Rommani Souza
  • Por Rommani Souza
  • Leia em 3.
  • 10/03/2020
  • Atualizado em 03/03/2020 às 13:23

Livre-se das crenças limitantes

Dicas ajudam a encerrar padrões que impedem suas realizações

Livre-se das crenças limitantes

Você tem sonhos para esse ano? Já colocou no papel o que deseja realizar? As crenças limitantes estão relacionadas a um tipo de percepção da realidade que temos, mas que nos atrapalha a desenvolvermos o nosso próprio potencial.

Estatísticas mostram que 3% das pessoas concretizam de forma clara o que se propuseram para o ano novo, e a palavra “clara” entra aí pois a maior parte não chega a listar as metas, ou seja, não sabem quais são seus próprios sonhos.

É essencial ajustarmos nossas crenças limitantes, ou seja, o que acreditamos, com o que desejamos. Uma pessoa, por exemplo, pode desejar prosperidade financeira, mas ao mesmo tempo tem uma crença limitante sobre dinheiro que a faz acreditar que pessoas ricas são egoístas.

Como ela não quer ser egoísta, sem perceber, sabota a si mesmo quando surge uma oportunidade de ter mais dinheiro. O mesmo mecanismo acontece em diferentes áreas da vida, como relacionamentos, saúde e profissional.

Crenças enfraquecedoras x crenças fortalecedoras

Pense na resposta das seguintes perguntas para identificar algumas crenças e convicções: o que você acredita sobre si mesmo? O que acredita sobre as pessoas? O que acredita sobre suas habilidades e capacidades?

Identificar nossas convicções é o primeiro passo para podermos questioná-las e ressignificá-las com o que desejamos para nosso ano novo.

  • Liste de 6 a 10 convicções enfraquecedoras
  • Liste de 6 a 10 convicções fortalecedoras

Se deseja eliminar as crenças limitantes, convido você a responder as perguntas a seguir relacionado estas as crenças que deseja reajustar:

  1. Esta convicção é uma verdade absoluta para todas as pessoas?
  2. Quanto vai me custar em termos emocionais se eu não me livrar desta convicção?
  3. Quanto vai me custar em termos físicos se eu não me livrar desta convicção?

Após responder essas perguntas para cada uma de suas crenças, escreva também a antítese da frase de limitação de forma a substituí-la por uma crença mais fortalecedora, por exemplo:

“Não consigo ter sucesso porque sou mulher” por “Porque sou mulher, disponho de recursos que nenhum homem jamais poderá contar.”

“É impossível ser rico e honesto” por “Ser honesto me abre portas maravilhosas de oportunidades para enriquecer”.

Assim por diante, fortalecendo as novas convicções, pensando sobre modelos a seguir e referências em relação a estas crenças, seja buscando referências em sua própria história ou exemplos de terceiros que conseguiram bons resultados com uma crença relacionada a antítese que você escreveu de sua antiga limitação.

Para garantir ainda mais que esse ano você fará parte dos 3% que vão transformar sonhos de ano novo em realidade de forma clara, lembre-se de colocar estes sonhos no papel em forma de objetivo, e a sugestão aqui é:

  1. Faça uma lista com os objetivos que deseja alcançar.
  2. Transforme sonhos subjetivos em metas objetivas. Faça com que os objetivos sejam específicos e tangíveis, transformando objetivos como “vou ser feliz” ou “vou ter sucesso” no que isso significa para você, como por exemplo, “vou comprar minha casa própria”. Você deve descrever o que tem que acontecer para que seja possível tangibilizar se o objetivo foi alcançado ou não.
  3. Crie formas de medir o progresso de forma mensurável, por exemplo, se você tem uma crença como “eu tenho dificuldade de aprender inglês” mas possui uma crença fortalecedora “eu sou determinado”, você pode usar da sua crença fortalecedora aqui ao focar no processo, se comprometendo, por exemplo, a fazer duas aulas de inglês por semana, ao invés de se comprometer simplesmente a aprender a falar inglês fluente.
    Ter formas de medir o progresso em formas de processos é incrivelmente poderoso, porque no geral, as pessoas tendem a superestimar o curto prazo e subestimar o longo prazo.
  4. Por último divida o ano em 4 trimestres, dividindo seus objetivos entre estes.

Nós trabalhamos duas das principais formas de transformar crenças limitantes em crenças fortalecedoras, tanto por meio da ressignificação no primeiro exercício, quanto por meio da clareza no segundo exercício. Se quiser saber mais sobre ressignificação de crenças limitantes e transformação pode acessar também www.romanni.com.br ou me seguir no Instagram @romannisouza.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Rommani Souza

Rommani Souza

Romanni é psicólogo, Treinador em Hipnose Transformacional e Coach. Ele é criador da Hipnose Transformacional, graduado em Psicologia pelo Unipam, Treinador nas Formações de Hipnose Transformacional pelo Instituto Romanni, Formador de Coaches pelo Instituto Romanni e Abracoaching, milhares de atendimentos realizados entre treinamentos e atendimentos individuais, ministrando formações de Hipnose Transformacional todos os meses do ano em cidades diferentes por todo o Brasil. Saiba mais