguns momentos de baixa vitalidade ao longo do mês, eventual desânimo, oscilação, sensibilidade ou fragilidade.

A Casa 8 também pode engendrar crises e chance de falecimento de parentes e/ou animais de estimação que já estejam em condição frágil. Mas Netuno também pode ser vivido como a necessidade de ter fé e acreditar. Para quem cultiva uma espiritualidade, é tempo de fortalecer a conexão.

Além disso, a combinação Virgem/Peixes no mapa de lunação também pede que, mesmo com a energia focada em trabalho e coisas práticas, saibamos abstrair e relaxar. Do contrário Netuno pode forçar isto trazendo viroses e outros sintomas. Um outro ponto é que uma Casa 8 destacada pede para encarar problemas, então podem surgir crises e situações que precisam ser gerenciadas.

Além disso, a oposição cai em um eixo financeiro, podendo indicar uma gestão que penda para a economia e o critério com despesas, bem virginiana, mas, ainda assim, em alguns casos, pode haver furos, despesas que fogem ao controle ou gastos sem pensar (Netuno na Casa 2). Quem não estiver bem nas finanças, vai conseguir se virar neste mês, mas terá que tomar cuidado, e quem não tem problemas financeiros terá que observar chance de gastos equivocados.

Revoluções em casa durante a Lua Nova em Virgem

O inquieto Urano ocupa a Casa 4, da família, casa e vida particular. De um lado, traz necessidade de estímulo, variar a rotina e renovar a casa. Eventualmente, pode indicar que o convívio com a família pode ter intervalos ou espaços, como, por exemplo, quando um dos membros viaja ou sai mais de casa por qualquer motivo.

Mas Urano também pode ensejar mudanças repentinas no lar, como rupturas, acontecimentos inesperados ou acidentes. Ou, ainda, comportamentos radicais e intolerantes, especialmente por se opor a Vênus, o planeta das relações, e quadrar Marte. Preste a atenção, assim, para não recair em comportamentos radicais ou muito impacientes. Se houver um membro da família atuando desta forma tente primeiro a via do diálogo. A configuração Vênus/Marte/Urano, quando não é bem usada, leva a comportamentos individualistas, intolerantes, inflamados e imaturos.

Mas para quem já estiver sendo excessivamente paciente e tolerante por um longo tempo, a combinação ajuda a tomar atitudes, em especial porque Urano é o regente do Ascendente em Aquário.

Vamos estar com forte motivação por mudanças e avanços neste mês (Ascendente em Aquário), mas possivelmente isto vai exigir trabalho (Virgem) ou lidar com perdas (Casa 8) para ter ganhos, como por exemplo, alguém que abre mão da segurança financeira para se livrar de uma situação aflitiva em um relacionamento ou no trabalho.

A combinação também pode sugerir que o povo, regido pela Casa 4, tende a estar mais inquieto e imprevisível. Urano aciona muito a rebeldia, com potencial para eventos agitados.

Visibilidade e conquistas de alguns objetivos até 09/10

Na casa da carreira, dois planetas benéficos, Vênus e Júpiter, podendo indicar potencial de realizações e de se ter visibilidade para eventos, entrevistas, lançamentos, etc.. Pode ser que muitas pessoas tenham boas notícias neste mês referente objetivos pleiteados, como um financiamento imobiliário ou uma vaga de emprego. Contudo, em razão da oposição de Vênus com Urano, pode haver um fator de imprevisibilidade, como um menor valor do que o esperado sendo liberado no financiamento ou um emprego que, ao invés da estabilidade da carteira assinada, tenha uma proposta de parte dos rendimentos com comissionamento. De toda forma, o mês promete visibilidade e destaque para a carreira e a imagem, embora a popularidade, em alguns casos, possa vir acompanhada também de opiniões contrárias, trazidas pela oposição de Vênus com Urano.

Estratégia é a melhor saída durante a lunação

Saturno, Plutão e Marte na Casa 12 simbolizam um mês em que pode ser importante agir nos bastidores e atuar com cautela. Todavia, como já foi visto, há um alto fator de impulsividade guiando as ações, nem sempre deixando ver a melhor saída, e, com isto, utilizar bem o poder e inteligência de um Sol de Casa 8 em trígono exato com Plutão.  

Além disso, a presença de Marte neste setor, tensionado por Urano, pode indicar a possibilidade de imprevistos envolvendo hospitalizações ou a necessidade de sair de cena, ou, ainda, ações de bastidores que resultam em eventos inesperados, como foi o esfaqueamento do candidato à Presidência, Jair Bolsonaro, há poucos dias do início da lunação e, por isto, já ligado a ela.

Três planetas “fortes” na Casa 12 também podem sugerir ter de apoiar pessoas em situação de fragilidade, seja emocional e/ou física.  

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski mora no RJ e dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente ou à distância, focando no que o céu tem a dizer, mas também no que o livre arbítrio pode fazer.